Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Pedro Carvalhido
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11590
Resumo: O entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di Castelvecchio
id RCAP_cf8c62112746c6cf626ac9269090209a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11590
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presenteO entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di CastelvecchioUniversidade de Évora2014-10-16T16:13:15Z2014-10-162009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11590http://hdl.handle.net/10174/11590porDepartamento de Arquitecturateses@bib.uevora.pt329Esteves, Pedro Carvalhidoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11590Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:08.502249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
title Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
spellingShingle Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
Esteves, Pedro Carvalhido
title_short Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
title_full Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
title_fullStr Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
title_full_unstemmed Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
title_sort Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu, entre passado e presente
author Esteves, Pedro Carvalhido
author_facet Esteves, Pedro Carvalhido
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Pedro Carvalhido
description O entendimento do trabalho final de curso como oportunidade para estudar uma das problemáticas que mais me fascinam no campo daArquitectura, a ideia de construir no construido, tem por resultado a dissertação “Castelvecchio de Carlo Scarpa: o reinventar de um museu entre passado e presente”. O estudo desta obra paradigmática, na intervenção sobre edifícios históricos, conduz a uma pista, que mais do que tentar encerrar numa palavra a intervenção, constrói uma possibilidade interpretativa: a ideia de “prótese” como modo de colocar em relação obra de arte e espaço expositivo. Luz, cor, textura, materiais, percursos e suportes das obras de arte são entendidos e trabalhados por Carlo Scarpa no como matéria da intervenção. Reinventando e substituindo elementos préexistentes, Scarpa mostra as diferentes fases históricas ocultas do edifício e torna evidente o valor plástico de cada obra, construindo com o desenho do pormenor a união entre as diferentes partes e a justaposição dos vários fragmentos. Museo Civico di Castelvecchio; ### Abstract: Understanding this final work as a chance for studying one of the questions in Architecture that fascinates me, the idea of building in what is already built, has as result the dissertation “Castelvecchio from Carlo Scarpa: the reinventing of a museum between past and present”. The study of this paradigmatic work in the intervention in historical buildings, leads to a clue, which instead of trying to enclose the intervention in a word or idea, is an interpretative possibility: the idea of “prosthesis” as a way for establishing a relationship among the work of art and the expositive space. Light, colour, texture, materials, courses and supports of the works of art are understood and tooled by Carlo Scarpa in the as material of the intervention. Reinventing and replacing already existing elements, Scarpa shows the different historical hidden phases of the building and evinces the plastic value of each work of art, constructing with the design of the detail the union of the different parts and the overlap of the several fragments. Museo Civico di Castelvecchio
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2014-10-16T16:13:15Z
2014-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11590
http://hdl.handle.net/10174/11590
url http://hdl.handle.net/10174/11590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Arquitectura
teses@bib.uevora.pt
329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537063981056