Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vasconcelos, Maria Celi Chaves, Oliveira, Nuno Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15266
Resumo: O presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas
id RCAP_ceb1962abe799bb69a20b1e8ff190669
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticaInitial and continuous training for teachers: between speech and practiceInvestigação qualitativaFormação iniciale continuadaTrabalho docenteQualitative researchInitial and continuous teacher trainingTeaching workODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadasThis paper focuses the discussion on treatment given by recent researches to initial and continuous teachers training policies, analyzing how these policies articulate speech and practice from the perspective of improving working conditions and professional development of teachers in order to ensure permanent struggles and achievements in teaching career. The study privileged a qualitative methodology and data interpretation is made from theoretical assumptions based on Jenny Ozga studies of educational policies and Bernadette Gatti and Marli André researches on teacher training. The results indicate the need to break weaknesses and address challenges faced by teachers in their training and work, as well as present the potential to such training and work when considering the introdution / implementation of those educational policies.Universidade São PauloRepositório AbertoMachado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-18T12:02:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15266porMachado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:46:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:52.999988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
Initial and continuous training for teachers: between speech and practice
title Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
spellingShingle Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
Machado, Jane do Carmo
Investigação qualitativa
Formação iniciale continuada
Trabalho docente
Qualitative research
Initial and continuous teacher training
Teaching work
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
title_full Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
title_fullStr Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
title_full_unstemmed Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
title_sort Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
author Machado, Jane do Carmo
author_facet Machado, Jane do Carmo
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
author_role author
author2 Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jane do Carmo
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Oliveira, Nuno Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação qualitativa
Formação iniciale continuada
Trabalho docente
Qualitative research
Initial and continuous teacher training
Teaching work
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Investigação qualitativa
Formação iniciale continuada
Trabalho docente
Qualitative research
Initial and continuous teacher training
Teaching work
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description O presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-12-18T12:02:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15266
url http://hdl.handle.net/10400.2/15266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27
https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136445032562688