Juventude e Educação Não-Formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Celio José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9087
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar as práticas educativas na cultura hip-hop, ou seja, entender como o hip-hop possibilita a conscientização da identidade e a tomada de decisão individual e coletiva entre jovens que fazem parte do movimento hip-hop da cidade de Salvador, Brasil, bem como identificar as metodologias adotadas no processo de ensino e aprendizagem, e analisar os objetivos da educação não formal praticada por esse grupo. Utilizou-se um método qualitativo de pesquisa etnográfica do tipo proposto por André (2002), caracterizado pelo uso de técnicas comumente associadas à etnografia, como observação participante, entrevistas intensivas e análise documental, permitindo que a pesquisa etnográfica do autor difira de etnografia, na medida em que alguns requisitos metodológicos tecnológicos não são seguidos à risca. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas a jovens que fazem parte do movimento hip hop de Salvador. A partir deste trabalho, acreditamos que pode-se concluir que a natureza do movimento hip-hop em Salvador, seja por meio de concertos, reuniões de grupo, oficinas ou palestras, seja através de outras atividades apoiadas por esse movimento, baseia-se em práticas não-formais. educação, já que o hip-hop é um fator importante na transformação da realidade de indivíduos pobres, jovens, negros e marginalizados, cuja possibilidade de ativismo social, político e cultural reside nessa reunião de lazer e política.
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Utilizou-se um método qualitativo de pesquisa etnográfica do tipo proposto por André (2002), caracterizado pelo uso de técnicas comumente associadas à etnografia, como observação participante, entrevistas intensivas e análise documental, permitindo que a pesquisa etnográfica do autor difira de etnografia, na medida em que alguns requisitos metodológicos tecnológicos não são seguidos à risca. Os dados foram coletados por meio de observação e entrevistas a jovens que fazem parte do movimento hip hop de Salvador. A partir deste trabalho, acreditamos que pode-se concluir que a natureza do movimento hip-hop em Salvador, seja por meio de concertos, reuniões de grupo, oficinas ou palestras, seja através de outras atividades apoiadas por esse movimento, baseia-se em práticas não-formais. educação, já que o hip-hop é um fator importante na transformação da realidade de indivíduos pobres, jovens, negros e marginalizados, cuja possibilidade de ativismo social, político e cultural reside nessa reunião de lazer e política.The objective of the present study is to analyze educational practices in hip-hop culture or, in other words, to understand how hip-hop enables awareness of identity and individual and collective decision making among young people who are part of the hip-hop movement of the city of Salvador, Brazil, as well as to identify the methodologies adopted in the teaching and learning process, and to analyze the goals of the non-formal education practiced by this group. A qualitative ethnographic research method of the type proposed by André (2002) was used, characterized by the use of techniques commonly associated with ethnography, such as participant observation, intensive interviews and document analysis, while allowing the ethnographic research of the author to differ from ethnography, in that some technological methodological requirements are not followed to the letter. Data was gathered through observation and interviews to young people who form part of the Salvador hip-hop movement. From this work we believe it may be concluded that the nature of the hip-hop movement in Salvador, whether through concerts, group meetings, workshops or lectures, or through any other activities supported by this movement, is based on practices of non-formal education, as hip-hop is a major factor in transforming the reality of poor, young, black, marginalized individuals, whose possibility of social, political and cultural activism lies in this reunion of leisure and politics.O artigo que se segue tem como objetivo estudar as práticas educativas dentro da cultura hip-hop, ou seja, compreender como o hip-hop tem possibilitado a conscientização identitária e a tomada de decisões individuais e coletivas dos jovens que fazem parte do movimento hip-hop na cidade de Salvador, além de identificar as metodologias adotadas para o processo de ensino aprendizagem e analisar quais são os objetivos da educação não-formal praticada pelo grupo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método a pesquisa do tipo etnográfico como propõe André (2002), a qual é caracterizada pelo uso das técnicas que comumente são associadas à etnografia, como a observação participante, a entrevista intensiva e a análise de documentos. Para o autor, a pesquisa do tipo etnográfico se diferencia da etnográfica, pelo fato de alguns requisitos técnicos metodológicos não serem seguidos ao pé da letra. A coleta de dados foi feita através observação e de entrevistas realizadas com os jovens que fazem parte do movimento hip-hop soteropolitano. A parti daí podemos afirmar que todo o processo de constituição do hip-hop soteropolitano, seja nos shows musicais, nas reuniões dos grupos, nas oficinas ou palestras, ou em qualquer atividade política do movimento, está alicerçado a partir das práticas da educação não-formal, uma vez que o hip-hop se mostra como um grande elemento transformador de uma juventude negra, pobre e periférica que tem nessa possibilidade de ativismo sócio-político e cultural o lazer e a política reunidos.DINÂMIA'CET-Iscte2012-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/9087por2182-3030dos Santos, Celio Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-23T16:02:37Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:45.128138Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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