Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7417 |
Resumo: | De acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos. |
id |
RCAP_ce99d1bbf2d9821b4c968df42315705d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7417 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resilientePersonalidadeAdolescênciaJovens adultosEstilos parentaisCompetências sociaisDe acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos.According to the literature, affective and relational experiences lived in the family, particularly in the relationship between parent-child, have a privileged role in the development of young people. It is postulated that a parenting style based on assertiveness and responsiveness plays a significant role and is a protective factor against the development of features and adaptive skills of adolescents and young adults. This research aimed to analyze the effect of parenting styles in the development of social skills of young people. It also tested the mediating role of personality in the previous association. The sample included 1976 subjects, aged between 14 and 25 years. Data collection was conducted through a sociodemographic questionnaire, the Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, the Social Skills Questionnaire and the NEO Five Factor Inventory (NEO-FFI-20). The results show that empathy, assertiveness and self-control are positively predicted by democratic parenting style. It was also found that assertiveness and self-control are negatively predicted by permissive parenting style. The data also suggest the positive mediating effect of personality on the association of democratic parenting style and social skills, and a negative mediating effect on the association between permissive parenting style and social skills (self-control and assertiveness). The results will be discussed according to the ecological theory, in the perspective of Bronfenbrenner, assuming that relational factors and personality can contribute to the acquisition of social skills of adolescents and young adults.2017-03-20T09:40:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7417TID:201980150porFerreira, Sara Patrícia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:13.596471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
title |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
spellingShingle |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente Ferreira, Sara Patrícia Duarte Personalidade Adolescência Jovens adultos Estilos parentais Competências sociais |
title_short |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
title_full |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
title_fullStr |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
title_full_unstemmed |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
title_sort |
Estilos parentais e personalidade: competências sociais e o desenvolvimento do processo resiliente |
author |
Ferreira, Sara Patrícia Duarte |
author_facet |
Ferreira, Sara Patrícia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sara Patrícia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personalidade Adolescência Jovens adultos Estilos parentais Competências sociais |
topic |
Personalidade Adolescência Jovens adultos Estilos parentais Competências sociais |
description |
De acordo com a literatura, as vivências afetivas e relacionais experienciadas no seio familiar, nomeadamente na relação entre pais-filhos, têm um papel privilegiado no desenvolvimento dos jovens. Nesta medida, postula-se que um estilo parental baseado na assertividade e responsividade assuma um papel significativo e protetor face ao desenvolvimento de características e competências adaptativas dos adolescentes e jovens adultos. A presente investigação teve como objetivo analisar o efeito dos estilos parentais no desenvolvimento das competências sociais dos jovens e ainda testar o papel mediador da personalidade na associação anterior. A amostra foi constituída por 1976 jovens de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos. A recolha de dados foi realizada através de um questionário sociodemográfico, do Styles & Dimensions Questionnaire: Short Version, do Social Skills Questionnaire e do Inventário de Personalidade dos Cinco Fatores (NEO-FFI-20). Os resultados apontam que a empatia, assertividade e o autocontrolo são preditos positivamente pelo estilo parental democrático. Verificou-se ainda que assertividade e o autocontrolo são preditos negativamente pelo estilo parental permissivo. Os dados sugerem ainda o efeito mediador positivo da personalidade emocionalmente ajustada na associação do estilo parental democrático e as competências sociais, e um efeito mediador negativo entre o estilo parental permissivo e as competências socias (autocontrolo e assertividade). Os resultados serão discutidos à luz da teoria ecológica, segundo a perspetiva de Bronfenbrenner, assumindo que os fatores relacionais e a personalidade podem contribuir para a aquisição de competências sociais dos adolescentes e jovens adultos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-03-20T09:40:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7417 TID:201980150 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7417 |
identifier_str_mv |
TID:201980150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137161112453120 |