Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15266 |
Resumo: | O presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas |
id |
RCAP_ceb1962abe799bb69a20b1e8ff190669 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15266 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a práticaInitial and continuous training for teachers: between speech and practiceInvestigação qualitativaFormação iniciale continuadaTrabalho docenteQualitative researchInitial and continuous teacher trainingTeaching workODS::04:Educação de QualidadeODS::10:Reduzir as DesigualdadesO presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadasThis paper focuses the discussion on treatment given by recent researches to initial and continuous teachers training policies, analyzing how these policies articulate speech and practice from the perspective of improving working conditions and professional development of teachers in order to ensure permanent struggles and achievements in teaching career. The study privileged a qualitative methodology and data interpretation is made from theoretical assumptions based on Jenny Ozga studies of educational policies and Bernadette Gatti and Marli André researches on teacher training. The results indicate the need to break weaknesses and address challenges faced by teachers in their training and work, as well as present the potential to such training and work when considering the introdution / implementation of those educational policies.Universidade São PauloRepositório AbertoMachado, Jane do CarmoVasconcelos, Maria Celi ChavesOliveira, Nuno Ricardo2023-12-18T12:02:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15266porMachado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:46:06Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:52.999988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática Initial and continuous training for teachers: between speech and practice |
title |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
spellingShingle |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática Machado, Jane do Carmo Investigação qualitativa Formação iniciale continuada Trabalho docente Qualitative research Initial and continuous teacher training Teaching work ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
title_full |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
title_fullStr |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
title_sort |
Formação inicial e continuada de professores: entre o discurso e a prática |
author |
Machado, Jane do Carmo |
author_facet |
Machado, Jane do Carmo Vasconcelos, Maria Celi Chaves Oliveira, Nuno Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Maria Celi Chaves Oliveira, Nuno Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jane do Carmo Vasconcelos, Maria Celi Chaves Oliveira, Nuno Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação qualitativa Formação iniciale continuada Trabalho docente Qualitative research Initial and continuous teacher training Teaching work ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Investigação qualitativa Formação iniciale continuada Trabalho docente Qualitative research Initial and continuous teacher training Teaching work ODS::04:Educação de Qualidade ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
O presente artigo centra a discussão no tratamento dado por pesquisas recentes a políticas de formação inicial e continuada de professores, analisando como essas políticas articulam discurso e prática na perspectiva de melhoria das condições de trabalho e de desenvolvimento profissional dos professores, de modo a garantir a permanência de lutas e conquistas na carreira docente. A metodologia privilegiada é de natureza qualitativa e a interpretação dos dados é feita a partir de pressupostos teóricos, cujo diálogo remete aos estudos de Jenny Ozga sobre a investigação em políticas educacionais e aos de Bernadete Gatti e Marli André sobre a formação de professores. Os resultados sinalizam a necessidade de romper fragilidades e enfrentar desafios encontrados pelos professores na sua formação e trabalho docentes, assim como apresentam potencialidades a essa formação e trabalho quando consideradas as políticas educacionais instituídas/implementadas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2023-12-18T12:02:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15266 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Machado, J.C., Vasconcelos, M.C.C, Oliveira, N. R. (2017). Formação Inicial e Continuada de Professores: entre o discurso e a prática. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, vol. 10, nº1, pp. 13-27., doi: https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27 https://doi.org/10.14571/cets.v10.n1.13-27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136445032562688 |