Processo de aquecimento de moldes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, João Carlos Correia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12625
Resumo: Para realizar a vulcanização de um pneu é necessário que exista enxofre e calor. A necessidade de calor no processo leva a gastos avultados com a energia gasta no aquecimento de moldes. A empresa Continental Mabor-Indústria de Pneus S.A. (CMIP) dedica-se à produção de pneus para veículos ligeiros de passageiros, veículos ligeiros de mercadorias e mais recentemente nos pneus para veículos agrícolas. Para o fabrico destes artigos a CMIP utiliza prensas hidráulicas e mecânicas com o aquecimento dos moldes a vapor saturado. O projecto aqui elaborado estuda o comportamento do aquecimento do molde antes de entrar em produção. Este estudo vai utilizar conceitos de Transferência de Calor de forma a elaborar um modelo teórico que preveja a evolução das temperaturas durante o aquecimento dos moldes que existem na CMIP; o objectivo primeiro do trabalho é precisamente este. Durante o projecto fizeram-se testes a diferentes tamanhos de molde durante o seu aquecimento em diferentes dipositivos existentes. A par dos testes, foi feito um estudo teórico dos diferentes modos de transferência de calor de forma a encontrar uma aproximação entre o real e o teórico. Na fase final do trabalho fizeram-se recomendações para diminuir o tempo de aquecimento moldes nas prensas, o que será o segundo objectivo do trabalho. Estas mesmas recomendações foram testadas de forma a comprovar a diminuição de tempo.
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