"Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10417
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_ce862c4d986a5a3f2481037baa9dffa4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das criançasEducação pré-escolarBem estarAutoestimaRelaxamentoPre-school educationWell-beingSelf-esteemRelaxationRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório decorre da Prática Profissional Supervisionada (Módulo II) realizada em pré-escolar, e apresenta, de forma reflexiva e fundamentada, todo o processo de aprendizagem e percurso desenvolvido no decorrer da intervenção educativa, refletindo e avaliando a mesma, assim como todo o processo de investigação, que surgiu de uma problemática emergente do contexto. Durante a intervenção em JI, partindo das observações e registos realizados e do conhecimento das crianças do grupo, surgiu uma problemática, relacionada com o bem-estar e a autoestima das crianças. Abriu-se então caminho a uma investigação, com o objetivo de compreender os contributos da introdução de momentos de relaxamento, no bem-estar das crianças. Para a concretização da investigação, orientada pelas diretrizes da investigação-ação, foi definido um plano de ação, flexível e cíclico, baseado nas ideias de McNif & Whitehead (2006): observar, refletir, agir, avaliar e modificar. No processo de recolha de dados recorreu-se à observação direta e respetivo registo de notas de campo, e à observação e avaliação dos níveis de bem-estar, segundo Portugal e Laevers (2018). O processo final baseou-se na análise das grelhas de avaliação do bem-estar emocional, assim como na análise e reflexão dos registos realizados, na observação de um grupo específico de crianças, registando situações que demonstrem, ou não, os seus níveis de bem-estar, em vários momentos, assim como a variação dos seus sinais de autoestima. Foram ainda realizadas avaliações segundo a escala de bem-estar emocional (Portugal & Laevers, 2018). A análise dos dados permite-nos observar algumas diferenças nos níveis de bem-estar de todas as crianças, apontando para a possível existência de uma relação positiva entre os momentos de relaxamento e os níveis de bem-estar emocional das crianças. Os exercícios de controlo de respiração e de relaxamento muscular mostraram-se fundamentais na promoção de comportamentos indicadores de tranquilidade, bem-estar e autoestima. Assim, o presente relatório evidencia a investigação desenvolvida, bem como todo o processo de aprendizagem realizado ao longo da intervenção, e respetiva avaliação e contributos para a construção da identidade profissional.ABSTRACT The following report is based on the Supervised Professional Practice (Module II) internship in kindergarten, and presents, in a reflexive and informed manner, all the learning process and course developed during the educational intervention, reflecting and evaluating it, as well as the entire process that has emerged an during the practice. During the intervention in an kindergarten class, based on the observations and records made and the knowledge of the children of the group, it's was possible to observe a problem, related to the well-being and self-esteem of the children. This investigation emerged,with the main purpose of understanding the contributions the influences of relaxation in the well-being of children when introduced in a kindergarten class. In order to carry out the research, guided by research-action plan, a flexible and cyclical action plan was established based on the ideas of McNif & Whitehead (2006): observe, reflect, act, evaluate and modify. During this process, according to Portugal and Laevers (2018), through direct observation and recording of field notes, it was possible to observe and evaluate the well-being levels of the children. The final process was based on the analysis of the well-being evaluation grids as well as the analysis and reflection of the records made, in the observation of a specific group of children, recording situations that demonstrate, or not, their levels of well-being, at various times, as well as the variation of their signs of self-esteem. Evaluations were also performed according to the scale of well-being (Portugal & Laevers, 2018). The analysis of the data allows us to observe some differences at the levels of well-being of all children, pointing to the possible existence of a relationship between the moments of relaxation and the levels of emotional well-being of the children. Breath control and muscle relaxation exercises been shown to be fundamental in promoting tranquility, and promoting self-esteem and well-being of the children. To conclude, this report highlights the research undertaken as well as the the entire learning process carried out during the course of the intervention, evaluation and its contributions to the construction of a professional identity.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLMorgado, Maria Fêo e Torres Ferreira2019-08-06T08:56:28Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10417TID:202249204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.788877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
title "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
spellingShingle "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira
Educação pré-escolar
Bem estar
Autoestima
Relaxamento
Pre-school education
Well-being
Self-esteem
Relaxation
title_short "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
title_full "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
title_fullStr "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
title_full_unstemmed "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
title_sort "Momentos Relax" - Momentos de relaxamento em Jardim de Infância: Contributos para o bem estar e desenvolvimento das crianças
author Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira
author_facet Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Maria Fêo e Torres Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Bem estar
Autoestima
Relaxamento
Pre-school education
Well-being
Self-esteem
Relaxation
topic Educação pré-escolar
Bem estar
Autoestima
Relaxamento
Pre-school education
Well-being
Self-esteem
Relaxation
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06T08:56:28Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10417
TID:202249204
url http://hdl.handle.net/10400.21/10417
identifier_str_mv TID:202249204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133453297385472