Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/3962 |
Resumo: | Este estudo teve três grandes objetivos. Por um lado procurámos conhecer a prevalência do conflito trabalho-família e os níveis de capital psicológico positivo em professores; por outro, foi nosso intuito analisar a relação existente na perceção do conflito trabalho-família e os seus reflexos no capital psicológico individual; por fim, quisemos compreender a influência de algumas variáveis sociodemográficas nos dois constructos em estudo. Voluntariamente participaram nesta investigação 231 professores do ensino público e privado, aos quais foi aplicado o Questionário CTF_CP, composto por um conjunto de questões de caracterização sociodemográfica, pela escala S.W.I.N.G. (para avaliação do conflito trabalho-família) e pelo PsyCap Questionnaire (para determinação do capital psicológico positivo). No geral estes profissionais apresentaram níveis moderados de conflito trabalho-família negativo e de conflito família-trabalho-família positivo, assim como níveis moderados de autoeficácia, de resiliência e de capital psicológico positivo. Relativamente às variáveis sociodemográficas verificou-se que o conflito trabalho-família e família-trabalho negativo é significativamente mais elevado nos professores do ensino público, enquanto o conflito família-trabalho-família positivo é mais elevado nos professores do ensino privado. Verificou-se também que é o sexo feminino quem apresenta maiores índices de conflito trabalho-família negativo. Através da regressão linear constatou-se que as três dimensões do conflito trabalho-família estudadas explicam 24,3% da variação obtida no capital psicológico positivo dos inquiridos. |
id |
RCAP_cf5c82f9bd042b8e08ed174c57bd3124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3962 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em ProfessoresPSICOLOGIAPSICOLOGIA SOCIALCONFLITOSCONFLITOS LABORAISMESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONALPSYCHOLOGYSOCIAL PSYCHOLOGYCONFLICTSLABOUR DISPUTESEste estudo teve três grandes objetivos. Por um lado procurámos conhecer a prevalência do conflito trabalho-família e os níveis de capital psicológico positivo em professores; por outro, foi nosso intuito analisar a relação existente na perceção do conflito trabalho-família e os seus reflexos no capital psicológico individual; por fim, quisemos compreender a influência de algumas variáveis sociodemográficas nos dois constructos em estudo. Voluntariamente participaram nesta investigação 231 professores do ensino público e privado, aos quais foi aplicado o Questionário CTF_CP, composto por um conjunto de questões de caracterização sociodemográfica, pela escala S.W.I.N.G. (para avaliação do conflito trabalho-família) e pelo PsyCap Questionnaire (para determinação do capital psicológico positivo). No geral estes profissionais apresentaram níveis moderados de conflito trabalho-família negativo e de conflito família-trabalho-família positivo, assim como níveis moderados de autoeficácia, de resiliência e de capital psicológico positivo. Relativamente às variáveis sociodemográficas verificou-se que o conflito trabalho-família e família-trabalho negativo é significativamente mais elevado nos professores do ensino público, enquanto o conflito família-trabalho-família positivo é mais elevado nos professores do ensino privado. Verificou-se também que é o sexo feminino quem apresenta maiores índices de conflito trabalho-família negativo. Através da regressão linear constatou-se que as três dimensões do conflito trabalho-família estudadas explicam 24,3% da variação obtida no capital psicológico positivo dos inquiridos.This study had three major objectives. On the one hand, we sought to determine the prevalence of work-family conflict and levels of positive psychological capital on teachers, on the other, our goal was to analyze the relationship in the perception of work-family conflict and its effects on individual psychological capital and finally, we wanted to understand the influence of some sociodemographic variables in the two constructs under study. Voluntarily participated in this research 231 teachers in public and private, to which was applied CTF_CP Questionnaire, composed by a set of sociodemographic issues, the scale SWING (for evaluation of work-family conflict) and the PsyCap Questionnaire (for determination of positive psychological capital). Overall these professionals showed moderate levels of negative work-family conflict and positive family-work-family conflict, as well as moderate levels of self-efficacy, resilience and positive psychological capital. With regard to sociodemographic variables showed that the negative work-family and family-work conflict is significantly higher in the public school teachers, while the positive family-work-family conflict, is higher in the private school teachers. It was also noted that it is the female teachers who has the highest rates of negative work-family conflict. Linear regression was found that the three dimensions of work-family conflict studied explain 24.3% of the variation observed in positive psychological capital of respondents.2013-09-17T18:42:33Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/3962TID:201484935porPereira, Anabela Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:40Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/3962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:04.046903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
title |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
spellingShingle |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores Pereira, Anabela Rodrigues PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL CONFLITOS CONFLITOS LABORAIS MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY CONFLICTS LABOUR DISPUTES |
title_short |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
title_full |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
title_fullStr |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
title_full_unstemmed |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
title_sort |
Conflito Trabalho-Família/Família-Trabalho e Capital Psicológico Positivo em Professores |
author |
Pereira, Anabela Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Anabela Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Anabela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL CONFLITOS CONFLITOS LABORAIS MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY CONFLICTS LABOUR DISPUTES |
topic |
PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL CONFLITOS CONFLITOS LABORAIS MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL PSYCHOLOGY SOCIAL PSYCHOLOGY CONFLICTS LABOUR DISPUTES |
description |
Este estudo teve três grandes objetivos. Por um lado procurámos conhecer a prevalência do conflito trabalho-família e os níveis de capital psicológico positivo em professores; por outro, foi nosso intuito analisar a relação existente na perceção do conflito trabalho-família e os seus reflexos no capital psicológico individual; por fim, quisemos compreender a influência de algumas variáveis sociodemográficas nos dois constructos em estudo. Voluntariamente participaram nesta investigação 231 professores do ensino público e privado, aos quais foi aplicado o Questionário CTF_CP, composto por um conjunto de questões de caracterização sociodemográfica, pela escala S.W.I.N.G. (para avaliação do conflito trabalho-família) e pelo PsyCap Questionnaire (para determinação do capital psicológico positivo). No geral estes profissionais apresentaram níveis moderados de conflito trabalho-família negativo e de conflito família-trabalho-família positivo, assim como níveis moderados de autoeficácia, de resiliência e de capital psicológico positivo. Relativamente às variáveis sociodemográficas verificou-se que o conflito trabalho-família e família-trabalho negativo é significativamente mais elevado nos professores do ensino público, enquanto o conflito família-trabalho-família positivo é mais elevado nos professores do ensino privado. Verificou-se também que é o sexo feminino quem apresenta maiores índices de conflito trabalho-família negativo. Através da regressão linear constatou-se que as três dimensões do conflito trabalho-família estudadas explicam 24,3% da variação obtida no capital psicológico positivo dos inquiridos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17T18:42:33Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/3962 TID:201484935 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/3962 |
identifier_str_mv |
TID:201484935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131207726792704 |