Science in our daily life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Jose Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562
Resumo: Science has never been so present in public space as during the COVID-19 Pandemic, and yet it allowed for very diverse interpretations and very strong anti-science reactions. How can we explain to the youngest what are the merits and limits of science? In this article we use the very contrasting discussions of the pandemic response to explain what science is and dispel some more simplistic claims to its successes.
id RCAP_ceb95c4fdee8f3eb2b084da171d17bca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Science in our daily lifeA Ciência no nosso dia-a-diaCovid-19Ensino da ciênciaPandemiaCOVID-19 PandemicScienceScience has never been so present in public space as during the COVID-19 Pandemic, and yet it allowed for very diverse interpretations and very strong anti-science reactions. How can we explain to the youngest what are the merits and limits of science? In this article we use the very contrasting discussions of the pandemic response to explain what science is and dispel some more simplistic claims to its successes.A Ciência nunca esteve tão presente no espaço público como durante a Pandemia de COVID-19 e, contudo, permitiu interpretações muito diversas e reações anti-ciência muito fortes. Como poderemos explicar aos mais novos quais são os méritos e os limites da Ciência? Neste artigo usamos as discussões muito contrastantes sobre a resposta à pandemia para explicar o que é Ciência e afastar algumas pretensões mais simplistas dos seus sucessos.Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2022-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttps://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562Saber & Educar; Vol. 31 No. 1 (2022):  “New ways of thinking, acting and sharing science”Saber e Educar; Vol. 31 N.º 1 (2022): Caderno Temático: Novas formas de pensar, atuar e partilhar ciência1647-21440873-3600reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.esepf.pt/article/view/29562https://revista.esepf.pt/article/view/29562/21099https://revista.esepf.pt/article/view/29562/21100Gomes, Jose Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T10:32:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:05.335323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Science in our daily life
A Ciência no nosso dia-a-dia
title Science in our daily life
spellingShingle Science in our daily life
Gomes, Jose Ferreira
Covid-19
Ensino da ciência
Pandemia
COVID-19 Pandemic
Science
title_short Science in our daily life
title_full Science in our daily life
title_fullStr Science in our daily life
title_full_unstemmed Science in our daily life
title_sort Science in our daily life
author Gomes, Jose Ferreira
author_facet Gomes, Jose Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Jose Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Ensino da ciência
Pandemia
COVID-19 Pandemic
Science
topic Covid-19
Ensino da ciência
Pandemia
COVID-19 Pandemic
Science
description Science has never been so present in public space as during the COVID-19 Pandemic, and yet it allowed for very diverse interpretations and very strong anti-science reactions. How can we explain to the youngest what are the merits and limits of science? In this article we use the very contrasting discussions of the pandemic response to explain what science is and dispel some more simplistic claims to its successes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562
https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562
url https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.esepf.pt/article/view/29562
https://revista.esepf.pt/article/view/29562/21099
https://revista.esepf.pt/article/view/29562/21100
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
dc.source.none.fl_str_mv Saber & Educar; Vol. 31 No. 1 (2022):  “New ways of thinking, acting and sharing science”
Saber e Educar; Vol. 31 N.º 1 (2022): Caderno Temático: Novas formas de pensar, atuar e partilhar ciência
1647-2144
0873-3600
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130942486347776