Modelos de estádios de crescimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/5570 |
Resumo: | A adopção e utilização de TI/SI (Tecnologias de Informação/Sistemas de Informação) pelas organizações é um processo evolucionário porque envolve aprendizagem organizacional, devendo por isso seguir um padrão ou conjunto de estádios bem determinados. Esse conjunto de estádios e as características a ele associadas, devem ser utilizadas como modelo para orientar a organização numa correcta utilização das TI/SI e para a orientar na correcta progressão através dos diversos estádios [Amaral 1994]. Os modelos de estádios de crescimento constituem técnicas de diagnóstico utilizadas na determinação da situação das TI/SI de uma organização, representando referenciais valiosos no estabelecimento de recomendações sobre a evolução da sua adopção e utilização. Este artigo descreve modelos de estádios de crescimento que se consideram de particular importância no diagnóstico da situação das TI/SI nas organizações. A estrutura do artigo espelha o caracter descritivo adoptado na sistematização dos conceitos associados a cada um dos modelos. O artigo culmina com uma síntese que enquadra a aplicabilidade e semelhanças existentes entre os modelos apresentados. |
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Modelos de estádios de crescimentoA adopção e utilização de TI/SI (Tecnologias de Informação/Sistemas de Informação) pelas organizações é um processo evolucionário porque envolve aprendizagem organizacional, devendo por isso seguir um padrão ou conjunto de estádios bem determinados. Esse conjunto de estádios e as características a ele associadas, devem ser utilizadas como modelo para orientar a organização numa correcta utilização das TI/SI e para a orientar na correcta progressão através dos diversos estádios [Amaral 1994]. Os modelos de estádios de crescimento constituem técnicas de diagnóstico utilizadas na determinação da situação das TI/SI de uma organização, representando referenciais valiosos no estabelecimento de recomendações sobre a evolução da sua adopção e utilização. Este artigo descreve modelos de estádios de crescimento que se consideram de particular importância no diagnóstico da situação das TI/SI nas organizações. A estrutura do artigo espelha o caracter descritivo adoptado na sistematização dos conceitos associados a cada um dos modelos. O artigo culmina com uma síntese que enquadra a aplicabilidade e semelhanças existentes entre os modelos apresentados.Associação Portuguesa de Sistemas de Informação (APSI)Universidade do MinhoAmaral, LuísSantos, Maribel Yasmina19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5570por"Sistemas de informação". ISSN 0872-7031. 7 (1997) 41-59.0872-7031info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:03.286738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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