Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira da Silva, Pedro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Eira, Cláudia, Pombo, Joana, Silva, Ana Patrícia, Corrêa da Silva, Leonor, Martins, Filipa, Santos, Graça, Bravo, Paula, Roncon, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.116
Resumo: As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional.
id RCAP_ceef2d7714bbb1c7e293287b45384e94
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.116https://doi.org/10.14417/ap.116Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-391646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116/pdfCaldeira da Silva, PedroEira, CláudiaPombo, JoanaSilva, Ana PatríciaCorrêa da Silva, LeonorMartins, FilipaSantos, GraçaBravo, PaulaRoncon, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:37Zoai:ojs.localhost:article/116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:50.155830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
title Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
spellingShingle Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
Caldeira da Silva, Pedro
title_short Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
title_full Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
title_fullStr Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
title_full_unstemmed Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
title_sort Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
author Caldeira da Silva, Pedro
author_facet Caldeira da Silva, Pedro
Eira, Cláudia
Pombo, Joana
Silva, Ana Patrícia
Corrêa da Silva, Leonor
Martins, Filipa
Santos, Graça
Bravo, Paula
Roncon, Paula
author_role author
author2 Eira, Cláudia
Pombo, Joana
Silva, Ana Patrícia
Corrêa da Silva, Leonor
Martins, Filipa
Santos, Graça
Bravo, Paula
Roncon, Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira da Silva, Pedro
Eira, Cláudia
Pombo, Joana
Silva, Ana Patrícia
Corrêa da Silva, Leonor
Martins, Filipa
Santos, Graça
Bravo, Paula
Roncon, Paula
description As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.116
https://doi.org/10.14417/ap.116
url https://doi.org/10.14417/ap.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39
Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595287822336