Moda e Impressão 3D: um novo paradigma?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Victoria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27095
Resumo: Os artigos de moda são em grande parte copiados por knockoffs e indústrias de make alike, levando a indústria de originais a perder dinheiro. A indústria da moda está constantemente a adaptar-se à imitação e à pirataria. A cópia afeta a alta-costura. As empresas de fast fashionque fazem imitações, mesmo antes de os designs originais serem vendidos, são mais beneficiadas, muitas vezes prejudicando pequenos designers altamente qualificados que não têm meios de reagir. As peças de moda podem ser protegidas por Direito de Autor, Modelos e Designs, Marcas e Outros Sinais Distintivos, Patentes e Modelos de Utilidade, Regras Contra Concorrência Desleal, E-commerce, Domínio, Nomes, Direito da Publicidade e pelo direito sui generis de Produtor de Bases de Dados, podendo haver cúmulo de protecções. No entanto, a pirataria reina no undo da moda. A impressão 3D entrou tarde no mundo da moda, comparando com outras áreas, porque a tecnologia e os materiais não eram adequados, mas uma vez que entrou na indústria da moda, está a mudar a maneira como ela funciona. O nosso objetivo neste trabalho é ver como a impressão 3D tem o poder de transformar a indústria da moda e levantar algumas questões, principalmente em relação à pirataria da propriedade intelectual, que pode ser muito mais forte do que já acontece.
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