A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10594 |
Resumo: | O presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente. |
id |
RCAP_ce87fc934eb15eb6a7db4a94522fb478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzísticaAnáliseImprovisaçãoJazzPráticas pedagógicasPlanificaçãoObservaçãoRitmoAnalysisJazz improvisationEducational practiceLessons planningObservationRhythmO presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.The present study consists in preparing an internship report carried out in the context of the curricular unit of Supervised Teaching Practice of the Master's degree in the Teaching of Music from ESMAE. This document focuses on the description of my educational practice while trainee at Art'J – Escola Profissional de Artes Perfomativas da Jobra, during the school year 2016 -2017, setting out the descriptions and reflections on the observed classes and on supervised educational practices of students of jazz instrumentalist professional course. In the present document it is also accomplished an investigation project in the context of the curricular unit of the Research Seminar in teaching of Music. The object of study of this investigation approaches pedagogical practices for the teaching of improvisation which aim to highlight the importance of the rhythmic thinking in the construction of a jazzy improvisation, stating some melodic-rhythmic aspects considered as relevant tools for the teaching of the jazz. The results obtained in this study point towards the pertinence of the rhythmic thinking in the construction of a coherent improvisation.Marques, José Telmo RodriguesFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daMartins, João dos SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Manuel Alfredo Cepa2017-12-12T18:36:28Z2017-11-202017-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10594TID:201776871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:23.546374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
title |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
spellingShingle |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística Marques, Manuel Alfredo Cepa Análise Improvisação Jazz Práticas pedagógicas Planificação Observação Ritmo Analysis Jazz improvisation Educational practice Lessons planning Observation Rhythm |
title_short |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
title_full |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
title_fullStr |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
title_full_unstemmed |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
title_sort |
A importância do pensamento rítmico na improvisação jazzística |
author |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
author_facet |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, José Telmo Rodrigues Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Martins, João dos Santos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Improvisação Jazz Práticas pedagógicas Planificação Observação Ritmo Analysis Jazz improvisation Educational practice Lessons planning Observation Rhythm |
topic |
Análise Improvisação Jazz Práticas pedagógicas Planificação Observação Ritmo Analysis Jazz improvisation Educational practice Lessons planning Observation Rhythm |
description |
O presente trabalho consiste na elaboração de um relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música da ESMAE. Este documento foca-se na descrição da minha prática educativa enquanto estagiário na Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra durante o ano letivo 2016-2017, contém as descrições e reflexões sobre as aulas observadas e sobre práticas educativas supervisionadas a alunos do curso profissional de instrumentista de jazz. No presente documento é realizado também um projeto de investigação no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Investigação em Ensino da Música. O objeto de estudo desta investigação aborda práticas pedagógicas para o ensino da improvisação que visam destacar a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação jazzística, expondo alguns aspetos melódico-rítmicos considerados ferramentas relevantes para o ensino do jazz. Os resultados obtidos neste estudo, apontam para a pertinência do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-12T18:36:28Z 2017-11-20 2017-11-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10594 TID:201776871 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10594 |
identifier_str_mv |
TID:201776871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131472664199168 |