Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Bernardo Veloso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36232
Resumo: A investigação relativa à “Coesão Territorial em Portugal – O contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013” teve um objeto muito concreto explanado no título: o contributo dos equipamentos educativos para a coesão territorial no território Nacional continental no período de implementação do QREN (2007-2014), período de forte investimento em equipamentos educativos e de reorganização de todo o parque escolar. Na inexistência de qualquer mapeamento visual relativo a este investimentoque se focou nos ciclos de estudo compreendidos entre o pré-primário e o ensino secundário, e reorganização, surge um espaço para que o mesmo seja efetuado neste contexto, o que confere relevância teórica e prática à investigação. Assim, partindo desse pressuposto e objetivo de analisar a sua distribuição territorial, tomaram-se objetivos concretos de desenvolvimento: 1) recolher e tratar informação relativa à implementação dos Programas Operacionais regionais continentais e temático de Valorização do Território no período acima referido, no que diz respeito à construção, remodelação, ampliação de equipamentos escolares; 2) Identificar os projetos relacionados com os equipamentos escolares por tipologia, localização e total de investimento; 3) Distinguir a distribuição geográfica dos equipamentos intervencionados dos restantes equipamentos; 4) Discutir e diagnosticar as desigualdades na distribuição dos equipamentos escolares intervencionados, no sentido de avaliar o desajuste entre as necessidades territoriais de equipamentos de educação e a oferta, tendo sido estes mesmos pontos aqueles que foram seguidos, desta forma ordenada, no desenvolvimento do relatório. Numa primeira parte do trabalho desenvolve-se o contexto teórico essencial para o entendimento e compreensão da Política de Coesão Europeia, da sua operacionalização adequada e dos conceitos de Coesão e Serviços de Interesse Geral. Numa segunda parte, é efetuada uma leitura dos PO acima referidos, bem como o seu tratamento e avaliação, tendo em conta que após essa fase, o mapeamento foi efetuado e foram discutidas as questões sempre prementes da oferta vs. procura que determina, no fundo, as necessidades territoriais e sociais. A análise demonstra a existência de uma boa adaptação da rede e uma adequação do investimento ao território, garantindo-se de forma clara uma intervenção coesa e de acordo com as realidades territoriais. Ainda que tenham sido encerrados números elevados de equipamentos, o acesso a equipamentos mantém-se, não só demograficamente sustentável, como adequado, referindo-nos a uma questão puramente temporal e de capacidade. Verificou-se que o maior investimento foi, também, efetuado em centros educativos, ou seja, escolas básicas com pré-escolar. Por fim, fez-se um balanço geral do desenvolvimento do trabalho, e da situação atual e sua evolução.
id RCAP_ce6c46ff032271e0ed4fff610c14c083
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/36232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013Coesão TerritorialServiços de interesse geralEquipamentos escolaresPolítica de CoesãoQRENGeografiaA investigação relativa à “Coesão Territorial em Portugal – O contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013” teve um objeto muito concreto explanado no título: o contributo dos equipamentos educativos para a coesão territorial no território Nacional continental no período de implementação do QREN (2007-2014), período de forte investimento em equipamentos educativos e de reorganização de todo o parque escolar. Na inexistência de qualquer mapeamento visual relativo a este investimentoque se focou nos ciclos de estudo compreendidos entre o pré-primário e o ensino secundário, e reorganização, surge um espaço para que o mesmo seja efetuado neste contexto, o que confere relevância teórica e prática à investigação. Assim, partindo desse pressuposto e objetivo de analisar a sua distribuição territorial, tomaram-se objetivos concretos de desenvolvimento: 1) recolher e tratar informação relativa à implementação dos Programas Operacionais regionais continentais e temático de Valorização do Território no período acima referido, no que diz respeito à construção, remodelação, ampliação de equipamentos escolares; 2) Identificar os projetos relacionados com os equipamentos escolares por tipologia, localização e total de investimento; 3) Distinguir a distribuição geográfica dos equipamentos intervencionados dos restantes equipamentos; 4) Discutir e diagnosticar as desigualdades na distribuição dos equipamentos escolares intervencionados, no sentido de avaliar o desajuste entre as necessidades territoriais de equipamentos de educação e a oferta, tendo sido estes mesmos pontos aqueles que foram seguidos, desta forma ordenada, no desenvolvimento do relatório. Numa primeira parte do trabalho desenvolve-se o contexto teórico essencial para o entendimento e compreensão da Política de Coesão Europeia, da sua operacionalização adequada e dos conceitos de Coesão e Serviços de Interesse Geral. Numa segunda parte, é efetuada uma leitura dos PO acima referidos, bem como o seu tratamento e avaliação, tendo em conta que após essa fase, o mapeamento foi efetuado e foram discutidas as questões sempre prementes da oferta vs. procura que determina, no fundo, as necessidades territoriais e sociais. A análise demonstra a existência de uma boa adaptação da rede e uma adequação do investimento ao território, garantindo-se de forma clara uma intervenção coesa e de acordo com as realidades territoriais. Ainda que tenham sido encerrados números elevados de equipamentos, o acesso a equipamentos mantém-se, não só demograficamente sustentável, como adequado, referindo-nos a uma questão puramente temporal e de capacidade. Verificou-se que o maior investimento foi, também, efetuado em centros educativos, ou seja, escolas básicas com pré-escolar. Por fim, fez-se um balanço geral do desenvolvimento do trabalho, e da situação atual e sua evolução.“Territorial Cohesion in Portugal – schools contribution between 2007-2013” had a very concrete object of research: the schools contribute to territorial cohesion in Portugal’s national territory in the NSRF period (an investing national budget and program based on the european cohesion policy), that ocurred between 2007 and 2013, since this was a period of higly relevant investment in schools and in the reorganization of the school network that was generaly obsolete. Since there was no visual mapping of this same investment and reorganization, a window of oportunity appears so it is done in this context and in this report. Therefore, and parting from this premise and objective to map, some concrete objectives were opted as means and finalities of the development: 1) To obtain and treat information regardins the construction and renovation of schools on a regional level; 2) Identify the investment projects by location, typology and funding alocated; 3) Read the Geographic distribution of the interventioned schools and compare it with the totality of the network; 4) Discuss and diagnose the inequalities in interveined schools distribution as a mean to evaluate the territorial necessities and offer of services. On a first and more theoretical part of this report, one lays the foundations of a better understanding of the terms and evolution of the European cohesion policy, its local operationalization and of the concepts of cohesion (being the territorial cohesion, the most important) and services of general interest. On a second note, the operational programmes are explained, since they put into practice the general objectives and therefore, are the operational part of a strategic framework. Then, the mapping was done and there were discussed several points regarding the always present offer vs need topic that determines the territorial and social needs having verified that there was, as a matter of fact, a good network adaptation and a good suitability of the investment to the territory it was implemented on, having guaranteed a cohesive approach with an eye on the territorial realities. Even if there were great numbers of schools closed, the access to them remains both sustainable and adequate. Most of the investment was channeled to educational centres (kintergardens with elementary school). Finally, a general balance was made for both the report’s development and the actual situation and its evolution in the studied period.Marques da Costa, EduardaRepositório da Universidade de LisboaBarros, Bernardo Veloso2019-01-03T12:28:24Z2018-11-092018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36232TID:202059154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:32.029191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
title Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
spellingShingle Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
Barros, Bernardo Veloso
Coesão Territorial
Serviços de interesse geral
Equipamentos escolares
Política de Coesão
QREN
Geografia
title_short Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
title_full Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
title_fullStr Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
title_full_unstemmed Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
title_sort Coesão Territorial em Portugal: o contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013
author Barros, Bernardo Veloso
author_facet Barros, Bernardo Veloso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques da Costa, Eduarda
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Bernardo Veloso
dc.subject.por.fl_str_mv Coesão Territorial
Serviços de interesse geral
Equipamentos escolares
Política de Coesão
QREN
Geografia
topic Coesão Territorial
Serviços de interesse geral
Equipamentos escolares
Política de Coesão
QREN
Geografia
description A investigação relativa à “Coesão Territorial em Portugal – O contributo dos equipamentos educativos no período 2007-2013” teve um objeto muito concreto explanado no título: o contributo dos equipamentos educativos para a coesão territorial no território Nacional continental no período de implementação do QREN (2007-2014), período de forte investimento em equipamentos educativos e de reorganização de todo o parque escolar. Na inexistência de qualquer mapeamento visual relativo a este investimentoque se focou nos ciclos de estudo compreendidos entre o pré-primário e o ensino secundário, e reorganização, surge um espaço para que o mesmo seja efetuado neste contexto, o que confere relevância teórica e prática à investigação. Assim, partindo desse pressuposto e objetivo de analisar a sua distribuição territorial, tomaram-se objetivos concretos de desenvolvimento: 1) recolher e tratar informação relativa à implementação dos Programas Operacionais regionais continentais e temático de Valorização do Território no período acima referido, no que diz respeito à construção, remodelação, ampliação de equipamentos escolares; 2) Identificar os projetos relacionados com os equipamentos escolares por tipologia, localização e total de investimento; 3) Distinguir a distribuição geográfica dos equipamentos intervencionados dos restantes equipamentos; 4) Discutir e diagnosticar as desigualdades na distribuição dos equipamentos escolares intervencionados, no sentido de avaliar o desajuste entre as necessidades territoriais de equipamentos de educação e a oferta, tendo sido estes mesmos pontos aqueles que foram seguidos, desta forma ordenada, no desenvolvimento do relatório. Numa primeira parte do trabalho desenvolve-se o contexto teórico essencial para o entendimento e compreensão da Política de Coesão Europeia, da sua operacionalização adequada e dos conceitos de Coesão e Serviços de Interesse Geral. Numa segunda parte, é efetuada uma leitura dos PO acima referidos, bem como o seu tratamento e avaliação, tendo em conta que após essa fase, o mapeamento foi efetuado e foram discutidas as questões sempre prementes da oferta vs. procura que determina, no fundo, as necessidades territoriais e sociais. A análise demonstra a existência de uma boa adaptação da rede e uma adequação do investimento ao território, garantindo-se de forma clara uma intervenção coesa e de acordo com as realidades territoriais. Ainda que tenham sido encerrados números elevados de equipamentos, o acesso a equipamentos mantém-se, não só demograficamente sustentável, como adequado, referindo-nos a uma questão puramente temporal e de capacidade. Verificou-se que o maior investimento foi, também, efetuado em centros educativos, ou seja, escolas básicas com pré-escolar. Por fim, fez-se um balanço geral do desenvolvimento do trabalho, e da situação atual e sua evolução.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-09
2018-11-09T00:00:00Z
2019-01-03T12:28:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/36232
TID:202059154
url http://hdl.handle.net/10451/36232
identifier_str_mv TID:202059154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134440112259072