Estratégia interativa para promover a higiene das mãos entre profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/32368 |
Resumo: | A higiene das mãos tem sido reconhecida ao longo das duas últimas décadas como o método mais eficaz na prevenção de doenças infeciosas, que causam inúmeras mortes a nível mundial. Embora a prática da higiene das mãos seja crítica, a conformidade com os 5 momentos para a higiene das mãos criados pela Organização Mundial de Saúde, continua abaixo do que é recomendado. Portando, manter os profissionais de saúde motivados e envolvidos em manter as melhores práticas da higiene das mãos, continua a ser um desafio. Casos anteriores sugerem um bom potencial dos serious games adotando estratégias persuasivas no seu design em vários domínios da saúde, e resultados positivos na utilização da memória prospetiva e emoção de nojo como lembretes visuais, no sentido de obter mudanças de comportamento. Deste modo, esta tese teve como foco atuar no esquecimento, uma das barreiras à higiene das mãos identificadas entre os profissionais de saúde, no contexto hospitalar e teve por objetivo o desenvolvimento de uma estratégia interativa para ativar e promover comportamentos relacionados com a higiene das mãos. A solução apresentada comporta duas partes diferentes: (I) lembretes visuais interativos, funcionando como um trigger para uma subsequente interação com a segunda parte da solução (II) um serious game. São apresentados os resultados de um estudo piloto com a primeira parte da estratégia interativa, envolvendo a recolha de dados pré e pós intervenção à cerca das perceções de risco e consequências da não conformidade com a higiene das mãos, assim como a efetividade de uma parede interativa inserida em contexto hospitalar, no Hospital Beatriz Ângelo. Os resultados deste estudo piloto sugerem que uma estratégia deste tipo, com interação a partir de gestos, pode ser uma boa estratégia a incorporar como um complemento às já existentes no hospital, de fácil aprendizagem e utilização. Este estudo também contribui, através da segunda parte da estratégia interativa, com o desenho e conceptualização de um SG com base em estratégias persuasivas e mecanismos de jogo personalizado para os profissionais de saúde. |
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Estratégia interativa para promover a higiene das mãos entre profissionais de saúdeInfeções associadas aos cuidados de saúdeHigiene das mãosProfissionais de saúdeEstratégia interativaSerious gamesDesign de InteraçãoA higiene das mãos tem sido reconhecida ao longo das duas últimas décadas como o método mais eficaz na prevenção de doenças infeciosas, que causam inúmeras mortes a nível mundial. Embora a prática da higiene das mãos seja crítica, a conformidade com os 5 momentos para a higiene das mãos criados pela Organização Mundial de Saúde, continua abaixo do que é recomendado. Portando, manter os profissionais de saúde motivados e envolvidos em manter as melhores práticas da higiene das mãos, continua a ser um desafio. Casos anteriores sugerem um bom potencial dos serious games adotando estratégias persuasivas no seu design em vários domínios da saúde, e resultados positivos na utilização da memória prospetiva e emoção de nojo como lembretes visuais, no sentido de obter mudanças de comportamento. Deste modo, esta tese teve como foco atuar no esquecimento, uma das barreiras à higiene das mãos identificadas entre os profissionais de saúde, no contexto hospitalar e teve por objetivo o desenvolvimento de uma estratégia interativa para ativar e promover comportamentos relacionados com a higiene das mãos. A solução apresentada comporta duas partes diferentes: (I) lembretes visuais interativos, funcionando como um trigger para uma subsequente interação com a segunda parte da solução (II) um serious game. São apresentados os resultados de um estudo piloto com a primeira parte da estratégia interativa, envolvendo a recolha de dados pré e pós intervenção à cerca das perceções de risco e consequências da não conformidade com a higiene das mãos, assim como a efetividade de uma parede interativa inserida em contexto hospitalar, no Hospital Beatriz Ângelo. Os resultados deste estudo piloto sugerem que uma estratégia deste tipo, com interação a partir de gestos, pode ser uma boa estratégia a incorporar como um complemento às já existentes no hospital, de fácil aprendizagem e utilização. Este estudo também contribui, através da segunda parte da estratégia interativa, com o desenho e conceptualização de um SG com base em estratégias persuasivas e mecanismos de jogo personalizado para os profissionais de saúde.Over the past two decades, hand hygiene has been recognized as the most effective method to prevent infectious diseases, being responsible for numerous deaths worldwide each year. While the practice of hand hygiene is critical for healthcare professionals and their patients, compliance with World Health Organization’s hygiene protocols has remained below recommended levels. Keeping health care workers motivated and involved in maintaining best hand hygiene practices is at crux of this problem. Previous research suggests that serious games’ persuasive strategies, through the use of prospective memory and disgust emotions triggered by visual reminders, can have positive results in achieving Behavioral changes in various domains of Health. In order to address health professionals’ lack of compliance towards hand hygiene protocols, this thesis focuses on forgetfulness — one of the most important barriers of hands hygiene —, using and testing interactive and serious games strategies in order to activate and promote hand hygiene awareness behaviors among health care workers. The methods to achieve such goals encompass a first part with interactive visual reminders, which function as a trigger for subsequent interaction with the second part of the solution, a serious game. This thesis reports the results of a pilot test of the interactive strategy, involving pre and post intervention data collection around risk perceptions and consequences of non-compliance with hand Hygiene protocols, as well as the results of the interactive wall effectiveness inserted in the Hospital Beatriz Ângelo, in Lisbon. The results of this pilot study suggest that a strategy of this type — easy to learn and use — with interaction from gestures, may be a good approach to complement existing initiatives to improve hand hygiene protocols compliance in hospital settings. This study also contributes, through the second part of the interactive strategy, to the design and conceptualization of a serious game based on persuasive strategies and personalized game mechanisms for healthcare workers.Duarte, EmíliaAyanoglu, HandeRepositório ComumPereira, Beatriz Rodrigues2020-05-25T12:10:07Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32368202482812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:26.074698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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