Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barchi, Rodrigo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/330
Resumo: Os conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.
id RCAP_ceea384c99140fcb46af2daaff224eb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/330
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientaisEducação AmbientalLiteratura MenorEducação MenorInversãoPerversãoOs conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémBarchi, Rodrigo2010-11-30T22:44:22Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/330porBARCHI, Rodrigo - Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.174-1921646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/330Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:57.155124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
title Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
spellingShingle Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
Barchi, Rodrigo
Educação Ambiental
Literatura Menor
Educação Menor
Inversão
Perversão
title_short Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
title_full Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
title_fullStr Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
title_full_unstemmed Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
title_sort Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais
author Barchi, Rodrigo
author_facet Barchi, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Barchi, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Literatura Menor
Educação Menor
Inversão
Perversão
topic Educação Ambiental
Literatura Menor
Educação Menor
Inversão
Perversão
description Os conceitos de ciência menor, literatura menor ou educação menor, não indicam um grau qualitativo das áreas de conhecimento. De acordo com Gilles Deleuze e Felix Guattari (1977), menor significa uma condição revolucionária, resistente e insubmissa a um contexto de controle brutal e autoritário. Esse artigo busca, em primeiro lugar, construir alguns diálogos entre os campos da ecologia política e da educação ambiental, com as ressonâncias do pensamento de Nietzsche na obra de Deleuze e de alguns de seus interlocutores, no que diz respeito à inversão e perversão de algumas noções tão caras ao pensamento platônico, como autêntico, original, puro e essencial. A partir dessas conexões, em um segundo momento este trabalho sugere algumas possibilidades de construção de diversas educações ambientais, que por sua condição singular, radical e múltipla, possam ser consideradas como menores. - The concepts of minor Science, minor Literature or minor Education do not indicate a qualitative degree in these areas of human knowledge. According to Gilles Deleuze and Felix Guattari (1977), minor implies a revolutionary condition, resistant and not subjected to a context of brutal and authoritative control. To start with, this article tries to establish some links between Political Ecology and Environmental Education based on the work of Deleuze and some of his interpreters that echoes the thoughts of Nietzshe as to the inversion and perversion of some notions so cherished by the platonic thought as being authentic, original, pure and essential. From these links, this work proceeds to suggest some possible constructions of Environmental Education, that due to their singular, radical and multiple conditions, can be considered as minor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-11-30T22:44:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/330
url http://hdl.handle.net/10400.15/330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BARCHI, Rodrigo - Contribuições "inversas", "perversas" e menores às educações ambientais. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.174-192
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020929376256