Crenças de legitimação da violência de género e efeitos de campanhas de prevenção : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Félix, Dora Sofia da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6891
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling Crenças de legitimação da violência de género e efeitos de campanhas de prevenção : um estudo exploratórioPrevenção da violênciaViolência de géneroLegitimaçãoTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012Neste estudo foi utilizada a Escala de Crenças sobre a Violência Conjugal (ECVC), o inventário de análise de campanhas da violência de género, o questionário ‘Efeitos produzidos pelo cartaz da campanha e três cartazes de campanhas portuguesas de prevenção da violência de género que foram aplicados a 134 estudantes do Ensino Superior (Psicologia = 69; Eng. Informática = 36; Matemática Aplicada = 29), com o objectivo de avaliar crenças de legitimação da violência em jovens adultos, avaliar o impacto de campanhas de prevenção da violência de género e a influência que as crenças de legitimação da violência têm na percepção das campanhas. Os resultados da ECVC demonstram existirem diferenças em relação às crenças de legitimação da violência, sendo que os rapazes apresentam maior concordância com o uso da violência do que as raparigas. Foram também identificadas diferenças nas crenças em função do curso, possuindo os estudantes de engenharia crenças de legitimação da violência superiores aos estudantes de Psicologia. Não foram encontradas diferenças nas crenças decorrentes da idade, vitimação ou historial de violência na família. Os resultados do questionário ‘Efeitos produzidos pelo cartaz da campanha’ indicam que os principais aspectos percepcionados nos três cartazes foram o emissor, a mensagem principal e, num dos cartazes, a mensagem secundária. As emoções/sensações emergentes foram o questionamento da eficácia do cartaz, sensação de igualdade, julgamentos face ao emissor, respeito, ausência de emoções, repulsa, tristeza e pena. Contudo, estes resultados foram mais pronunciados em alguns cartazes do que noutros. Encontrou-se uma associação entre as emoções/sensações e a legitimação e banalização da pequena violência.In this study it was used the Scale of Beliefs about Marital Violence (ECVC), the inventory of campaign analysis of gender violence, the questionnaire ‘Effects produced by the campaign poster and three Portuguese campaign posters for the prevention of gender violence, which were applied to 134 college students (Psychology = 69; Computer Engineering = 36; Applied Mathematics = 29), in order to assess beliefs about the legitimation of violence in young adults, the impact of gender violence prevention campaigns and the influence that the beliefs which support partner violence have in the campaign perception. The ECVC results show differences in the violence legitimation beliefs, in which among the males there is more agreement in the use of violence than among the girls. There are also differences in beliefs according to the university degree, such as the Engineering students having stronger violence legitimation beliefs than Psychology students. Differences in beliefs based on age, victimization or family violence history were not found. The results of the questionnaire ‘Effects produced by the campaign poster’ demonstrate that the major perceived aspects in the three posters were the source and the main message, and in one of the posters, the secondary message. The emerging emotions/sensations were the questioning of the effectiveness of the poster, the sense of equality, judgements towards the source, respect, absence of emotions, repulse, sadness and pity. However, these results were stronger in some posters than in the others. Besides, there seems to be an association between the emotions/sensations and the legitimation and minimization of small acts of violence.Alvarez, Maria João, 1963-Repositório da Universidade de LisboaFélix, Dora Sofia da Silva2012-09-14T11:47:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6891porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:50.993101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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