Estudo da frequência de utilização dos espaços e serviços : Estágio Infante de Sagres Health Club

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Miguel Pascoal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6025
Resumo: Mestrado em Exercício e Saúde
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spelling Estudo da frequência de utilização dos espaços e serviços : Estágio Infante de Sagres Health ClubAulas de grupoExercício e saúdeGestão do desportoGestão de entradasGinásiosPiscinaSala de exercícioTreino personalizadoMestrado em Exercício e SaúdeO estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Exercício e Saúde da Faculdade Motricidade Humana, tendo sido realizado no Infante de Sagres Health Club (ISHC), em Belém. Os objetivos principais foram ajustar os bens/serviços da instituição às necessidades reais de gestão e do cliente, melhorando a qualidade visível e a gestão dos espaços e serviços. Foi necessário estudar a frequência de sócios utilizadores dos diferentes espaços disponíveis no mesmo entre os meses de Janeiro a Maio 2012, o que permitiu a recolha de informação relevante para criar um novo sistema de gestão de entradas e organização de serviços em conformidade. Por outro lado, foi também objetivo deste estágio comparar as diferentes variáveis decorrentes da análise da frequência de utilização dos espaços funcionais e respetivos serviços durante os meses em estudo, tais como a utilização diária e semanal. A análise desta informação permitiu uma nova organização funcional dos espaços práticos, aumentando a eficiência da sua gestão. Adicionalmente o apoio proporcionado ao processo de organização de eventos, alocação de espaços e de recursos humanos foi também identificado como um objetivo importante. Adquirir, analisar e disponibilizar dados que ajudassem a instituição a ficar mais eficiente e eficaz nos serviços disponibilizados aos sócios, criar um sistema de gestão e controlo de entradas eficiente e eficaz, foram também objetivos importantes delineados para o estágio. Foi então elaborado um plano de gestão de entradas fiável que permitiu dar resposta aos vários objetivos propostos. Obtiveram-se resultados mensais de frequência média diária de sócios, valores semanais de frequência de sócios e ainda frequência de sócios por dia da semana durante os cinco meses em análise. Relativamente ao mês de Janeiro, o valor médio registado de frequência diária foi de 451,1; Fevereiro 426 e Março 456,7. Em relação aos meses de Abril e Maio os valores foram de 400,7 e 467,8 respetivamente. Outros resultados obtidos neste estudo foram as frequências médias de sócios a cada dia da semana durante os cinco meses. A frequência média foi de 579 à segunda-feira, 533 à terça-feira, 551 à quarta-feira, 525 à quinta-feira, 457 à sexta-feira, 276 ao sábado e 195 ao domingo. Estes dados permitiram melhores decisões de gestão por parte da direção da instituição. Através da análise dos resultados foi possível melhorar serviços do clube tais como a colocação de horas de avaliação física na sala de exercício em horas do dia com maior frequência ou ajuste de instrutores da piscina consoante a maior ou menor frequência de sócios a cada hora. Foi também possível verificar que existe uma tendência de crescimento na frequência média de sócios à medida que avançamos no ano (de Janeiro para Maio) e que à medida que a semana avança, o número de sócios vai reduzindo na sua frequência. Isto permitiu à direção do clube ajustar os serviços oferecidos aos sócios de acordo com a semana e a época do ano. Sabendo quais os meses e dias com maior ou menor frequência, é possível adaptar a oferta aos sócios. Este estágio melhorou o sistema de gestão e controlo de entradas e aumentou a eficiência nos serviços prestados aos sócios permitindo disponibilizar mais recursos quando necessário. Estes recursos são tanto no âmbito de aulas de grupo como também de profissionais de apoio à sala de exercício e piscina e outros serviços disponibilizados no health club (serviços de spa) para os dias e meses de maior frequência. Houve por isso um ajustamento de vários serviços do ginásio às reais necessidades dos utilizadores dos espaços e serviços.Rocha, Paulo Manuel Espadinha Pinheiro daRepositório da Universidade de LisboaFerreira, João Miguel Pascoal2013-10-14T15:24:38Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6025porFerreira, João (2013) - Estudo da frequência de utilização dos espaços e serviços : Estágio Infante de Sagres Health Club. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:25.584257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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