Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Patrícia Duarte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7417
Resumo: De acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos.
id RCAP_ce99d1bbf2d9821b4c968df42315705d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resilientePersonalidadeAdolescênciaJovens adultosEstilos parentaisCompetências sociaisDe acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos.According to the literature, affective and relational experiences lived in the family, particularly in the relationship between parent-child, have a privileged role in the development of young people. It is postulated that a parenting style based on assertiveness and responsiveness plays a significant role and is a protective factor against the development of features and adaptive skills of adolescents and young adults. This research aimed to analyze the effect of parenting styles in the development of social skills of young people. It also tested the mediating role of personality in the previous association. The sample included 1976 subjects, aged between 14 and 25 years. Data collection was conducted through a sociodemographic questionnaire, the Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, the Social Skills Questionnaire and the NEO Five Factor Inventory (NEO-FFI-20). The results show that empathy, assertiveness and self-control are positively predicted by democratic parenting style. It was also found that assertiveness and self-control are negatively predicted by permissive parenting style. The data also suggest the positive mediating effect of personality on the association of democratic parenting style and social skills, and a negative mediating effect on the association between permissive parenting style and social skills (self-control and assertiveness). The results will be discussed according to the ecological theory, in the perspective of Bronfenbrenner, assuming that relational factors and personality can contribute to the acquisition of social skills of adolescents and young adults.2017-03-20T09:40:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7417TID:201980150porFerreira, Sara Patrícia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:13.596471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
title Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
spellingShingle Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
Ferreira, Sara Patrícia Duarte
Personalidade
Adolescência
Jovens adultos
Estilos parentais
Competências sociais
title_short Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
title_full Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
title_fullStr Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
title_full_unstemmed Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
title_sort Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
author Ferreira, Sara Patrícia Duarte
author_facet Ferreira, Sara Patrícia Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sara Patrícia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Adolescência
Jovens adultos
Estilos parentais
Competências sociais
topic Personalidade
Adolescência
Jovens adultos
Estilos parentais
Competências sociais
description De acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-03-20T09:40:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7417
TID:201980150
url http://hdl.handle.net/10348/7417
identifier_str_mv TID:201980150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137161112453120