Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Luísa Matos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104970
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_cecf1dea2763cd380a9f2e721511c880
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104970
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedorThe effects of a suppliers greenwashing practiceGreenwashingPartilha de InformaçãoFornecedorPerformanceStakeholdersGreenwashingInformation SharingSupplierPerformanceStakeholdersDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaObjetivos: Nas últimas décadas temos verificado um exponencial aumento de interesse por parte da população no que concerne às práticas ambientais. Consequentemente, as empresas sentiram necessidade de se adaptar e iniciar o processo de mudança para uma produção mais sustentável. Porém, nem todas seguiram a mesma direção e passaram a promover-se a si e aos seus produtos/serviços como sendo ecológicos/sustentáveis. Prática essa conhecida como greenwashing. Assim sendo, o objetivo desta investigação foi analisar o impacto as práticas de greenwashing de um fornecedor na integração da cadeia de abastecimentos sustentável, na partilha de informação, no valor partilhado e na performance social, operacional e ambiental, em mercados B2B.Metodologia: Através da realização de um questionário, alcançaram-se 223 respostas válidas, com o propósito de testar as 10 hipóteses de investigação propostas pelo modelo conceptual da investigação.Resultados: Destacou-se através deste estudo um impacto negativo do greenwashing sobre a partilha de informação. E por outro lado, evidenciámos que a partilha de informação impacta positivamente a performance social, a performance operacional e a performance ambiental. Contributos: A presente investigação pretende fornecer informações fulcrais às organizações em mercados B2B que colaboram diretamente com fornecedores, com ou sem conhecimento, das suas reais práticas ambientais. O estudo também contribui para o conhecimento dos efeitos das práticas de greenwashing dos fornecedores sobre a integração na cadeia da cadeia de abastecimentos e como este contribui para a sustentabilidade nas três vertentes da performance (social, operacional e ambiental).Originalidade: Esta investigação é original, uma vez que, ainda não há nenhum estudo que trate o greenwashing associado ao fornecedor em mercados B2B, os seus efeitos sobre a integração na cadeia de abastecimentos e a sua contribuição para a sustentabilidade nas três vertentes da performance (social, operacional e ambiental).Objectives: In the last decades we have noticed an exponential increase in the population’s interest regarding environmental practices. Consequently, companies have felt the need to adapt and start the process of change towards a more sustainable production. However, not all of them have followed suit and just started promoting themselves and their products/services as being ecological/sustainable. This practice is known as greenwashing. Therefore, the purpose of this research was to analyze the impact of a supplier’s greenwashing practices on sustainable supply chain integration, on information sharing, shared value and social, operational and environmental performance in B2B markets.Methodology: Through the completion of a survey, 223 valid answers were obtained, with the purpose of testing the 10 research hypotheses proposed by the conceptual model of the research.Results: Through this research we highlighted the negative impact of greenwashing on information exchange. Besides that, we showed that the exchange of information positively impacts social performance, operational performance and environmental performance.Contributions: The present research aims to provide crucial information to organizations in B2B markets that collaborate directly with suppliers, with or without knowledge, of their actual environmental practices. This study also contributes to improve the knowledge of the effects of suppliers’ greenwashing practices on supply chain integration and how it contributes to sustainability in the three aspects of performance (social, operational and environmental).Originality: This research is original, as there is no study yet that addresses supplier-related greenwashing in B2B markets, its effects on supply chain integration and its contribution to sustainability in the three aspects of performance (social, operational and environmental).2022-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104970http://hdl.handle.net/10316/104970TID:203189906porAlves, Ana Luísa Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-26T23:03:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:35.036161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
The effects of a suppliers greenwashing practice
title Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
spellingShingle Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
Alves, Ana Luísa Matos
Greenwashing
Partilha de Informação
Fornecedor
Performance
Stakeholders
Greenwashing
Information Sharing
Supplier
Performance
Stakeholders
title_short Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
title_full Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
title_fullStr Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
title_full_unstemmed Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
title_sort Os efeitos da prática de greenwashing de um fornecedor
author Alves, Ana Luísa Matos
author_facet Alves, Ana Luísa Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Luísa Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Greenwashing
Partilha de Informação
Fornecedor
Performance
Stakeholders
Greenwashing
Information Sharing
Supplier
Performance
Stakeholders
topic Greenwashing
Partilha de Informação
Fornecedor
Performance
Stakeholders
Greenwashing
Information Sharing
Supplier
Performance
Stakeholders
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104970
http://hdl.handle.net/10316/104970
TID:203189906
url http://hdl.handle.net/10316/104970
identifier_str_mv TID:203189906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134106587496448