Planeamento estratégico aplicado à carreira musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldoncelli Gomes, Lucas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vaz da Silva, Leila, Ferreira, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29073/e3.v4i1.83
Resumo: O presente artigo apresenta as principais etapas para o desenvolvimento de um planeamento estratégico para um empreendimento musical. Além das habilidades artísticas necessárias, a gestão estratégica apresenta-se como uma ferramenta fundamental para que se consiga alavancar uma carreira artística. Através desse documento foram definidas abordagens e conceitos necessários para se traçar os princípios norteadores (valores, missão e visão) e determinar os objetivos organizacionais. Além disso, realizou-se um trabalho exploratório dos ambientes que compõem o mercado musical na cidade de Belo Horizonte. A metodologia adotada para o estudo foi quanto aos fins exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, tratou-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista com empreendedores do segmento musical e questionário estruturado aplicado via internet, para a pesquisa concorrencial. Após a etapa de coleta de dados, foi elaborado um plano estratégico, especificando os objetivos estratégicos globais desejados pelo artista, a fim de se elaborar um plano de ação a ser aplicado no desenvolvimento do empreendimento musical em questão.
id RCAP_cf5b894ce0f3ea03524bc43a51526b6e
oai_identifier_str oai:revistas.ponteditora.org:article/83
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento estratégico aplicado à carreira musicalPlaneamento estratégico aplicado à carreira musicalArticlesO presente artigo apresenta as principais etapas para o desenvolvimento de um planeamento estratégico para um empreendimento musical. Além das habilidades artísticas necessárias, a gestão estratégica apresenta-se como uma ferramenta fundamental para que se consiga alavancar uma carreira artística. Através desse documento foram definidas abordagens e conceitos necessários para se traçar os princípios norteadores (valores, missão e visão) e determinar os objetivos organizacionais. Além disso, realizou-se um trabalho exploratório dos ambientes que compõem o mercado musical na cidade de Belo Horizonte. A metodologia adotada para o estudo foi quanto aos fins exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, tratou-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista com empreendedores do segmento musical e questionário estruturado aplicado via internet, para a pesquisa concorrencial. Após a etapa de coleta de dados, foi elaborado um plano estratégico, especificando os objetivos estratégicos globais desejados pelo artista, a fim de se elaborar um plano de ação a ser aplicado no desenvolvimento do empreendimento musical em questão.This article presents the main steps of strategic planning for the development of musical enterprise. In addition to the necessary artistic skills, strategic management presents itself as a fundamental tool for the achievement of an artistic career. Through this document, the necessary approaches and concepts were defined to structure the guiding principles (values, mission and vision) and to determine the organizational objectives. Moreover, an exploratory work was carried out on the environments that make up the music market in the city of Belo Horizonte. The methodology used for the study was for exploratory, descriptive and applied purposes. As for the means, it was a case study with a quantitative and qualitative approach. The instrument of data collection was done through an interview with entrepreneurs of the musical segment and structured questionnaire applied through the internet, for competitive research. After the data collection stage, a strategic plan was drawn up, specifying the overall strategic objectives desired by the artist, in order to elaborate a plan of action to be applied in the development of the musical enterprise in question.Ponteditora2018-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29073/e3.v4i1.83por2183-72012183-380XCaldoncelli Gomes, LucasVaz da Silva, LeilaFerreira, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T09:30:42Zoai:revistas.ponteditora.org:article/83Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:29.913919Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
title Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
spellingShingle Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
Caldoncelli Gomes, Lucas
Articles
title_short Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
title_full Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
title_fullStr Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
title_full_unstemmed Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
title_sort Planeamento estratégico aplicado à carreira musical
author Caldoncelli Gomes, Lucas
author_facet Caldoncelli Gomes, Lucas
Vaz da Silva, Leila
Ferreira, Daniela
author_role author
author2 Vaz da Silva, Leila
Ferreira, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldoncelli Gomes, Lucas
Vaz da Silva, Leila
Ferreira, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description O presente artigo apresenta as principais etapas para o desenvolvimento de um planeamento estratégico para um empreendimento musical. Além das habilidades artísticas necessárias, a gestão estratégica apresenta-se como uma ferramenta fundamental para que se consiga alavancar uma carreira artística. Através desse documento foram definidas abordagens e conceitos necessários para se traçar os princípios norteadores (valores, missão e visão) e determinar os objetivos organizacionais. Além disso, realizou-se um trabalho exploratório dos ambientes que compõem o mercado musical na cidade de Belo Horizonte. A metodologia adotada para o estudo foi quanto aos fins exploratória, descritiva e aplicada. Quanto aos meios, tratou-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados deu-se por meio de entrevista com empreendedores do segmento musical e questionário estruturado aplicado via internet, para a pesquisa concorrencial. Após a etapa de coleta de dados, foi elaborado um plano estratégico, especificando os objetivos estratégicos globais desejados pelo artista, a fim de se elaborar um plano de ação a ser aplicado no desenvolvimento do empreendimento musical em questão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.29073/e3.v4i1.83
url https://doi.org/10.29073/e3.v4i1.83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-7201
2183-380X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
publisher.none.fl_str_mv Ponteditora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131673979256832