Estudo qualitativo sobre as experiências de um grupo de utilizadores do Tinder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Rita Moreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/7008
Resumo: A presente dissertação apresenta como objetivo central aceder aos discursos que possam refletir as motivações para que um grupo de adultos recorra a esta plataforma de encontros, assim como a análise que fazem desta experiência. Com a finalidade de acedermos a estas motivações, recorremos à utilização de uma entrevista semiestruturada construída para o efeito. Do desenvolvimento do estudo empírico que sustenta esta dissertação resulta um discurso grupal que espelha a complexidade desta aplicação, bem como as vivências subjetivas experienciadas pelos participantes. A presente investigação recorre ao método qualitativo, e implica uma amostragem intencional, não probabilística, mais concretamente uma amostragem por conveniência, na qual participaram 8 sujeitos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e os 29 anos de idade recrutados pelo método snowball. As entrevistas semiestruturadas decorreram por intermédio de ferramentas de mensagens instantâneas online, na referida aplicação. Seguidamente, foram transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, fundamentada e sustentada na Grounded Theory, através da qual foi possível sistematizar um conjunto de categorias organizadoras de discursos. Os resultados evidenciaram que as principais motivações para a utilização desta aplicação se prendem à procura de novas amizades, diversão e sexo casual. Modernamente, o Tinder é tido como o aplicativo de contactos mais popular para iOS e Android com pelo menos 10 milhões de utilizadores ativos (Sindy & Ligtenberg, 2017). Esta aplicação é um dos primeiros aplicativos de contactos que é projetado especificamente como um smart-aplicativo de telefone, ao invés de uma extensão de um site de contacto existente (Sindy & Ligtenberg, 2017). Para criar um perfil Tinder pessoal, a aplicação utiliza informações da conta do Facebook de um indivíduo, mormente a idade, o género, os amigos e, concomitantemente, os interesses (Sindy & Ligtenberg, 2017). As informações que estão disponíveis no perfil pessoal do Tinder são limitadas e a plataforma foca-se sobretudo na aparência dos utilizadores, mais concretamente, através de imagens. Os utilizadores do Tinder são convidados a indicar as suas preferências sobre o género dos parceiros de encontros on-line, idade e vizinhança (Sindy & Ligtenberg, 2017).
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A presente investigação recorre ao método qualitativo, e implica uma amostragem intencional, não probabilística, mais concretamente uma amostragem por conveniência, na qual participaram 8 sujeitos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e os 29 anos de idade recrutados pelo método snowball. As entrevistas semiestruturadas decorreram por intermédio de ferramentas de mensagens instantâneas online, na referida aplicação. Seguidamente, foram transcritas e submetidas a uma análise de conteúdo, fundamentada e sustentada na Grounded Theory, através da qual foi possível sistematizar um conjunto de categorias organizadoras de discursos. Os resultados evidenciaram que as principais motivações para a utilização desta aplicação se prendem à procura de novas amizades, diversão e sexo casual. Modernamente, o Tinder é tido como o aplicativo de contactos mais popular para iOS e Android com pelo menos 10 milhões de utilizadores ativos (Sindy & Ligtenberg, 2017). Esta aplicação é um dos primeiros aplicativos de contactos que é projetado especificamente como um smart-aplicativo de telefone, ao invés de uma extensão de um site de contacto existente (Sindy & Ligtenberg, 2017). Para criar um perfil Tinder pessoal, a aplicação utiliza informações da conta do Facebook de um indivíduo, mormente a idade, o género, os amigos e, concomitantemente, os interesses (Sindy & Ligtenberg, 2017). As informações que estão disponíveis no perfil pessoal do Tinder são limitadas e a plataforma foca-se sobretudo na aparência dos utilizadores, mais concretamente, através de imagens. Os utilizadores do Tinder são convidados a indicar as suas preferências sobre o género dos parceiros de encontros on-line, idade e vizinhança (Sindy & Ligtenberg, 2017).The present dissertation presents as a primary scope access to speeches that may reflect the motivations for an adults’ group to use this meeting platform, as well as the analysis that they make about this experience. In order to access these motivations, we used a semi-structured interview built for this purpose. From the present dissertation a group discourse emerged that mirrors the complexity of this application, as well as the subjective experiences experienced by the participants. The present investigation uses the qualitative method and involves an intentional, non-probabilistic sampling, more specifically a sampling for convenience, in which 8 male participants, aged between 25 and 29 years were recruited by the “snowball method”. The semi-structured interviews were carried out through online instant messaging tools in the dating online application. They were then transcribed and submitted to a content analysis, based on Grounded Theory, through which it was possible to systematize a set of categories that organize speeches. The results showed that the main motivations for using this application are searching for new friendships, fun and casual sex. Currently, Tinder is regarded as the most popular contact application for iOS and Android with at least 10 million active users (Sindy & Ligtenberg, 2017). This application is one of the first contact applications that is designed specifically as a smart-phone application, rather than an extension of an existing contact site (Sindy & Ligtenberg, 2017). To create a personal Tinder profile, the application uses information from an individual's Facebook account, particularly age, gender, friends, and, at the same time, interests (Sindy & Ligtenberg, 2017). The information that is available in Tinder's personal profile is limited and the platform is mainly focused on the appearance of the users, more precisely, through images. Tinder users are invited to indicate their gender preferences for online dating, age and neighborhood partners (Sindy & Ligtenberg, 2017).Teixeira, ZéliaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCunha, Ana Rita Moreira da2020-11-09T01:30:11Z2018-11-09T00:00:00Z2018-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/7008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:24Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/7008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:54.656788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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