Eficiência de equipamentos numa área de trituração de cortiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emanuel Thiago de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9934
Resumo: A eficiência geral de equipamentos (OEE) tornou-se uma métrica industrial associada à produção bem-sucedida, revelando de forma imediata o nível de desempenho do processo relativamente ao planeamento. A otimização da eficiência de uma operação é complexa devido à diversidade de entidades constantemente em movimento paralelo, interagindo nos parâmetros chave: materiais, controlo do processo, qualidade, fiabilidade, desperdício, cadência, entrega, teste, entre outros. No âmbito da monitorização e controle da eficiência do processo produtivo na unidade de granulados, foi estudado qual o comportamento dos moinhos destroçadores (MDT). Numa primeira fase deste estudo, houve necessidade de perceber quais eram os tempos improdutivos, quais as avarias que mais vezes aconteciam e também quais as ferramentas que mais desgaste apresentavam, e que em suma contribuíam para um menor desempenho dos equipamentos. Rapidamente foi possível perceber que os componentes que apresentavam maior desgaste eram os concaves. Estes contribuem para uma enorme ineficiência do processo, não só pelo elevado desgaste apresentado em pouco tempo de vida, como também pelos tempos improdutivos causados pela necessidade permanente de mudança de ferramentas. Foi realizado um estudo mais aprofundado sobre a composição química dos concaves, para melhor compreender o seu desgaste. Iniciou-se um conjunto de testes com outros materiais e processos de fabricação, com o objetivo final de tornar o equipamento mais eficiente, reduzindo os empos improdutivos na mudança de concaves. Este estudo encontra-se numa fase intermédia e irá culminar na elaboração de um artigo científico, que já se encontra em curso. Dada a elevada quantidade de material ferroso que aparecia na matéria-prima, houve necessidade de projetar um eletroíman, para que este retirasse todo o material contaminante logo no início do processo. Com isto, pretendia-se reduzir o número de paragens, por um lado para não contaminar o produto final, e por outro lado para não danificar o equipamento, aumentando o tempo de vida útil. Realizado o levantamento dos dados e o seu tratamento estatístico, foi possível identificar uma presença elevada de material rochoso em diversas fases do processo. Verificou-se que este material aumenta significativamente o número de avarias no transporte pneumático. Com este estudo foi possível identificar quais as fases do processo que estão a comprometer uma melhor eficiência do processo. Houve ainda lugar a um conjunto de ações de melhoria operacionais, entre elas a criação de uma plataforma informática de apoio às equipas operacionais. Pode concluir-se no final desta dissertação que a perceção que a empresa pode agora ter sobre quais são as maiores ineficiências e qual o impacto que têm nos resultados económicos é bastante mais fiável.
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Numa primeira fase deste estudo, houve necessidade de perceber quais eram os tempos improdutivos, quais as avarias que mais vezes aconteciam e também quais as ferramentas que mais desgaste apresentavam, e que em suma contribuíam para um menor desempenho dos equipamentos. Rapidamente foi possível perceber que os componentes que apresentavam maior desgaste eram os concaves. Estes contribuem para uma enorme ineficiência do processo, não só pelo elevado desgaste apresentado em pouco tempo de vida, como também pelos tempos improdutivos causados pela necessidade permanente de mudança de ferramentas. Foi realizado um estudo mais aprofundado sobre a composição química dos concaves, para melhor compreender o seu desgaste. Iniciou-se um conjunto de testes com outros materiais e processos de fabricação, com o objetivo final de tornar o equipamento mais eficiente, reduzindo os empos improdutivos na mudança de concaves. Este estudo encontra-se numa fase intermédia e irá culminar na elaboração de um artigo científico, que já se encontra em curso. Dada a elevada quantidade de material ferroso que aparecia na matéria-prima, houve necessidade de projetar um eletroíman, para que este retirasse todo o material contaminante logo no início do processo. Com isto, pretendia-se reduzir o número de paragens, por um lado para não contaminar o produto final, e por outro lado para não danificar o equipamento, aumentando o tempo de vida útil. Realizado o levantamento dos dados e o seu tratamento estatístico, foi possível identificar uma presença elevada de material rochoso em diversas fases do processo. Verificou-se que este material aumenta significativamente o número de avarias no transporte pneumático. Com este estudo foi possível identificar quais as fases do processo que estão a comprometer uma melhor eficiência do processo. Houve ainda lugar a um conjunto de ações de melhoria operacionais, entre elas a criação de uma plataforma informática de apoio às equipas operacionais. Pode concluir-se no final desta dissertação que a perceção que a empresa pode agora ter sobre quais são as maiores ineficiências e qual o impacto que têm nos resultados económicos é bastante mais fiável.The overall equipment efficiency (OEE) has become an industry metric associated with the successful production revealing immediately the level of performance for the planning process. The optimization of the efficiency of an operation is complex due to the diversity of all the entities constantly in parallel motion, interacting in key parameters like the materials, process control, quality, reliability, waste, cadence, delivery, testing, among others. In the context of monitoring and controlling the efficiency of the production process granulates unit was studied the behavior of chippers mills (MDT). In the first phase of this study there was a need to understand what were the most unproductive tasks, which failures were happening more often, which tools were presenting more wear, and also which tools were contributing more to a lower performance of the equipment. Quickly it was revealed that the components that were presenting more wear were the inserts. These contribute to a huge inefficiency of the process, not only for presenting a high wear in a short period of time, but also for having a lot of unproductive tasks mainly caused by the ongoing need for tools change. Further on was made a study on the chemical composition of the inserts that conducted to a better understand of what their wear was mostly about. Meanwhile a series of tests with other materials and manufacturing processes were made with the ultimate goal of having the most efficient equipment and reducing unproductive tasks when changing the inserts. This study is now in an intermediate stage and will culminate in a scientific paper which is already underway. Given the high amount of ferrous material that appeared in the raw material it was necessary to design an electromagnet so that it could withdraw all contaminating material early in the process. With this it was intended to reduce the number of stops during the process and to be able not to contaminate the final product and in the other hand not to damage the equipment increasing his lifetime. Conducted the data survey and after making their statistical treatment it was possible to identify a high presence of rocky material at various stages of the process. It was found that this material significantly increases the number of failures in the pneumatic transport. With this study it was possible to identify the stages of the process that are compromising a better process efficiency. There was still room for a set of operational improvement initiatives including the creation of an IT platform to support operational teams. It can be concluded at the end of this thesis that the perception that the company can now have on what are the biggest inefficiencies and what impact they have on economic performance is much more reliable.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Emanuel Thiago de Sousa2017-06-23T10:41:39Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9934TID:201708205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:27Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9934Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:24.590567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A eficiência geral de equipamentos (OEE) tornou-se uma métrica industrial associada à produção bem-sucedida, revelando de forma imediata o nível de desempenho do processo relativamente ao planeamento. A otimização da eficiência de uma operação é complexa devido à diversidade de entidades constantemente em movimento paralelo, interagindo nos parâmetros chave: materiais, controlo do processo, qualidade, fiabilidade, desperdício, cadência, entrega, teste, entre outros. No âmbito da monitorização e controle da eficiência do processo produtivo na unidade de granulados, foi estudado qual o comportamento dos moinhos destroçadores (MDT). Numa primeira fase deste estudo, houve necessidade de perceber quais eram os tempos improdutivos, quais as avarias que mais vezes aconteciam e também quais as ferramentas que mais desgaste apresentavam, e que em suma contribuíam para um menor desempenho dos equipamentos. Rapidamente foi possível perceber que os componentes que apresentavam maior desgaste eram os concaves. Estes contribuem para uma enorme ineficiência do processo, não só pelo elevado desgaste apresentado em pouco tempo de vida, como também pelos tempos improdutivos causados pela necessidade permanente de mudança de ferramentas. Foi realizado um estudo mais aprofundado sobre a composição química dos concaves, para melhor compreender o seu desgaste. Iniciou-se um conjunto de testes com outros materiais e processos de fabricação, com o objetivo final de tornar o equipamento mais eficiente, reduzindo os empos improdutivos na mudança de concaves. Este estudo encontra-se numa fase intermédia e irá culminar na elaboração de um artigo científico, que já se encontra em curso. Dada a elevada quantidade de material ferroso que aparecia na matéria-prima, houve necessidade de projetar um eletroíman, para que este retirasse todo o material contaminante logo no início do processo. Com isto, pretendia-se reduzir o número de paragens, por um lado para não contaminar o produto final, e por outro lado para não danificar o equipamento, aumentando o tempo de vida útil. Realizado o levantamento dos dados e o seu tratamento estatístico, foi possível identificar uma presença elevada de material rochoso em diversas fases do processo. Verificou-se que este material aumenta significativamente o número de avarias no transporte pneumático. Com este estudo foi possível identificar quais as fases do processo que estão a comprometer uma melhor eficiência do processo. Houve ainda lugar a um conjunto de ações de melhoria operacionais, entre elas a criação de uma plataforma informática de apoio às equipas operacionais. Pode concluir-se no final desta dissertação que a perceção que a empresa pode agora ter sobre quais são as maiores ineficiências e qual o impacto que têm nos resultados económicos é bastante mais fiável.
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