Literatura e fim de século: alguns contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vila Maior, Dionísio
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2011
Resumo: Os finais de século desde sempre suscitaram uma enorme sedução. Considerados como um facto de calendário, os finais de século inscreveram-se por diversas vezes no horizonte de expectativas como facto psicológico de teor apocalíptico, pelo sentimento de esvaziamento e de inquietação com que têm preenchido o imaginário colectivo. No entanto, esse sentimento (que tende a aprofundar a apetência pela fábula crepuscular e pelo discurso catastrofista, assim como a ligação ao discurso místico e religioso) tem sido também variavelmente contrabalançado com o sentimento de esperança que a vinda do século seguinte prenuncia. Note-se, contudo, que, se é verdade que esta situação ambivalente é um facto variavelmente comprovado, não é menos verdade que cada final de século apresenta a sua própria especificidade. Como quer que seja, e acima de tudo, falar em “discurso finissecular e discurso literário”, no presente contexto, é equacionar a problemática finissecular com vários discursos (literário, mas também sócio-cultural, tecnológico e pedagógico) que, pela sua especificidade, marca[ra]m indesmentivelmente a cultura portuguesa (e europeia). Perguntar-se-á, por conseguinte, se se justifica reflectir e escrever sobre a relação entre literatura e fim de século. Sem dúvida que sim — quanto mais não fosse pelo facto de nos situarmos todos num determinado contexto (fim de século / fim de milénio) que propicia precisamente essa reflexão. E se essa reflexão assenta primacialmente no termo e conceito fim de século, toda a problemática que rodeia aquela relação (que se torna tanto mais interessante, quanto mais o final do século XX coincide com um final de milénio) ganhará um interesse acrescido se, entre outros, acentuarmos determinados aspectos: o peso do ideário judaico-cristão nos discursos do fim, o fascínio pelo ano 2000, o posicionamento da literatura no meio da problemática fim de século / fim de milénio e a forma como podemos encarar este contexto finissecular, enquanto professores de literatura e, de um modo geral, enquanto sujeitos marcados por um contexto particular.
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