Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Maria Gorete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Carlos Manuel Martins, Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249
Resumo: Nos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.
id RCAP_cf6c55232236fb09b5dd18e007626dbc
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; AlentejoNos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2017-10-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 2 (2017): Special Number MDB2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249/141http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/158http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/159http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/160http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/161http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/162http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/163http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/164http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/165Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Mediainfo:eu-repo/semantics/openAccessDinis, Maria GoreteCosta, Carlos Manuel MartinsPacheco, Osvaldo Manuel Rocha2022-09-22T10:30:24Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:15.885118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
title Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
spellingShingle Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
Dinis, Maria Gorete
Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; Alentejo
title_short Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
title_full Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
title_fullStr Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
title_full_unstemmed Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
title_sort Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo.
author Dinis, Maria Gorete
author_facet Dinis, Maria Gorete
Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
author_role author
author2 Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dinis, Maria Gorete
Costa, Carlos Manuel Martins
Pacheco, Osvaldo Manuel Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; Alentejo
topic Turismo; Análise da Web; Google Trends; Google Analytics; Alentejo
description Nos últimos anos a utilização da Internet tem tido um crescimento exponencial, por parte do consumidor e das organizações em turismo. Atualmente, o consumidor em turismo recorre à Internet em todas as fases do ciclo da viagem. Deste modo, as organizações de turismo preocupam-se cada vez mais em estar presentes na Internet através de diferentes canais de marketing. O objetivo deste artigo é mostrar que a análise da Web pode auxiliar as organizações de turismo a conhecer os canais de marketing utilizados pelos consumidores e também a perceber os seus interesses e antecipar necessidades. Para tal, recorremos aos dados obtidos através da ferramenta Google Analytics (GA) e Google Trends (GT) e efetuamos análises univaridas e bivaridas. Além disso, correlacionamos os dados do GT com os dados das estatísticas oficiais de Turismo em Portugal e com os dados do GA. Os resultados obtidos mostram que a análise da Web pode fornecer informação muito útil para a compreensão do comportamento e intenções do consumidor, contribuindo para o direcionamento das estratégias de marketing online e redução do grau de incerteza das tomadas de decisão das organizações de turismo. As análises realizadas no artigo são inovadoras no campo da hotelaria e turismo, sendo o único artigo na área que relaciona dados do GA com o GT.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/249/141
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/158
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/159
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/160
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/161
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/162
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/163
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/164
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/downloadSuppFile/249/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Media
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 International Journal of Marketing, Communication and New Media
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 2 (2017): Special Number MDB
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130450250170368