Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55650 |
Resumo: | O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade. |
id |
RCAP_ce7825a3888e427ba145a29c56c5a82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professoresInvestigaçãoColaboraçãoReflexãoProjecto de formação de professoresPrática PedagógicaPracticumInvestigação-acção colaborativaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPublicações da Universidade de AveiroUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro daMaia, Isabel Margarida Oliveira GuimarãesAlonso, Maria Luísa GarciaCandeias, Isabel2003-11-132003-11-13T00:00:00Zconference posterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55650porSilva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123).972-789-097-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:01:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:01:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
title |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
spellingShingle |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Investigação Colaboração Reflexão Projecto de formação de professores Prática Pedagógica Practicum Investigação-acção colaborativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
title_full |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
title_fullStr |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
title_sort |
Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores |
author |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães Alonso, Maria Luísa Garcia Candeias, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães Alonso, Maria Luísa Garcia Candeias, Isabel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães Alonso, Maria Luísa Garcia Candeias, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação Colaboração Reflexão Projecto de formação de professores Prática Pedagógica Practicum Investigação-acção colaborativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Investigação Colaboração Reflexão Projecto de formação de professores Prática Pedagógica Practicum Investigação-acção colaborativa Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-11-13 2003-11-13T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference poster |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55650 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123). 972-789-097-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Publicações da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Publicações da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544821777104896 |