Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristiana Filipa Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6727
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
id RCAP_cebfb277acb1ff9f598331f815079e38
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projetoRelação escola-famíliaAcompanhamento parentalEducação partilhadaSchool-family relationshipParental monitoringShared educationDomínio/Área Científica::Ciências SociaisTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.O presente Trabalho enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e resulta da Investigação realizada na Escola Secundária Inovar de Castelo Branco, sob orientação da Professora Doutora Manuela Abrantes, com início a 23 de Novembro de 2018 e término previsto a 10 de Maio de 2019. Na Escola Secundária Inovar uma das problemáticas subjacentes é o insucesso escolar, decorrente das faltas em excesso e desmotivação, bem como os comportamentos desviantes. Assim sendo, a temática que nos propomos a abordar é o Insucesso Escolar, tendo como foco de estudo “A influência do Acompanhamento Parental no Percurso Educativo dos Jovens”. A questão que orientou esta investigação é: Será que o acompanhamento parental e profissional dos estudantes os consciencializa da importância da escola, promovendo o seu desenvolvimento e empenho nas atividades que lhes são propostas?, alicerçada de sub-questões que consideramos pertinentes ao estudo: O acompanhamento individualizado traduz uma evolução positiva no desempenho escolar?; Qual a influência do acompanhamento parental no percurso educativo crianças/jovens?; O acompanhamento parental e profissional da Assistente Social potencia a responsividade dos Jovens?. O projeto propõe a melhoria do percurso escolar dos jovens, a (re)construção da relação Escola-Família e o envolvimento parental no contexto escolar. Assim sendo, definimos como objetivos: promover melhorias no percurso escolar dos jovens em estudo; promover a motivação e empenho escolar dos alunos em estudo; promover a aquisição de hábitos essenciais ao sucesso escolar, por parte dos alunos; envolver os Encarregados de Educação no percurso educativo dos filhos; reforçar e/ou fortalecer a relação Escola-Família. A metodologia de investigação é qualitativa com vertente de estudo de caso, a qual teve como pressuposto o acompanhamento individualizado com dois alunos previamente selecionados e o trabalho com os respetivos pais, mediante a colaboração da equipa técnica da referida Escola. Concluímos que o comportamento e atitudes dos alunos selecionados é influenciado pela permissividade dos pais quanto à sua educação, a título de exemplo apresentamos a ausência de regras e limites impostos aos jovens, acentuada benevolência e, ainda, lacunas no que respeita às repreensões. Consideramos importante realçar a importância da colaboração escola-família, numa lógica permanente e contínua, de forma a promover melhorias no percurso escolar dos jovens, uma vez que o acompanhamento parental e profissional foi essencial nos resultados obtidos com os alunos em estudo.This project was built within the scope of the Master's degree in Social Intervention in School Context, under the guidance of Professora Maria Manuela Abrantes, from the Escola Superior de Educação, of Castelo Branco. The problems underlying School Failure at INOVAR are due to excessed absences and lack of motivation, as well as deviant behaviour. Thus the theme which we address is the School failure, focusing on the study “the influence of parental monitoring during young student´s school time”. The assumption of our intervention was an individualized work with the sample students and their parents, with collaboration of the technical team of the mentioned School. Its purposes are the improvement of the students school progress, the (re) construction of the School-Family relationship and the parental involvement in the school context. The main question of this research is: will parents and professionals guidance make students aware of the importance of school, promoting their development and commitment to the school activities? This main problem is divided into other questions also relevant: will individual guidance have a positive response on school results? What is the influence of parents guidance in childrens/teenagers academic route? Will parents guidance as well as professional social assistant one reinforce young peoples responsivity? The improvement of the students school progress, the (re)construction of the school family relationship and the parental involvement in the school context are proposed by this study. Thus, the following objectives were considered: to promote the improvement of the academic route; to promote motivation and school commitment; to promote acquisition of essential habits for school success; to involve educational responsible people in their children academic routes; to reinforce the school family relationship. The research methodology is a qualitative one, especially a study case, having the assumption of the individual monitoring of two students previously selected and the work with their parents through the collaboration of the technical team of the school. It was possible to conclude that the behaviour and attitudes of the selected students are influenced by the permissiveness of their parents and as an example we mention the lack of rules and limits, too much indulgence and still some lack of calling their attention to certain important aspects. It`s relevant to highlight the importance of school- family collaboration as a continuous and permanent process, to promote better academic routes, since their parents and professional guidance was essential on results considered in this study.Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Cristiana Filipa Santos2019-10-24T13:38:28Z2019-07-122019-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6727TID:202293874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:46:51Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:22.769298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
title Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
spellingShingle Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
Fernandes, Cristiana Filipa Santos
Relação escola-família
Acompanhamento parental
Educação partilhada
School-family relationship
Parental monitoring
Shared education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
title_full Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
title_fullStr Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
title_full_unstemmed Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
title_sort Influência do acompanhamento parental no percurso educativo dos jovens: trabalho de projeto
author Fernandes, Cristiana Filipa Santos
author_facet Fernandes, Cristiana Filipa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cristiana Filipa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Acompanhamento parental
Educação partilhada
School-family relationship
Parental monitoring
Shared education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Relação escola-família
Acompanhamento parental
Educação partilhada
School-family relationship
Parental monitoring
Shared education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24T13:38:28Z
2019-07-12
2019-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6727
TID:202293874
url http://hdl.handle.net/10400.11/6727
identifier_str_mv TID:202293874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130835886014464