Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11590 |
Resumo: | O entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di Castelvecchio |
id |
RCAP_cf8c62112746c6cf626ac9269090209a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11590 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presenteO entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di CastelvecchioUniversidade de Évora2014-10-16T16:13:15Z2014-10-162009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11590http://hdl.handle.net/10174/11590porDepartamento de Arquitecturateses@bib.uevora.pt329Esteves, Pedro Carvalhidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:08.502249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
title |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
spellingShingle |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente Esteves, Pedro Carvalhido |
title_short |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
title_full |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
title_fullStr |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
title_full_unstemmed |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
title_sort |
Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente |
author |
Esteves, Pedro Carvalhido |
author_facet |
Esteves, Pedro Carvalhido |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Pedro Carvalhido |
description |
O entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di Castelvecchio |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2014-10-16T16:13:15Z 2014-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11590 http://hdl.handle.net/10174/11590 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Arquitectura teses@bib.uevora.pt 329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136537063981056 |