Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14108 |
Resumo: | A presente dissertação visou contribuir para o estudo da viabilidade da aplica-ção de agregados provenientes de resíduos de construção e demolição em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. A gestão dos resíduos provenientes de obras de engenharia civil ainda é limi-tada pela falta de informação sobre a potencialidade de reciclagem que estes materiais possuem. Assim, torna-se evidente que a caracterização laboratorial destes materiais é um instrumento valioso para a promoção da possível apli-cabilidade dos agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição. Uma das alternativas ao aterro é a britagem e reutilização destes resíduos em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, sector da construção civil que é tipicamente grande de consumidor de agregados naturais. Neste trabalho foram caracterizadas fisicamente em laboratório 7 amostras de agregados reciclados, sendo uma delas de origem betuminosa. De seguida, foram aplicados os critérios de utilização destes materiais que constam nas especificações LNEC E473 e E474, para analisar a sua aplicabilidade nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. Foi também realizada uma comparação dos critérios LNEC para agregados reciclados com os critérios das “Estradas de Portugal” para agregados naturais, nas mesmas camadas consideradas dos pavimentos rodoviários, e uma análise estatística de alguns parâmetros em estudo, de modo a promover relações entre eles. |
id |
RCAP_ced52ebde961f8f91e5958424ac6942c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviáriosEngenharia civilConstrução - ResíduosDemolição - ResíduosAproveitamento de resíduosAgregados (Materiais de construção)Pavimentos rodoviáriosA presente dissertação visou contribuir para o estudo da viabilidade da aplica-ção de agregados provenientes de resíduos de construção e demolição em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. A gestão dos resíduos provenientes de obras de engenharia civil ainda é limi-tada pela falta de informação sobre a potencialidade de reciclagem que estes materiais possuem. Assim, torna-se evidente que a caracterização laboratorial destes materiais é um instrumento valioso para a promoção da possível apli-cabilidade dos agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição. Uma das alternativas ao aterro é a britagem e reutilização destes resíduos em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, sector da construção civil que é tipicamente grande de consumidor de agregados naturais. Neste trabalho foram caracterizadas fisicamente em laboratório 7 amostras de agregados reciclados, sendo uma delas de origem betuminosa. De seguida, foram aplicados os critérios de utilização destes materiais que constam nas especificações LNEC E473 e E474, para analisar a sua aplicabilidade nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. Foi também realizada uma comparação dos critérios LNEC para agregados reciclados com os critérios das “Estradas de Portugal” para agregados naturais, nas mesmas camadas consideradas dos pavimentos rodoviários, e uma análise estatística de alguns parâmetros em estudo, de modo a promover relações entre eles.This work aimed to contribute to the aggregate feasibility study of waste from construction and demolition in unbound layers of road pavements. Waste management from civil engineering works is still limited by the lack of information potential of recycling these materials have. Thus, it is clear that the laboratory characterization of such materials is a valuable instrument for the promotion of the application of recycled aggregates from construction and demolition waste. One of the alternatives to landfill is the crushing and reuse of these waste in unbound layers of road pavements, the construction industry that is typically a large consumer of natural aggregates. In this work were physically characterized in the laboratory 7 samples of recy-cled aggregates, one of bitumen origin. Then, the conditions of use contained in LNEC’s specifications E473 and E474 were applied to these materials to analyze their applicability in the unbound layers of road pavements. A compari-son was also made between the LNEC criteria for recycled aggregates with the criteria of “Estradas de Portugal” for natural aggregates in the same layers of road pavements considered, and a statistical analysis of some parameters under study, in order to promote relations between them.Universidade de Aveiro2015-05-21T14:26:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14108TID:201561786porOuteiro, Alexandre Senainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:46Zoai:ria.ua.pt:10773/14108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:46.203549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
title |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
spellingShingle |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários Outeiro, Alexandre Sena Engenharia civil Construção - Resíduos Demolição - Resíduos Aproveitamento de resíduos Agregados (Materiais de construção) Pavimentos rodoviários |
title_short |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
title_full |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
title_fullStr |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
title_full_unstemmed |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
title_sort |
Aplicabilidade de RCD em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários |
author |
Outeiro, Alexandre Sena |
author_facet |
Outeiro, Alexandre Sena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Outeiro, Alexandre Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia civil Construção - Resíduos Demolição - Resíduos Aproveitamento de resíduos Agregados (Materiais de construção) Pavimentos rodoviários |
topic |
Engenharia civil Construção - Resíduos Demolição - Resíduos Aproveitamento de resíduos Agregados (Materiais de construção) Pavimentos rodoviários |
description |
A presente dissertação visou contribuir para o estudo da viabilidade da aplica-ção de agregados provenientes de resíduos de construção e demolição em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. A gestão dos resíduos provenientes de obras de engenharia civil ainda é limi-tada pela falta de informação sobre a potencialidade de reciclagem que estes materiais possuem. Assim, torna-se evidente que a caracterização laboratorial destes materiais é um instrumento valioso para a promoção da possível apli-cabilidade dos agregados reciclados provenientes de resíduos de construção e demolição. Uma das alternativas ao aterro é a britagem e reutilização destes resíduos em camadas não ligadas de pavimentos rodoviários, sector da construção civil que é tipicamente grande de consumidor de agregados naturais. Neste trabalho foram caracterizadas fisicamente em laboratório 7 amostras de agregados reciclados, sendo uma delas de origem betuminosa. De seguida, foram aplicados os critérios de utilização destes materiais que constam nas especificações LNEC E473 e E474, para analisar a sua aplicabilidade nas camadas não ligadas de pavimentos rodoviários. Foi também realizada uma comparação dos critérios LNEC para agregados reciclados com os critérios das “Estradas de Portugal” para agregados naturais, nas mesmas camadas consideradas dos pavimentos rodoviários, e uma análise estatística de alguns parâmetros em estudo, de modo a promover relações entre eles. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-05-21T14:26:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14108 TID:201561786 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14108 |
identifier_str_mv |
TID:201561786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137548736397312 |