Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57007 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_cf18d2c67b6ca9403ee2f7c07a3f1efd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/57007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar no Museu Benfica – Cosme DamiãoRelação escola-museuMuseusEducação para a cidadaniaMediação culturalEducação não formalPatrimónio cultural - Lisboa (Portugal)Relatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNo presente relatório de estágio académico encontra-se todo o processo de um trabalho realizado durante o 2.º Ciclo do mestrado em Educação e Formação na especialidade de Desenvolvimento Social e Cultural, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado nos Serviços de Mediação e Educação do Museu Benfica - Cosme Damião. Intitulado Educar no Museu Benfica - Cosme Damião, pretendo analisar e compreender de que forma o desporto contribui para o desenvolvimento social e cultural e como é que a educação não formal desenvolvida no museu trabalha as questões da cidadania. O relatório é constituído por três capítulos. O primeiro capítulo apresenta um enquadramento teórico com o objetivo de explorar todos os conceitos ligados à temática do relatório: educação não formal, educação patrimonial, museus, mediação cultural, serviços educativos e cidadania são os conceitos chave que serão apresentados, analisados e devidamente fundamentados neste capítulo. O segundo capítulo é destinado a uma breve apresentação do Sport Lisboa e Benfica e da Direção Geral do Património Cultural do Benfica, onde se insere o Serviço de Mediação e Educação, do ponto de vista histórico e organizacional. Neste capítulo aproveito também para aprofundar e analisar o Museu Benfica quanto à sua inovação no campo da multimédia e tecnologia e quanto ao desenvolvimento da educação para a cidadania no museu. O terceiro e último capítulo apresenta e analisa todas as tarefas e atividades que realizei ao longo do estágio. Ainda inserido neste capítulo desenvolve-se uma reflexão sobre as competências adquiridas e o meu desenvolvimento profissional durante este percurso. Neste trabalho aprofunda-se conhecimentos sobre a educação museológica através das ações educativas que os museus desenvolvem. Os museus têm a nova função de educar. Neste trabalho será possível acompanhar a lógica de concretização das várias atividades educativas nos serviços educativos voltadas para a cidadania e para a educação patrimonial.This academic internship report shows the process of the work which took place during the 2nd Year of the Master Program in Education and Training, whose specialization area was in Social and Cultural Development in the Education Institute of the University of Lisbon. This internship took place at Museu Benfica – Cosme Damião, in the Mediation and Education Services. With this report, whose title is Educar no Museu Benfica – Cosme Damião, I plan to analyze and understand the way sports play a role on the cultural and social development as well as how non-formal education developed in the museum addresses the issues of citizenship. The following report is made up of three chapters. The first chapter presents a theoretical framework with the goal of exploring all the concepts related to the theme of this report. Non formal education, patrimonial education, museums, cultural mediation, educational departments and citizenship are the key concepts which will be presented, analyzed and duly well founded in this chapter. In the second chapter there is a brief introduction of Sport Lisboa e Benfica and its Cultural Heritage Direction, in which the Mediation and Education Services is a part of, through the historical and organizational standpoint. In addition to this, I will further develop and analyze the multimedia’s innovation and technological aspect of Museum of Benfica as well as the development of education for the citizenship.The third and last chapter unveils and analyzes all tasks and activities I have partaken in throughout the internship. Moreover, I will also reflect on all the skills acquired and my professional development during this experience. This report aims to strengthen the knowledge on museum education through educational actions developed by museums - education is their new function. This work will show the logic of the implementation of several educational activities in the educational services oriented to citizenship and patrimonial education.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaReis, Daniela Ferraria2023-04-04T14:10:08Z20222022-10-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:29.325976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
title |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
spellingShingle |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião Reis, Daniela Ferraria Relação escola-museu Museus Educação para a cidadania Mediação cultural Educação não formal Património cultural - Lisboa (Portugal) Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
title_full |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
title_fullStr |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
title_full_unstemmed |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
title_sort |
Educar no Museu Benfica – Cosme Damião |
author |
Reis, Daniela Ferraria |
author_facet |
Reis, Daniela Ferraria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mogarro, Maria João, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Daniela Ferraria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação escola-museu Museus Educação para a cidadania Mediação cultural Educação não formal Património cultural - Lisboa (Portugal) Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Relação escola-museu Museus Educação para a cidadania Mediação cultural Educação não formal Património cultural - Lisboa (Portugal) Relatórios de estágio de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-14 2022-01-01T00:00:00Z 2023-04-04T14:10:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/57007 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/57007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134628368351232 |