Innovation in cosmetics - innovative makeup products: efficacy and safety

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Joana Isabel Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36037
Resumo: Trabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2017
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spelling Innovation in cosmetics - innovative makeup products: efficacy and safetyInnovationCosmeticsMake upEfficacySafetyMestrado Integrado - 2017Ciências da SaúdeTrabalho Final de Mestrado Integrado, Ciências Farmacêuticas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia, 2017Unlike other industries that remain largely constant, the Cosmetics Industry is continuously changing. New products are created for hair, skin, makeup and personal care on a regular basis in order to meet the consumers’ needs and expectations. Cosmetic products have a lot to live up to these days, not only do they have to be innovative but also be effective and safe for the consumers and the environment. This dissertation presents the several types of innovation within the makeup branch of the cosmetics industry. Innovation can be done by adding new or improved ingredients to a formulation, making it different because of its properties; by changing the formulation itself, creating a product different from every other on the market, safer and easier to apply or use; by innovating the packaging, which is also becoming a huge trend because consumers are more demanding of unique, unusual and original packages that match their personality. Technology also takes a big part in the cosmetics industry, helping to develop products closer to the consumer needs and creating new connections and experiences between consumers and products. On a different level, cosmetics companies’ mentalities are also changing. Not only consumers are becoming more responsible and aware about environmental, ethical and social issues but they demand for the industry to share their concerns and evolve in a more conscious way. Innovation, at this pace, leads to the fast growth of the cosmetics industry. Investing in the development of a new product leads to a more complete, and varied market that provides a bigger, more effective and safer selection of products available to better suit the fast-changing consumer needs.Contrariamente a outras industrias que se mantem relativamente constantes, a industria cosmética está em constante mudança e renovação. Novos produtos cosméticos são constantemente introduzidos no mercado de forma a satisfazer as necessidades e as espectativas, cada vez mais exigentes e desafiantes, dos consumidores, tornando-o assim um dos mercados mais competitivo e com maior ritmo de inovação. Os produtos cosméticos e em particular o sector da maquilhagem é desafiado, cada vez mais, de forma a desenvolver produtos que para além de eficazes, sejam também seguros para os consumidores e para o ambiente, bem como desenvolvidos e produzidos em conformidade com os valores dos consumidores e da sociedade atual. Existem diversas formas de inovar no sector da cosmética, sendo uma delas ao nível dos ingredientes que constituem a formulação. Desta forma, podem ser adicionados ingrediente novos, nunca usados em contexto cosmético, e cujas propriedades revolucionam o método de atuação do produto; ou simplesmente a combinação de diversos ingredientes nunca antes conjugados que aliados conferem à formulação novas ou modificadas propriedades, consideradas disruptivas e superiores em relação aos restantes produtos disponíveis no mercado. Outra forma de inovar consiste em alterar o próprio tipo de formulação de forma a criar um produto completamente diferente. A aplicação de um tipo de formulação num contexto ou produto diferente do que é comum, com as devidas adaptações às novas funções e local de aplicação, é uma forma de inovação a este nível. Ao nível da embalagem do produto a inovação, criatividade e diferenciação tem ganho grande relevância entre os consumidores. A forma como o produto é armazenado e a sua embalagem, transmitem muito mais do que apenas integridade e proteção, criam também um posicionamento e transmitem uma mensagem, influenciado a forma como o produto é percecionado e desenvolvendo uma imagem de marca facilmente reconhecida pelos consumidores. A tecnologia é parte intrínseca da vida em sociedade e não é exceção no que concerne o desenvolvimento de produtos cosméticos. Não só torna o processo de investigação, fabrico e armazenagem mais rápido e eficiente como contribui para a produção de produtos cada vez mais eficazes, seguros e adaptados às necessidades mais especificas dos consumidores. Relativamente à mentalidade e aos valores da industria cosmética e das suas marcas constituintes, estes têm também sofrido alterações de forma a inovar e se adaptarem às regras de ética, sustentabilidade ecológica e responsabilidade social que vigoram na sociedade atual. As novas gerações de consumidores são cada vez mais responsáveis e conscientes acerca de questões ambientais, éticas e sociais, exigindo que a indústria compartilhe destas mesmas preocupações e altere os seus valores de forma a que estes se harmonizarem com os seus. Desta forma, o ritmo de inovação da industria cosmética leva ao seu rápido crescimento e desenvolvimento, tornando-a assim uma das mais dinâmicas e inovadoras do mercado. Cada novo produto desenvolvido ou aperfeiçoado contribui para um mercado mais completo e diversificado que oferece uma maior seleção de produtos mais eficazes, seguros e em maior conformidade com as necessidades e valores dos consumidores, contribuindo assim para a harmonização da relação industria – produto – consumidor.Ribeiro, Helena Margarida M.Repositório da Universidade de LisboaMaia, Joana Isabel Batista2018-12-18T20:41:08Z2017-10-2320172017-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36037enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36037Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:22.932881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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