Educar no Museu Benfica – Cosme Damião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Daniela Ferraria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57007
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_cf18d2c67b6ca9403ee2f7c07a3f1efd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar no Museu Benfica – Cosme DamiãoRelação escola-museuMuseusEducação para a cidadaniaMediação culturalEducação não formalPatrimónio cultural - Lisboa (Portugal)Relatórios de estágio de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNo presente relatório de estágio académico encontra-se todo o processo de um trabalho realizado durante o 2.º Ciclo do mestrado em Educação e Formação na especialidade de Desenvolvimento Social e Cultural, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O estágio foi realizado nos Serviços de Mediação e Educação do Museu Benfica - Cosme Damião. Intitulado Educar no Museu Benfica - Cosme Damião, pretendo analisar e compreender de que forma o desporto contribui para o desenvolvimento social e cultural e como é que a educação não formal desenvolvida no museu trabalha as questões da cidadania. O relatório é constituído por três capítulos. O primeiro capítulo apresenta um enquadramento teórico com o objetivo de explorar todos os conceitos ligados à temática do relatório: educação não formal, educação patrimonial, museus, mediação cultural, serviços educativos e cidadania são os conceitos chave que serão apresentados, analisados e devidamente fundamentados neste capítulo. O segundo capítulo é destinado a uma breve apresentação do Sport Lisboa e Benfica e da Direção Geral do Património Cultural do Benfica, onde se insere o Serviço de Mediação e Educação, do ponto de vista histórico e organizacional. Neste capítulo aproveito também para aprofundar e analisar o Museu Benfica quanto à sua inovação no campo da multimédia e tecnologia e quanto ao desenvolvimento da educação para a cidadania no museu. O terceiro e último capítulo apresenta e analisa todas as tarefas e atividades que realizei ao longo do estágio. Ainda inserido neste capítulo desenvolve-se uma reflexão sobre as competências adquiridas e o meu desenvolvimento profissional durante este percurso. Neste trabalho aprofunda-se conhecimentos sobre a educação museológica através das ações educativas que os museus desenvolvem. Os museus têm a nova função de educar. Neste trabalho será possível acompanhar a lógica de concretização das várias atividades educativas nos serviços educativos voltadas para a cidadania e para a educação patrimonial.This academic internship report shows the process of the work which took place during the 2nd Year of the Master Program in Education and Training, whose specialization area was in Social and Cultural Development in the Education Institute of the University of Lisbon. This internship took place at Museu Benfica – Cosme Damião, in the Mediation and Education Services. With this report, whose title is Educar no Museu Benfica – Cosme Damião, I plan to analyze and understand the way sports play a role on the cultural and social development as well as how non-formal education developed in the museum addresses the issues of citizenship. The following report is made up of three chapters. The first chapter presents a theoretical framework with the goal of exploring all the concepts related to the theme of this report. Non formal education, patrimonial education, museums, cultural mediation, educational departments and citizenship are the key concepts which will be presented, analyzed and duly well founded in this chapter. In the second chapter there is a brief introduction of Sport Lisboa e Benfica and its Cultural Heritage Direction, in which the Mediation and Education Services is a part of, through the historical and organizational standpoint. In addition to this, I will further develop and analyze the multimedia’s innovation and technological aspect of Museum of Benfica as well as the development of education for the citizenship.The third and last chapter unveils and analyzes all tasks and activities I have partaken in throughout the internship. Moreover, I will also reflect on all the skills acquired and my professional development during this experience. This report aims to strengthen the knowledge on museum education through educational actions developed by museums - education is their new function. This work will show the logic of the implementation of several educational activities in the educational services oriented to citizenship and patrimonial education.Mogarro, Maria João, 1959-Repositório da Universidade de LisboaReis, Daniela Ferraria2023-04-04T14:10:08Z20222022-10-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57007porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:29.325976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
title Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
spellingShingle Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
Reis, Daniela Ferraria
Relação escola-museu
Museus
Educação para a cidadania
Mediação cultural
Educação não formal
Património cultural - Lisboa (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
title_full Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
title_fullStr Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
title_full_unstemmed Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
title_sort Educar no Museu Benfica – Cosme Damião
author Reis, Daniela Ferraria
author_facet Reis, Daniela Ferraria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mogarro, Maria João, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Daniela Ferraria
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-museu
Museus
Educação para a cidadania
Mediação cultural
Educação não formal
Património cultural - Lisboa (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Relação escola-museu
Museus
Educação para a cidadania
Mediação cultural
Educação não formal
Património cultural - Lisboa (Portugal)
Relatórios de estágio de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-14
2022-01-01T00:00:00Z
2023-04-04T14:10:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57007
url http://hdl.handle.net/10451/57007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134628368351232