A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4103 |
Resumo: | A revolução tecnológica e o aparecimento e desenvolvimento de novas formas de comunicar e de se relacionar com os consumidores levantam questões sobre a importância dos media tradicionais, a eficácia dos diferentes media e da informação criada pelas empresas e por consumidores anónimos. Este estudo investiga a influência da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos social media e da comunicação realizada por outros consumidores na reputação e na ligação emocional à marca. Foi implementado um estudo quantitativo transversal através da aplicação de um questionário eletrónico junto dos consumidores portugueses. As hipóteses de investigação foram testadas numa amostra de 297 inquiridos com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que o envolvimento do consumidor com os media tradicionais influencia positivamente a satisfação com a comunicação da marca nos media tradicionais, que, por sua vez, tem um impacto positivo na reputação e na ligação emocional à marca. De igual modo, quanto maior o envolvimento do consumidor com os social media, maior a sua satisfação com a comunicação realizada pela marca e por outros consumidores nestes novos media. Verificou-se também que o nível de satisfação com a comunicação realizada nos social media pela marca e por outros consumidores influencia positivamente a reputação e a ligação emocional à marca. Em suma, os resultados obtidos confirmam a importância da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos novos media e também da comunicação realizada por outros consumidores na construção da reputação da marca e no desenvolvimento da ligação emocional da marca com os consumidores. Apesar das novas possibilidades de diálogo, rapidez e flexibilidade da comunicação concedidas pelos social media, continua a ser importante o investimento das marcas nos media tradicionais. O desejável é a utilização conjunta de old media e new media, de comunicação criada pela empresa e de estímulos à comunicação criada por outros consumidores para maximizar a reputação das marcas e o envolvimento emocional com os consumidores. |
id |
RCAP_ce8f8d3c548c141a3acff9ed11ea8bc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4103 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marcaMedia tradicionaisSocial MediaComunicação criada por outros consumidoresE-Word of MouthReputação da marcaLigação emocionalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA revolução tecnológica e o aparecimento e desenvolvimento de novas formas de comunicar e de se relacionar com os consumidores levantam questões sobre a importância dos media tradicionais, a eficácia dos diferentes media e da informação criada pelas empresas e por consumidores anónimos. Este estudo investiga a influência da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos social media e da comunicação realizada por outros consumidores na reputação e na ligação emocional à marca. Foi implementado um estudo quantitativo transversal através da aplicação de um questionário eletrónico junto dos consumidores portugueses. As hipóteses de investigação foram testadas numa amostra de 297 inquiridos com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que o envolvimento do consumidor com os media tradicionais influencia positivamente a satisfação com a comunicação da marca nos media tradicionais, que, por sua vez, tem um impacto positivo na reputação e na ligação emocional à marca. De igual modo, quanto maior o envolvimento do consumidor com os social media, maior a sua satisfação com a comunicação realizada pela marca e por outros consumidores nestes novos media. Verificou-se também que o nível de satisfação com a comunicação realizada nos social media pela marca e por outros consumidores influencia positivamente a reputação e a ligação emocional à marca. Em suma, os resultados obtidos confirmam a importância da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos novos media e também da comunicação realizada por outros consumidores na construção da reputação da marca e no desenvolvimento da ligação emocional da marca com os consumidores. Apesar das novas possibilidades de diálogo, rapidez e flexibilidade da comunicação concedidas pelos social media, continua a ser importante o investimento das marcas nos media tradicionais. O desejável é a utilização conjunta de old media e new media, de comunicação criada pela empresa e de estímulos à comunicação criada por outros consumidores para maximizar a reputação das marcas e o envolvimento emocional com os consumidores.Ferreira, Alcina Teresa GasparIC-OnlineSantos, Bruna João Oliveira2019-09-24T12:13:54Z2019-05-212019-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4103TID:202284824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:42Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:05.554770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
title |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
spellingShingle |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca Santos, Bruna João Oliveira Media tradicionais Social Media Comunicação criada por outros consumidores E-Word of Mouth Reputação da marca Ligação emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
title_full |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
title_fullStr |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
title_full_unstemmed |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
title_sort |
A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca |
author |
Santos, Bruna João Oliveira |
author_facet |
Santos, Bruna João Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Alcina Teresa Gaspar IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bruna João Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media tradicionais Social Media Comunicação criada por outros consumidores E-Word of Mouth Reputação da marca Ligação emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Media tradicionais Social Media Comunicação criada por outros consumidores E-Word of Mouth Reputação da marca Ligação emocional Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A revolução tecnológica e o aparecimento e desenvolvimento de novas formas de comunicar e de se relacionar com os consumidores levantam questões sobre a importância dos media tradicionais, a eficácia dos diferentes media e da informação criada pelas empresas e por consumidores anónimos. Este estudo investiga a influência da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos social media e da comunicação realizada por outros consumidores na reputação e na ligação emocional à marca. Foi implementado um estudo quantitativo transversal através da aplicação de um questionário eletrónico junto dos consumidores portugueses. As hipóteses de investigação foram testadas numa amostra de 297 inquiridos com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que o envolvimento do consumidor com os media tradicionais influencia positivamente a satisfação com a comunicação da marca nos media tradicionais, que, por sua vez, tem um impacto positivo na reputação e na ligação emocional à marca. De igual modo, quanto maior o envolvimento do consumidor com os social media, maior a sua satisfação com a comunicação realizada pela marca e por outros consumidores nestes novos media. Verificou-se também que o nível de satisfação com a comunicação realizada nos social media pela marca e por outros consumidores influencia positivamente a reputação e a ligação emocional à marca. Em suma, os resultados obtidos confirmam a importância da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos novos media e também da comunicação realizada por outros consumidores na construção da reputação da marca e no desenvolvimento da ligação emocional da marca com os consumidores. Apesar das novas possibilidades de diálogo, rapidez e flexibilidade da comunicação concedidas pelos social media, continua a ser importante o investimento das marcas nos media tradicionais. O desejável é a utilização conjunta de old media e new media, de comunicação criada pela empresa e de estímulos à comunicação criada por outros consumidores para maximizar a reputação das marcas e o envolvimento emocional com os consumidores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24T12:13:54Z 2019-05-21 2019-05-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4103 TID:202284824 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4103 |
identifier_str_mv |
TID:202284824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136974259355648 |