Regulação emocional, adaptabilidade de carreira e adaptação ao Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Tiago José Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41773
Resumo: O ingresso no ensino superior é percecionado de diferentes formas pelos estudantes. A literatura remete para desafios na adaptação ao ensino superior, sendo necessário investigar o papel da de autorregulação emocional e da adaptabilidade de carreira. Com base no Modelo de Adaptação à Carreira, este estudo pretende analisar de que forma a regulação emocional e a adaptabilidade de carreira contribuem para explicar variações na adaptação no ensino superior. Participaram 171 estudantes do 1.º ano de ensino superior (Midade = 21.02, DP = 6.179), que responderam a um questionário sociodemográfico e académico, à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional, à Escala de Regulação Emocional, à Escala de Adaptabilidade de Carreira, e ao Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. Desenvolveram-se análises descritivas, correlacionais e de regressão linear hierárquica. Encontram-se correlações positivas da adaptabilidade de carreira, mas negativas das dificuldades de regulação emocional com a adaptação ao ensino superior. Verificou-se que as dificuldades de regulação emocional constituem um preditor estatisticamente significativo das dimensões projeto de carreira e adaptação pessoal-emocional da adaptação ao ensino superior. A adaptabilidade de carreira constitui um preditor estatisticamente significativo das dimensões projeto de carreira e adaptação ao estudo. Também a reavaliação cognitiva constitui um preditor estatisticamente significativo das dimensões adaptação social e adaptação institucional. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para explorar variações nas relações entre os construtos ao longo dos semestres. Práticas psicológicas de apoio à adaptação ao ensino superior poderão considerar a promoção de competências emocionais e de recursos de adaptabilidade de carreira dos estudantes.
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