Educando corpos para a nação: escolas, masculinidade e conhecimento transnacional no Brasil do século XIX
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Data de Publicação: | 2022 |
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Resumo: | Resumo Este artigo discute os sentidos e significados atribuídos à cultura física, suas concepções, funções e papel no sistema educacional brasileiro do século XIX. Ao enfocar os diversos tipos de escolas como espaços de referência para crianças e adolescentes e os esforços para moldar seus corpos, este trabalho analisa a importância dos jovens para os projetos nacionais e como educadores tentaram representar corpos jovens ideais nos currículos escolares durante a transição da infância à idade adulta. Mostra também como o corpo é uma complexa teia de ideias e representações, um território disputado nos espaços institucionais do Estado. Ao compreender os “novos comportamentos” que o Estado moderno pretendia promover, o presente artigo centra-se em como a educação física moldou as condições de saúde e higiene através de exercícios corporais e o papel central desempenhado pelas escolas na estratégia de transformar jovens estudantes em cidadãos saudáveis, fortes, disciplinados, prontos para servir a nação. |
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Educando corpos para a nação: escolas, masculinidade e conhecimento transnacional no Brasil do século XIXEducaçãoMasculinidadeNacionalismoCorposBrasilResumo Este artigo discute os sentidos e significados atribuídos à cultura física, suas concepções, funções e papel no sistema educacional brasileiro do século XIX. Ao enfocar os diversos tipos de escolas como espaços de referência para crianças e adolescentes e os esforços para moldar seus corpos, este trabalho analisa a importância dos jovens para os projetos nacionais e como educadores tentaram representar corpos jovens ideais nos currículos escolares durante a transição da infância à idade adulta. Mostra também como o corpo é uma complexa teia de ideias e representações, um território disputado nos espaços institucionais do Estado. Ao compreender os “novos comportamentos” que o Estado moderno pretendia promover, o presente artigo centra-se em como a educação física moldou as condições de saúde e higiene através de exercícios corporais e o papel central desempenhado pelas escolas na estratégia de transformar jovens estudantes em cidadãos saudáveis, fortes, disciplinados, prontos para servir a nação.Arquivo Municipal de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200306Cadernos do Arquivo Municipal v.ser2 n.18 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-31762022000200306Maranhão,Tiago Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:11Zoai:scielo:S2183-31762022000200306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:47.660514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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