Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urbano, José Miguel de Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99444
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_cf73eab1fa0a654fd85a1823261e0a05
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da HistóriaWorking on something you like: An Application of Learning Styles to History TeachingEstilos de AprendizagemEnsino de HistóriaCompetências de Pensamento HistóricoTrabalhos de CasaInteresses IndividuaisLearning StylesHistory TeachingHistorical Thinking SkillsHomeworkIndividual InterestsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis work focuses on the assignment of homework according to the individual interests of students in the context of History Teaching and how this assignment can favor success in the discipline. The study was carried out at the Agrupamento de Escolas de Anadia in the 2020/2021 school year with a class of the 10th year of History A.In the absence of theoretical work that directly focused on the theme, having found a similar concept in Learning Styles, we explored its bibliography and how it could help to better develop the initial theme. Thus, we tried to answer the following question: “Can the application of different learning styles according to the students' interests promote the learning of History?”.Having consulted different theories and studies that related this concept with the Teaching of History, we chose the theory of Alonso, Gallego and Honey as the main reference. Through a questionnaire and an email answered by the class, we collected extensive information about the particular interests of students that allowed us to assign each student a work to be carried out in the second period that required the relationship between the contents taught in class, an historiographical text and an individual interest. To guide this task, worksheets and a guiding script marked by the chosen Learning Styles theory were delivered. Since the results relating to this theory were not significant, we carried out two complementary experiments that focused more directly on Learning Styles. In the first, we tested, by answering two questionnaires, a possible relationship between the styles imported from Honey's Learning Cycle and Historical Thinking Skills, and in the second, by assigning a small task to each student, we investigated the impact of considering these styles in performing a homework assignment.Although the data collected have revealed a capacity to stimulate the creative spirit on the part of the theory of Alonso, Gallego and Honey, the results most related to this theory are, for the most part, negative or inconclusive. On the other hand, the consideration of individual interests revealed to bring benefits in the fields of motivation, participation and encouragement of a critical spirit, being the research question raised answered affirmatively.O presente trabalho incide sobre a atribuição de trabalhos de casa de acordo com os interesses individuais dos discentes no âmbito do Ensino de História e a forma como essa atribuição pode favorecer o sucesso na disciplina. O estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Anadia no ano letivo 2020/2021 com uma turma do 10º ano de História A.Na falta de trabalhos teóricos que incidissem diretamente sobre o tema, tendo encontrado nos Estilos de Aprendizagem um conceito próximo, explorámos a sua bibliografia e a forma como esta poderia ajudar a melhor desenvolver o tema inicial. Assim, procurámos responder à seguinte questão: “A aplicação de diferentes estilos de aprendizagem de acordo com o interesse dos alunos poderá promover a aprendizagem da História?”.Tendo consultado diferentes teorias e estudos que relacionavam este conceito com o Ensino da História, elegemos a teoria de Alonso, Gallego e Honey como principal referência. Através de um questionário e um e-mail respondidos pela turma, recolhemos uma vasta informação sobre os interesses particulares dos alunos que nos permitiu atribuir a cada estudante um trabalho a realizar no segundo período que exigia a relação entre os conteúdos lecionados em aula, um texto historiográfico e um interesse individual. Para orientar esta tarefa foram entregues fichas de trabalho e um guião orientador marcado pela teoria de Estilos de Aprendizagem eleita. Uma vez que os resultados que se relacionavam com essa teoria não foram significativos, levámos a cabo duas experiências complementares que incidiam mais diretamente sobre os Estilos de Aprendizagem. Na primeira testámos, através do preenchimento de dois questionários, uma possível relação entre os estilos de Ciclo de Aprendizagem de Honey e as Competências de Pensamento Histórico e, na segunda, através da atribuição de uma pequena tarefa a cada aluno, averiguámos o impacto da consideração destes estilos na realização de um trabalho de casa.Apesar de os dados recolhidos terem revelado uma capacidade de estímulo do espírito criativo por parte da teoria de Alonso, Gallego e Honey, os resultados mais relacionados com esta teoria são, na maioria, negativos ou inconclusivos. Já a consideração dos interesses individuais revelou trazer benefícios nos campos da motivação, da participação e do estímulo do espírito crítico, sendo respondida, de forma afirmativa, a questão de investigação levantada.2021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99444http://hdl.handle.net/10316/99444TID:202968340porUrbano, José Miguel de Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:55:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:03.372080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
Working on something you like: An Application of Learning Styles to History Teaching
title Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
spellingShingle Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
Urbano, José Miguel de Miranda
Estilos de Aprendizagem
Ensino de História
Competências de Pensamento Histórico
Trabalhos de Casa
Interesses Individuais
Learning Styles
History Teaching
Historical Thinking Skills
Homework
Individual Interests
title_short Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
title_full Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
title_fullStr Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
title_full_unstemmed Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
title_sort Trabalhar o que se gosta: Uma aplicação dos Estilos de Aprendizagem ao Ensino da História
author Urbano, José Miguel de Miranda
author_facet Urbano, José Miguel de Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urbano, José Miguel de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem
Ensino de História
Competências de Pensamento Histórico
Trabalhos de Casa
Interesses Individuais
Learning Styles
History Teaching
Historical Thinking Skills
Homework
Individual Interests
topic Estilos de Aprendizagem
Ensino de História
Competências de Pensamento Histórico
Trabalhos de Casa
Interesses Individuais
Learning Styles
History Teaching
Historical Thinking Skills
Homework
Individual Interests
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99444
http://hdl.handle.net/10316/99444
TID:202968340
url http://hdl.handle.net/10316/99444
identifier_str_mv TID:202968340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066053742592