O fator dimensão na determinação da rentabilidade empresarial : grandes vs pequenas e médias empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Inês Cepa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3208
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o efeito da dimensão na relação entre indicadores financeiros e a rentabilidade das empresas, introduzindo a agregação setorial como fator discriminante do nível de dimensão empresarial. A análise da rentabilidade das empresas e dos seus determinantes constitui um tema de extrema relevância e de amplo estudo por parte de vários autores na literatura financeira. Vários estudos empíricos incluem o fator dimensão nesta relação com a rentabilidade das empresas, sendo que na sua maioria é evidenciada uma relação positiva entre a rentabilidade das empresas e o seu tamanho. No entanto, encontramos também vários estudos onde mostrou-se existir uma relação não significativa ou negativa entre as variáveis. Os estudos empíricos têm incidido mais sobre Grandes Empresas e empresas cotadas, constituindo uma amostra relevante, mas incompleta e porventura enviesada da realidade empresarial. O presente trabalho analisa dados anuais referentes a grandes empresas e pequenas e médias empresas, presentes em 82 subsetores em 12 países europeus, para o período de 2012 a 2019. Os resultados obtidos pelas especificações econométricas mais simples e agregadas sugerem que a dimensão não é globalmente significativa na determinação do nível de rentabilidade empresarial – resultados que estão em linha com parte da literatura empírica. No entanto, observamos que a consideração de efeitos fixos nacionais, que captam a heterogeneidade existente entre as economias analisadas, permite detetar um efeito positivo e significativo da dimensão na rentabilidade das empresas. Em setores com fatores macro (económicos) e micro (financeiros) comparáveis, empresas de maior dimensão apresentam níveis de rentabilidade superiores, tanto sobre os ativos (return on assets) como sobre os capitais próprios (return on equity).
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No entanto, encontramos também vários estudos onde mostrou-se existir uma relação não significativa ou negativa entre as variáveis. Os estudos empíricos têm incidido mais sobre Grandes Empresas e empresas cotadas, constituindo uma amostra relevante, mas incompleta e porventura enviesada da realidade empresarial. O presente trabalho analisa dados anuais referentes a grandes empresas e pequenas e médias empresas, presentes em 82 subsetores em 12 países europeus, para o período de 2012 a 2019. Os resultados obtidos pelas especificações econométricas mais simples e agregadas sugerem que a dimensão não é globalmente significativa na determinação do nível de rentabilidade empresarial – resultados que estão em linha com parte da literatura empírica. No entanto, observamos que a consideração de efeitos fixos nacionais, que captam a heterogeneidade existente entre as economias analisadas, permite detetar um efeito positivo e significativo da dimensão na rentabilidade das empresas. Em setores com fatores macro (económicos) e micro (financeiros) comparáveis, empresas de maior dimensão apresentam níveis de rentabilidade superiores, tanto sobre os ativos (return on assets) como sobre os capitais próprios (return on equity).El presente trabajo tiene como objetivo analizar el efecto del tamaño sobre la relación entre los indicadores financieros y la rentabilidad de las empresas, introduciendo la agregación sectorial como factor discriminante del nivel de tamaño empresarial. El análisis de la rentabilidad de las empresas y sus determinantes es un tema de extrema relevancia y extenso estudio por varios autores en la literatura financiera. Varios estudios empíricos incluyen el factor dimensión en esta relación con la rentabilidad de las empresas, y la mayoría de ellos muestran una relación positiva entre la rentabilidad de las empresas y su tamaño. Sin embargo, también encontramos varios estudios que mostraron una relación no significativa o negativa entre las variables. Los estudios empíricos se han centrado más en las Grandes Empresas y las sociedades cotizadas, constituyendo una muestra relevante pero incompleta y posiblemente sesgada de la realidad empresarial. El presente trabajo analiza datos anuales referentes a grandes y pequeñas y medianas empresas, presentes en 82 subsectores en 12 países europeos, para el periodo de 2012 a 2019. Los resultados obtenidos por las especificaciones econométricas más simples y agregadas sugieren que la dimensión no es globalmente significativo para determinar el nivel de rentabilidad empresarial, resultados que están en línea con parte de la literatura empírica. Sin embargo, observamos que la consideración de efectos fijos nacionales, que capturan la heterogeneidad existente entre las economías analizadas, permite detectar un efecto positivo y significativo del tamaño sobre la rentabilidad de las empresas. En sectores con factores macro (económicos) y micro (financieros) comparables, las empresas más grandes muestran mayores niveles de rentabilidad, tanto en activos (rentabilidad sobre activos) como en patrimonio (rentabilidad sobre recursos propios).The present work aims to analyze the effect of size on the relationship between financial indicators and the profitability of companies, introducing sectoral aggregation as a discriminating factor for the level of business size. The analysis of the profitability of companies and its determinants is a topic of extreme relevance and extensive study by several authors in the financial literature. Several empirical studies include the dimension factor in this relationship with the profitability of companies, and most of them show a positive relationship between the profitability of companies and their size. However, we also found several studies that showed a non-significant or negative relationship between the variables. Empirical studies have focused more on Large Companies and listed companies, constituting a relevant but perhaps insufficient and biased sample of the business reality. The present work analyzes annual data referring to large and small and medium-sized companies, present in 82 subsectors in 12 European countries, for the period from 2012 to 2019. The results obtained by the simplest and aggregated econometric specifications suggest that the dimension is not globally significant in determining the level of corporate profitability – results that are in line with part of the empirical literature. However, we observe that the consideration of national fixed effects, which capture the existing heterogeneity between the analyzed economies, allows detecting a positive and significant effect of size on the profitability of companies. In sectors with comparable macro (economic) and micro (financial) factors, larger companies have higher levels of profitability, both on assets (return on assets) and on equity (return on equity).2023-02-17T15:15:16Z2023-01-18T00:00:00Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3208TID:203230442porCosta, Inês Cepainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:38:22Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/3208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:51.479146Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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