A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Manuel Alfredo Cepa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10594
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.
id RCAP_ce87fc934eb15eb6a7db4a94522fb478
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzísticaAnáliseImprovisaçãoJazzPráticas pedagógicasPlanificaçãoObservaçãoRitmoAnalysisJazz improvisationEducational practiceLessons planningObservationRhythmO presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.The present study consists in preparing an internship report carried out in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree in the Teaching of Music from ESMAE. This document focuses on the description of my educational practice while trainee at Art'J – Escola Profissional de Artes Perfomativas da Jobra, during the school year 2016 -2017, setting out the descriptions and reflections on the observed classes and on supervised educational practices of students of jazz instrumentalist professional course. In the present document it is also accomplished an investigation project in the context of the curricular unit of the Research Seminar in teaching of Music. The object of study of this investigation approaches pedagogical practices for the teaching of improvisation which aim to highlight the importance of the rhythmic thinking in the construction of a jazzy improvisation, stating some melodic-rhythmic aspects considered as relevant tools for the teaching of the jazz. The results obtained in this study point towards the pertinence of the rhythmic thinking in the construction of a coherent improvisation.Marques, José Telmo RodriguesFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMartins, João dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Manuel Alfredo Cepa2017-12-12T18:36:28Z2017-11-202017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10594TID:201776871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:23.546374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
title A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
spellingShingle A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
Marques, Manuel Alfredo Cepa
Análise
Improvisação
Jazz
Práticas pedagógicas
Planificação
Observação
Ritmo
Analysis
Jazz improvisation
Educational practice
Lessons planning
Observation
Rhythm
title_short A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
title_full A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
title_fullStr A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
title_full_unstemmed A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
title_sort A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
author Marques, Manuel Alfredo Cepa
author_facet Marques, Manuel Alfredo Cepa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, José Telmo Rodrigues
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Martins, João dos Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Manuel Alfredo Cepa
dc.subject.por.fl_str_mv Análise
Improvisação
Jazz
Práticas pedagógicas
Planificação
Observação
Ritmo
Analysis
Jazz improvisation
Educational practice
Lessons planning
Observation
Rhythm
topic Análise
Improvisação
Jazz
Práticas pedagógicas
Planificação
Observação
Ritmo
Analysis
Jazz improvisation
Educational practice
Lessons planning
Observation
Rhythm
description O presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T18:36:28Z
2017-11-20
2017-11-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10594
TID:201776871
url http://hdl.handle.net/10400.22/10594
identifier_str_mv TID:201776871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131472664199168