A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/10500 |
Resumo: | O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção. |
id |
RCAP_cf47b6e99ae5af4b94f9866b8b97994d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10500 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a PortugalTelevisãoEvento mediáticoEstratégias comunicacionaisMedição de audiênciasTelevisionMedia eventsCommunication strategiesAudience measurementO Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção.The Vatican and the Church in Portugal established Benedict XVI’s visit to Portugal in May 2011 as a media event. The media corresponded to the theme and the actor(s) with a mobilization of financial and human investment that resulted in focused and comprehensive coverage. The television channels, public and private, took a prominent role in mediating the events through the presentation and evaluation of “man-Pope” and his actions. This fact resulted in “single issue” but still competitive broadcasts, given the production of contextual and live reports, highlighting the construction of stages and the guests/pundits (both lay and religious) and the journalists/anchors in charge of outputs. This article discusses the construction of the “electronic feast” from both perspectives: production and reception.Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e CulturaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapucho, CarlosTorres, Eduardo CintraBurnay, Catarina Duff2013-05-14T15:43:09Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/10500porCAPUCHO, Carlos; TORRES, Eduardo Cintra; BURNAY, Catarina Duff – A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 95-1141646-487710.34632/comunicacaoecultura.2011.556info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:15:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/10500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:17.050531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
title |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
spellingShingle |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal Capucho, Carlos Televisão Evento mediático Estratégias comunicacionais Medição de audiências Television Media events Communication strategies Audience measurement |
title_short |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
title_full |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
title_fullStr |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
title_full_unstemmed |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
title_sort |
A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal |
author |
Capucho, Carlos |
author_facet |
Capucho, Carlos Torres, Eduardo Cintra Burnay, Catarina Duff |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Eduardo Cintra Burnay, Catarina Duff |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capucho, Carlos Torres, Eduardo Cintra Burnay, Catarina Duff |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão Evento mediático Estratégias comunicacionais Medição de audiências Television Media events Communication strategies Audience measurement |
topic |
Televisão Evento mediático Estratégias comunicacionais Medição de audiências Television Media events Communication strategies Audience measurement |
description |
O Vaticano e a Igreja em Portugal consagraram a visita de Bento XVI a Portugal em Maio de 2011 como um evento mediático. Os media corresponderam à temática e ao(s) interveniente(s) com uma mobilização de investimentos financeiros e humanos que resultaram numa cobertura centrada e exaustiva. Os canais televisivos, público e privados, assumiram um papel de destaque na mediação dos acontecimentos, através da apresentação e da avaliação do «homem-papa» e das suas acções. Este facto traduziu-se em emissões monotemáticas, mas, mesmo assim, concorrenciais, atendendo à produção de reportagens contextuais e de directos, destacando-se a construção de palcos e cenários, os convidados-comentadores (leigos e religiosos) e os jornalistas/pivôs encarregados de conduzir as emissões. O presente artigo procura discutir a construção da «festa electrónica» do lado da produção e da recepção. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z 2013-05-14T15:43:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/10500 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/10500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAPUCHO, Carlos; TORRES, Eduardo Cintra; BURNAY, Catarina Duff – A construção da festa electrónica na visita de Bento XVI a Portugal. Comunicação & Cultura. Lisboa. ISSN 1646-4877. 11 (Primavera-Verão 2011) 95-114 1646-4877 10.34632/comunicacaoecultura.2011.556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131764838367232 |