Realização da curta-metragem As Nossas Feridas: a humanização das personagens no cinema de ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Daniela Trindade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24176
Resumo: Trabalho de projeto
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spelling Realização da curta-metragem As Nossas Feridas: a humanização das personagens no cinema de ficçãoHumanizaçãoCinemaRealizaçãoLinguagem cinematográficaAtoresHumanizationDirectingFilm languageActorsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoO cinema é realizado maioritariamente por pessoas e, além disso, é um meio de transmissão que tem como objetivo a divulgação de mensagens — independentemente da sua natureza — para uma audiência, composta igualmente por seres humanos. No caso da ficção, que conta uma narrativa em que um ou mais personagens se movem para conseguir alcançar um determinado fim, seja ele de caracter interno como externo, é importante que através da abordagem cinematográfica existente, simbologias e desenvolvimento de personagens,— estes consigam mostrar os seus pensamentos, sentimentos e emoções. Irã dimensão mais profunda do personagem, onde se ultrapassa o que e físico e se entra numa área mental, emocional e até espiritual é um desafio no cinema, precisamente pela dificuldade em demonstrar esse carácter interno, que por norma se manifesta como consequência dos comportamentos que os outros personagens provocam nessa relação interpessoal. Deste modo, o presente ensaio analisa como se pode trabalhar esta humanização através da realização, tanto pela sua relação com o argumento, como pela linguagem cinematográfica e pela direção de atores.Cinema is made by people and forall intents and purposes works as a meanthat aims at dissemination for an audience, composed equally of human beings. Thus, in the case of fiction, which tells a narrative in which one or more characters move to achieve a certain end, whether it is internal or external to the character, it is important that through the existing cinematic approach, symbologies and character development, they can show theirthoughts, feelings and emotions. Going to the deepest dimension of the character, where you go beyond what is physical and enter a mental, emotional and even spiritual area is a challenge in cinema due to the difficulty in demonstrating the internal character, which usually stems from behaviours that other characters have in an interpersonal relationship. Thus, this essay analyses how we can work this humanization through the directing, both for its relationship with the script as forthe cinematic language and the direction of actors.Pinheiro, José AlbertoRibeiro, Pedro AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuerreiro, Daniela Trindade2023-12-13T16:13:08Z2023-10-262023-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24176TID:203419464porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:56:36Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:09.100843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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