Práticas de gestão no agir do assistente social : uma análise exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Cristina Noronha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/12010
Resumo: A transição de uma sociedade industrial, para uma sociedade de risco, trouxe consigo alterações para a sociedade em geral e, em particular, para os sistemas de protecção social. Esta reconfiguração faz com que o Terceiro Sector surja como uma área de extrema relevância, considerados os desafios que lhe são colocados para a melhoria da qualidade e eficiência na gestão das organizações e programas sociais que o compõem. É exactamente neste aspecto que é relevante a compreensão da actuação dos profissionais de Serviço Social nestas Instituições. Na actualidade, a Gestão Social coloca desafios ao Serviço Social. Assume-se como uma preocupação ao assistirmos ao desenvolvimento deste tema e ao crescente número de publicações e seu protagonismo. Tem sido objecto de debate em muitos fóruns profissionais nos últimos anos em muitos países. Contudo, este desenvolvimento não é claro no nosso país e é neste sentido que questionamos se não será a chave para a formação dos profissionais, que vêem o seu futuro profissional orientado nesta direcção, ou mesmo qual a relação entre a prática profissional do assistente social e a Gestão Social, num contexto das IPSS? Baseando-nos nas perspectivas apresentadas na revisão da literatura, examinamos as funções de Gestão Social – planeamento, organização, direcção e controlo. Através de um design de investigação – tipo cross section –, levado a cabo através de um questionário a um grupo de assistentes sociais/directores técnicos de IPSS no Concelho de Braga, foi possível concluirmos uma predominância destas práticas, no agir do assistente social.
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