Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães, Alonso, Maria Luísa Garcia, Candeias, Isabel
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55650
Resumo: O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.
id RCAP_ce7825a3888e427ba145a29c56c5a82d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professoresInvestigaçãoColaboraçãoReflexãoProjecto de formação de professoresPrática PedagógicaPracticumInvestigação-acção colaborativaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPublicações da Universidade de AveiroUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro daMaia, Isabel Margarida Oliveira GuimarãesAlonso, Maria Luísa GarciaCandeias, Isabel2003-11-132003-11-13T00:00:00Zconference posterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55650porSilva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123).972-789-097-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:01:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:01:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
title Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
spellingShingle Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Investigação
Colaboração
Reflexão
Projecto de formação de professores
Prática Pedagógica
Practicum
Investigação-acção colaborativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
title_full Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
title_fullStr Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
title_full_unstemmed Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
title_sort Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
author Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_facet Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães
Alonso, Maria Luísa Garcia
Candeias, Isabel
author_role author
author2 Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães
Alonso, Maria Luísa Garcia
Candeias, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães
Alonso, Maria Luísa Garcia
Candeias, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação
Colaboração
Reflexão
Projecto de formação de professores
Prática Pedagógica
Practicum
Investigação-acção colaborativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação
Colaboração
Reflexão
Projecto de formação de professores
Prática Pedagógica
Practicum
Investigação-acção colaborativa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-11-13
2003-11-13T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference poster
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55650
url http://hdl.handle.net/1822/55650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123).
972-789-097-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicações da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Publicações da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544821777104896