Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249 |
Resumo: | Nos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT. |
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Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; AlentejoNos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2017-10-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 2 (2017): Special Number MDB2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249/141http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/158http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/159http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/160http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/161http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/162http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/163http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/164http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/165Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Mediainfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Maria GoreteCosta, Carlos Manuel MartinsPacheco, Osvaldo Manuel Rocha2022-09-22T10:30:24Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:15.885118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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