A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucho, Carlos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Torres, Eduardo Cintra, Burnay, Catarina Duff
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10500
Resumo: O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
id RCAP_cf47b6e99ae5af4b94f9866b8b97994d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a PortugalTelevisãoEvento mediáticoEstratégias comunicacionaisMedição de audiênciasTelevisionMedia eventsCommunication strategiesAudience measurementO Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.The Vatican and the Church in Portugal established Benedict XVI’s visit to Portugal in May 2011 as a media event. The media corresponded to the theme and the actor(s) with a mobilization of financial and human investment that resulted in focused and comprehensive coverage. The television channels, public and private, took a prominent role in mediating the events through the presentation and evaluation of “man-Pope” and his actions. This fact resulted in “single issue” but still competitive broadcasts, given the production of contextual and live reports, highlighting the construction of stages and the guests/pundits (both lay and religious) and the journalists/anchors in charge of outputs. This article discusses the construction of the “electronic feast” from both perspectives: production and reception.Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e CulturaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapucho, CarlosTorres, Eduardo CintraBurnay, Catarina Duff2013-05-14T15:43:09Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10500porCAPUCHO, Carlos; TORRES, Eduardo Cintra; BURNAY, Catarina Duff – A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 95-1141646-487710.34632/comunicacaoecultura.2011.556info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:15:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:17.050531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
title A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
spellingShingle A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
Capucho, Carlos
Televisão
Evento mediático
Estratégias comunicacionais
Medição de audiências
Television
Media events
Communication strategies
Audience measurement
title_short A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
title_full A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
title_fullStr A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
title_full_unstemmed A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
title_sort A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
author Capucho, Carlos
author_facet Capucho, Carlos
Torres, Eduardo Cintra
Burnay, Catarina Duff
author_role author
author2 Torres, Eduardo Cintra
Burnay, Catarina Duff
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Capucho, Carlos
Torres, Eduardo Cintra
Burnay, Catarina Duff
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Evento mediático
Estratégias comunicacionais
Medição de audiências
Television
Media events
Communication strategies
Audience measurement
topic Televisão
Evento mediático
Estratégias comunicacionais
Medição de audiências
Television
Media events
Communication strategies
Audience measurement
description O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-05-14T15:43:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/10500
url http://hdl.handle.net/10400.14/10500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CAPUCHO, Carlos; TORRES, Eduardo Cintra; BURNAY, Catarina Duff – A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 95-114
1646-4877
10.34632/comunicacaoecultura.2011.556
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131764838367232