Indicadores para o incremento da motivação dos alunos nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Paulo Miguel Faria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7684
Resumo: A presente dissertação reporta-se a um relatório de atividade profissional que abrange os últimos cinco anos letivos lecionados em várias escolas de diferentes ilhas da Região Autónoma dos Açores, enquanto professor de educação física e em que foi realizada uma reflexão crítica sobre a atividade profissional desenvolvida. Complementando este relatório, foi realizado um estudo de investigação acerca da motivação na educação física de forma a compreender se os jovens da atual escola estão motivados para a prática desta disciplina. A reflexão baseou-se numa análise da atividade profissional desenvolvida nas diversas dimensões do Manual de Procedimentos da Avaliação do Desempenho Docente da Região Autónoma dos Açores. O estudo de investigação teve como objetivo investigar se os alunos da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade estavam motivados para a prática da educação física. O total de participantes no estudo foi constituído por 933 alunos de todas as turmas da escola num total de 519 do sexo feminino e 414 do sexo masculino. Para a recolha de dados, foi utilizado o QMEF (Questionário para a Motivação em Educação Física), que poderá ter em média uma pontuação de 1 e 4, preenchido numa aula de educação física. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, verificou-se que os alunos, de uma forma geral, se encontravam motivados para as aulas de educação física, tendo em conta a média elevada das suas respostas (3.04). Observou-se que o sexo masculino encontrava-se mais motivado para as aulas de educação física relativamente ao sexo feminino (P=0.000). Os alunos do ensino básico encontravam-se mais motivados para as aulas de educação física, comparativamente com os alunos do ensino secundário (P=0.003). Os alunos do ensino não regular encontravam-se mais motivados para a prática da educação física, quando comparados com os alunos do ensino regular (P=0.029). O fator da “prática desportiva” foi o mais valorizado pelos alunos no geral e em particular pelos alunos do sexo masculino, do sexo feminino, do ensino básico e do ensino secundário, havendo resultados estatisticamente significativos para todos. Pretendeu-se que este documento servisse de modelo para uma melhoria da prática profissional, demonstrando os aspetos positivos e aqueles a aperfeiçoar em cada uma das dimensões e respetivo estudo de investigação. Conclui-se que os alunos no seu geral estão motivados para as aulas de educação física, contudo, deverão ser implementadas estratégias conducentes ao incremento da motivação para a prática da educação física em grupos específicos que se encontrem menos motivados como o sexo feminino, ensino secundário e ensino regular.
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spelling Indicadores para o incremento da motivação dos alunos nas aulas de Educação FísicaEducação físicaEnsino/aprendizagemMotivaçãoAtividade profissionalA presente dissertação reporta-se a um relatório de atividade profissional que abrange os últimos cinco anos letivos lecionados em várias escolas de diferentes ilhas da Região Autónoma dos Açores, enquanto professor de educação física e em que foi realizada uma reflexão crítica sobre a atividade profissional desenvolvida. Complementando este relatório, foi realizado um estudo de investigação acerca da motivação na educação física de forma a compreender se os jovens da atual escola estão motivados para a prática desta disciplina. A reflexão baseou-se numa análise da atividade profissional desenvolvida nas diversas dimensões do Manual de Procedimentos da Avaliação do Desempenho Docente da Região Autónoma dos Açores. O estudo de investigação teve como objetivo investigar se os alunos da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade estavam motivados para a prática da educação física. O total de participantes no estudo foi constituído por 933 alunos de todas as turmas da escola num total de 519 do sexo feminino e 414 do sexo masculino. Para a recolha de dados, foi utilizado o QMEF (Questionário para a Motivação em Educação Física), que poderá ter em média uma pontuação de 1 e 4, preenchido numa aula de educação física. Após a análise dos dados obtidos neste estudo, verificou-se que os alunos, de uma forma geral, se encontravam motivados para as aulas de educação física, tendo em conta a média elevada das suas respostas (3.04). Observou-se que o sexo masculino encontrava-se mais motivado para as aulas de educação física relativamente ao sexo feminino (P=0.000). Os alunos do ensino básico encontravam-se mais motivados para as aulas de educação física, comparativamente com os alunos do ensino secundário (P=0.003). Os alunos do ensino não regular encontravam-se mais motivados para a prática da educação física, quando comparados com os alunos do ensino regular (P=0.029). O fator da “prática desportiva” foi o mais valorizado pelos alunos no geral e em particular pelos alunos do sexo masculino, do sexo feminino, do ensino básico e do ensino secundário, havendo resultados estatisticamente significativos para todos. Pretendeu-se que este documento servisse de modelo para uma melhoria da prática profissional, demonstrando os aspetos positivos e aqueles a aperfeiçoar em cada uma das dimensões e respetivo estudo de investigação. Conclui-se que os alunos no seu geral estão motivados para as aulas de educação física, contudo, deverão ser implementadas estratégias conducentes ao incremento da motivação para a prática da educação física em grupos específicos que se encontrem menos motivados como o sexo feminino, ensino secundário e ensino regular.The present dissertation is a reflection of the professional activity that I developed as a physical education teacher during the last five school years (from 2011/2012 to 2015/2016) in Azores. I wrote a report with a critical reflection on my professional practice. Complementing the report was a research study on the motivation in physical education in order to understand if students are motivated for the practice of the subject. The reflection will not only characterize and analyse the schools in context but also characterize and analyse professional activity development, according to the topics in the legal document that proceed to teacher assessment in the Azorean region (Manual de Procedimentos da Avaliação do Desempenho Docente da Região Autónoma dos Açores). The research study had the objective of investigating whether the students from Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade are motivated for the practice of physical education classes. The sample number of students that participated in the study was in total 933 elements taken from all grades and classes in the school, in which 519 were female participants and 414 were male participants. The QMEF (Questionnaire for Motivation in Physical Education) was used to collect and measure the students’ level of satisfaction in physical education, with an average punctuation of 1 to 4. The questionnaires were answered during a physical education class. After having processed and analysed the data in the research study, results show that students are globally interested and motivated when concerning physical education classes, taking into account the high average of their responses (3.04). It is the male gender that is most motivated for physical education in comparison to the female gender (P=0.0000). The students in middle school are more motivated for physical education classes than the students attending secondary school (P=0.003). The students attending alternative school curriculums are found to be highly motivated to the practice of physical education classes when compared to the students attending regular school (P=0.029). The factor “practising sports” is what is most valued by the students in general and in particular by both male and female students attending middle and secondary school, with results that are statistically significant for all. The purpose of this thesis is to help improve my professional practice, demonstrating the positive aspects within it but also putting into evidence those that must be improved, according to the teachers’ assessment manual and the research study. To finish the students mostly are motivated for the classes of physical education, however, strategies should be implemented leading to the increase of the motivation for the practice of physical education in specific groups that are less motivated like the female gender, secondary school and regular school.2017-05-26T09:20:26Z2017-05-26T00:00:00Z2017-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7684TID:202033341porVarela, Paulo Miguel Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:07.065604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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