Envelhecimento e sabedoria na vida adulta : Um estudo sobre dimensões da sabedoria pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1786 |
Resumo: | O envelhecimento populacional tem as suas principais causas no decréscimo das taxas de natalidade e no aumento da longevidade (Hooyman & Kiyak, 2011). Já o envelhecimento individual é um fenómeno, essencialmente, de natureza biopsicossocial (Cavanaugh & Blanchard-Fields, 2006), um processo que ocorre ao longo da vida que no seu decurso possui múltiplos caminhos desenvolvimentais e nem todos com tendência para o declínio (Baltes, 1997; Baltes & Baltes, 1990; Baltes & Smith, 2003). A sabedoria pode ser definida como a orquestração perfeita de mente e virtude, o “ideal” face à incompletude humana (Baltes & Kunzman, 2003; Baltes & Staudinger, 2000). No entanto, pode também ser compreendida no âmbito da personalidade (Ardelt, 2003; Webster, 2003). Abordada em termos pessoais ou gerais, a sabedoria está longe de ser um assunto consensual. Assim o presente estudo tem como objetivo analisar as dimensões de sabedoria, em função das características sociodemográficas do indivíduo. Em termos metodológicos, participaram neste estudo 550 pessoas de três grupos etários: jovens (18-35 anos), adultos de meia-idade (36-64 anos) e adultos mais velhos (65+ anos). Foram utilizados, para além da ficha sociodemográfica, três instrumentos de medida da sabedoria: a Escala Tridimensional de Sabedoria (3D-WS 19-itens; Ardelt, 2003; versão portuguesa de Bastos, Lamela & Gonçalves, 2012), a Escala de Auto-Avaliação de Sabedoria (SAWS; Webster, 2003; versão portuguesa de Amado & Diniz, 2008) e a Escala Breve de Sabedoria (BWSS; Glück, König, Naschenweng, Redzanowski, Dorner, Straβer & Wiedermann, 2013; versão para estudo de Fernandes & Bastos, 2014). Em termos de procedimentos, a informação foi recolhida presencialmente e com recurso a mecanismos on-line. Em termos de resultados, observou-se o seguinte: (1) considerando a sabedoria analisada através da 3D-WS, os jovens e os adultos pontuam mais alto do que os idosos (p<0.0001) e esta tendência mantém-se em todas as dimensões (cognitiva, afetiva e reflexiva); (2) tomando como referência a SAWS, verificou-se o oposto, ou seja, os jovens e os adultos pontuam mais baixo do que os idosos em todas as dimensões, com a exceção da abertura à experiência (p<0.0001); relativamente à BWSS, não se verificam diferenças significativas entre grupos etários (p>0.005). Outras características sociodemográficas contribuem significativamente para algumas dimensões da sabedoria, designadamente, a escolaridade, a profissão, entre outras. Deste estudo conclui-se que as variações na sabedoria poderão eventualmente estar associadas aos procedimentos de investigação usados, pelo que se recomenda retomar este assunto em investigação futura. Como a sabedoria pode desempenhar um papel importante na boas práticas em Gerontologia Social, recomenda-se no futuro incluir os profissionais deste domínio. |
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Envelhecimento e sabedoria na vida adulta : Um estudo sobre dimensões da sabedoria pessoalEnvelhecimentoSabedoriaVida adultaEscalas de medidaGerontologia socialAgingWisdomAdulthoodMeasurement scalesSocial gerontologyO envelhecimento populacional tem as suas principais causas no decréscimo das taxas de natalidade e no aumento da longevidade (Hooyman & Kiyak, 2011). Já o envelhecimento individual é um fenómeno, essencialmente, de natureza biopsicossocial (Cavanaugh & Blanchard-Fields, 2006), um processo que ocorre ao longo da vida que no seu decurso possui múltiplos caminhos desenvolvimentais e nem todos com tendência para o declínio (Baltes, 1997; Baltes & Baltes, 1990; Baltes & Smith, 2003). A sabedoria pode ser definida como a orquestração perfeita de mente e virtude, o “ideal” face à incompletude humana (Baltes & Kunzman, 2003; Baltes & Staudinger, 2000). No entanto, pode também ser compreendida no âmbito da personalidade (Ardelt, 2003; Webster, 2003). Abordada em termos pessoais ou gerais, a sabedoria está longe de ser um assunto consensual. Assim o presente estudo tem como objetivo analisar as dimensões de sabedoria, em função das características sociodemográficas do indivíduo. Em termos metodológicos, participaram neste estudo 550 pessoas de três grupos etários: jovens (18-35 anos), adultos de meia-idade (36-64 anos) e adultos mais velhos (65+ anos). Foram utilizados, para além da ficha sociodemográfica, três instrumentos de medida da sabedoria: a Escala Tridimensional de Sabedoria (3D-WS 19-itens; Ardelt, 2003; versão portuguesa de Bastos, Lamela & Gonçalves, 2012), a Escala de Auto-Avaliação de Sabedoria (SAWS; Webster, 2003; versão portuguesa de Amado & Diniz, 2008) e a Escala Breve de Sabedoria (BWSS; Glück, König, Naschenweng, Redzanowski, Dorner, Straβer & Wiedermann, 2013; versão para estudo de Fernandes & Bastos, 2014). Em termos de procedimentos, a informação foi recolhida presencialmente e com recurso a mecanismos on-line. Em termos de resultados, observou-se o seguinte: (1) considerando a sabedoria analisada através da 3D-WS, os jovens e os adultos pontuam mais alto do que os idosos (p<0.0001) e esta tendência mantém-se em todas as dimensões (cognitiva, afetiva e reflexiva); (2) tomando como referência a SAWS, verificou-se o oposto, ou seja, os jovens e os adultos pontuam mais baixo do que os idosos em todas as dimensões, com a exceção da abertura à experiência (p<0.0001); relativamente à BWSS, não se verificam diferenças significativas entre grupos etários (p>0.005). Outras características sociodemográficas contribuem significativamente para algumas dimensões da sabedoria, designadamente, a escolaridade, a profissão, entre outras. Deste estudo conclui-se que as variações na sabedoria poderão eventualmente estar associadas aos procedimentos de investigação usados, pelo que se recomenda retomar este assunto em investigação futura. Como a sabedoria pode desempenhar um papel importante na boas práticas em Gerontologia Social, recomenda-se no futuro incluir os profissionais deste domínio.Populational aging has its main roots in the decrease of birth rates and in the increased longevity (Hooyman & Kiyak, 2011). On the other hand, individual aging is essentially a phenomenon of biopsychossocial nature (Cavanaugh & Blanchard-Fields, 2006), a process that occurs during life-span and, along its course has multiple developmental pathways and not all of them with a tendency to decline (Baltes, 1997; Baltes & Baltes, 1990; Baltes & Smith, 2003). Wisdom can be defined as the perfect orchestration of mind and virtue, the “ideal”, taking into account human incompleteness (Baltes & Kunzman, 2003; Baltes & Staudinger, 2000). However, it can also be seen as a personality trait (Ardelt, 2003; Webster, 2003). Approached in personal or general terms, wisdom is far from being a consensual matter. Thus, this study aims to analyse wisdom dimensions according to individuals’ sociodemographic features. In terms of methodology, 550 persons of three age groups participated in this study: young people (18-35 years), middle-aged adults (36-64 years) and older adults (65+ years). Besides the sociodemographic form, we used three wisdom measuring instruments: the Three Dimensional Wisdom Scale (3D-WS 19-items; Ardelt, 2003; Portuguese version by Bastos, Lamela & Gonçalves, 2012), the Self-Assessed Wisdom Scale (SAWS; Webster, 2003; Portuguese version by Amado & Diniz, 2008) and the Brief Wisdom Screening Scale (BWSS; Glück, König, Naschenweng, Redzanowski, Dorner, Straβer & Wiedermann, 2013; Portuguese version for study by Fernandes & Bastos, 2014). In terms of procedures, the information was collected in person and using online mechanisms. In what concerns the results of this study, we observed the following: (1) considering wisdom analyzed by 3D-WS, young people and adults score higher than the elderly (p <0.0001), this trend remains in all dimensions (cognitive, affective and reflexive); (2) taking by reference the SAWS, we observe the opposite tendency, that is, young people and adults score lower than the elderly in all dimensions, with the exception of openness to experience (p <0.0001); (3) regarding the BWSS, there are no significant differences between age groups (p> 0.005). Other sociodemographic characteristics contribute significantly to some dimensions of wisdom, in particular, education, occupation, among others. This study concluded that variations in wisdom may possibly be associated with research procedures. Thus, it is recommended to further analyze this issue in future research. As wisdom can play an important role in good practices in Social Gerontology, it is recommended, in the future, to include the professionals of this field.2017-03-16T15:09:52Z2015-10-02T00:00:00Z2015-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1786TID:201648717porFernandes, Arminda Manuela Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:17Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:35.462093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O envelhecimento populacional tem as suas principais causas no decréscimo das taxas de natalidade e no aumento da longevidade (Hooyman & Kiyak, 2011). Já o envelhecimento individual é um fenómeno, essencialmente, de natureza biopsicossocial (Cavanaugh & Blanchard-Fields, 2006), um processo que ocorre ao longo da vida que no seu decurso possui múltiplos caminhos desenvolvimentais e nem todos com tendência para o declínio (Baltes, 1997; Baltes & Baltes, 1990; Baltes & Smith, 2003). A sabedoria pode ser definida como a orquestração perfeita de mente e virtude, o “ideal” face à incompletude humana (Baltes & Kunzman, 2003; Baltes & Staudinger, 2000). No entanto, pode também ser compreendida no âmbito da personalidade (Ardelt, 2003; Webster, 2003). Abordada em termos pessoais ou gerais, a sabedoria está longe de ser um assunto consensual. Assim o presente estudo tem como objetivo analisar as dimensões de sabedoria, em função das características sociodemográficas do indivíduo. Em termos metodológicos, participaram neste estudo 550 pessoas de três grupos etários: jovens (18-35 anos), adultos de meia-idade (36-64 anos) e adultos mais velhos (65+ anos). Foram utilizados, para além da ficha sociodemográfica, três instrumentos de medida da sabedoria: a Escala Tridimensional de Sabedoria (3D-WS 19-itens; Ardelt, 2003; versão portuguesa de Bastos, Lamela & Gonçalves, 2012), a Escala de Auto-Avaliação de Sabedoria (SAWS; Webster, 2003; versão portuguesa de Amado & Diniz, 2008) e a Escala Breve de Sabedoria (BWSS; Glück, König, Naschenweng, Redzanowski, Dorner, Straβer & Wiedermann, 2013; versão para estudo de Fernandes & Bastos, 2014). Em termos de procedimentos, a informação foi recolhida presencialmente e com recurso a mecanismos on-line. Em termos de resultados, observou-se o seguinte: (1) considerando a sabedoria analisada através da 3D-WS, os jovens e os adultos pontuam mais alto do que os idosos (p<0.0001) e esta tendência mantém-se em todas as dimensões (cognitiva, afetiva e reflexiva); (2) tomando como referência a SAWS, verificou-se o oposto, ou seja, os jovens e os adultos pontuam mais baixo do que os idosos em todas as dimensões, com a exceção da abertura à experiência (p<0.0001); relativamente à BWSS, não se verificam diferenças significativas entre grupos etários (p>0.005). Outras características sociodemográficas contribuem significativamente para algumas dimensões da sabedoria, designadamente, a escolaridade, a profissão, entre outras. Deste estudo conclui-se que as variações na sabedoria poderão eventualmente estar associadas aos procedimentos de investigação usados, pelo que se recomenda retomar este assunto em investigação futura. Como a sabedoria pode desempenhar um papel importante na boas práticas em Gerontologia Social, recomenda-se no futuro incluir os profissionais deste domínio. |
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