O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Célia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Sofia, Coelho, Maria da Luz, Pereira, Paulo Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32592
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.
id RCAP_ceb2d57cb9ae2705e950874808ceb928
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionaisSchool director's profile: the importance of emotional skillsInteligência emocionalGestão eficazGestão escolarLiderança escolarEscola de sucessoEmotional intelligenceEffective managementSchool managementSchool leadershipSchool of successO presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.The investigation issue of the current study is the research about the profile of the school head teacher and the importance of emotional skills. Its general purpose is to assess the inherent characteristics to emotional intelligence which guide the actions of the school headteacher and the perspectives that teachers and operational assistants have, regarding the way how his/her management is carried out. The methodology used was both of qualitative and quantitative nature. The method used to collect quantitative data was a questionnaire with sociodemographic characterization and Emotional Intelligence Scale designed by Moreno, C. (2012). The qualitative approach was based on the semi - structured interview. The sample comprises 131 subjects – 3 school head teachers, 100 teachers and 28 school operational assistants. The results show that the three head teachers are perfectly aware of their emotional skills (personal and social) to perform their duty, although they have differences in their performance and have diversified styles. In the other groups – teachers and operational assistants - the expected result can’t always be confirmed. In spite of the recognition of their innumerable characteristics of emotional intelligence, head teachers do not always meet their expectations.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, CéliaCampos, SofiaCoelho, Maria da LuzPereira, Paulo Almeida2021-04-14T16:42:56Z2019-09-112019-09-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32592por2184-563810.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:19.861128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
School director's profile: the importance of emotional skills
title O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
spellingShingle O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
Ribeiro, Célia
Inteligência emocional
Gestão eficaz
Gestão escolar
Liderança escolar
Escola de sucesso
Emotional intelligence
Effective management
School management
School leadership
School of success
title_short O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
title_full O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
title_fullStr O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
title_full_unstemmed O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
title_sort O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais
author Ribeiro, Célia
author_facet Ribeiro, Célia
Campos, Sofia
Coelho, Maria da Luz
Pereira, Paulo Almeida
author_role author
author2 Campos, Sofia
Coelho, Maria da Luz
Pereira, Paulo Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Célia
Campos, Sofia
Coelho, Maria da Luz
Pereira, Paulo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Gestão eficaz
Gestão escolar
Liderança escolar
Escola de sucesso
Emotional intelligence
Effective management
School management
School leadership
School of success
topic Inteligência emocional
Gestão eficaz
Gestão escolar
Liderança escolar
Escola de sucesso
Emotional intelligence
Effective management
School management
School leadership
School of success
description O presente estudo teve como objetivo geral conhecer as características da inteligência emocional que norteiam a ação do diretor de escola e que perspetivas têm os professores e os assistentes operacionais relativamente à forma como é levada a cabo a liderança. Foi utilizada uma metodologia de natureza quantitativa, que consistiu na aplicação da Escala de Inteligência Emocional de Moreno (2012) a uma amostra constituída por 131 sujeitos: 3 diretores de escola, 100 professores e 28 assistentes operacionais. Os resultados obtidos apresentam os 3 diretores com consciência de que estão na posse das competências emocionais (pessoais e sociais) para o desempenho do cargo. Para os restantes grupos, professores e assistentes operacionais, o expectável nem sempre é verificado, apesar do reconhecimento de inúmeras características de inteligência emocional, os seus diretores não a manifestam sempre.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-11
2019-09-11T00:00:00Z
2021-04-14T16:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32592
url http://hdl.handle.net/10400.14/32592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-5638
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131979594072064