Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.116 |
Resumo: | As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional. |
id |
RCAP_ceef2d7714bbb1c7e293287b45384e94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R.As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.116https://doi.org/10.14417/ap.116Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-391646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116/pdfCaldeira da Silva, PedroEira, CláudiaPombo, JoanaSilva, Ana PatríciaCorrêa da Silva, LeonorMartins, FilipaSantos, GraçaBravo, PaulaRoncon, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:37Zoai:ojs.localhost:article/116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:50.155830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
title |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
spellingShingle |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. Caldeira da Silva, Pedro |
title_short |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
title_full |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
title_fullStr |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
title_full_unstemmed |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
title_sort |
Programa clínico para o tratamento das perturbações da relação e da comunicação, baseado no Modelo D.I.R. |
author |
Caldeira da Silva, Pedro |
author_facet |
Caldeira da Silva, Pedro Eira, Cláudia Pombo, Joana Silva, Ana Patrícia Corrêa da Silva, Leonor Martins, Filipa Santos, Graça Bravo, Paula Roncon, Paula |
author_role |
author |
author2 |
Eira, Cláudia Pombo, Joana Silva, Ana Patrícia Corrêa da Silva, Leonor Martins, Filipa Santos, Graça Bravo, Paula Roncon, Paula |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira da Silva, Pedro Eira, Cláudia Pombo, Joana Silva, Ana Patrícia Corrêa da Silva, Leonor Martins, Filipa Santos, Graça Bravo, Paula Roncon, Paula |
description |
As perturbações do espectro autista enquadram-se no grupo de perturbações mais severas com que os profissionais em saúde mental infantil lidam, dadas as suas repercussões no funcionamento da criança em áreas como as da socialização, comunicação e aprendizagem e a incerteza relativamente ao prognóstico. S. Greenspan e colaboradores desenvolveram um modelo explicativo para estas perturbações baseado numa abordagem desenvolvimental e estruturalista e na certeza de que em todas as crianças existe alguma capacidade para comunicar e que essa capacidade depende do seu grau de motivação e de envolvimento afectivo. O Modelo D.I.R. (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação) é um modelo de intervenção resultante destes pressupostos teóricos que engloba a abordagem Floor-time e diferentes especialidades terapêuticas (integração sensorial, comunicação aumentativa).Através da Associação de Apoio à Unidade da Primeira Infância, foi criado um programa intensivo de intervenção clínica baseado nestes princípios. O artigo apresenta a descrição do programa, das crianças e da sua evolução em termos de desenvolvimento e adaptação social e emocional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.116 https://doi.org/10.14417/ap.116 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/116/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39 Análise Psicológica; Vol 21, No 1 (2003); 31-39 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595287822336 |