O contributo do manual escolar para a clarificação dos processos de leitura do texto literário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23925 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português) |
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O contributo do manual escolar para a clarificação dos processos de leitura do texto literárioManual de portuguêsTexto literárioProcessos de leituraPortuguese textbookLiterary textReading comprehension processes372.41371.671.1Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português)O trabalho com a leitura deve ser uma prática constante. Sendo a leitura o objeto privilegiado da disciplina de Língua Portuguesa, importa perceber como, na Escola, se ensina a ler e com que instrumentos. Neste âmbito, os manuais escolares constituem um dos materiais de apoio pedagógico mais apadrinhados na sala de aula, visto que reúnem uma série de caraterísticas que os tornam objeto central do processo ensino-aprendizagem. Segundo o Novo Programa de Português do Ensino Básico, (NPPEB) a escola deve formar leitores competentes, que, por iniciativa própria, escolham o que ler, segundo as suas necessidades e interesses, e que consigam estabelecer relações entre textos, lendo o que está implícito, e que, por fim, consigam emitir juízos de valor sobre a que leem. Para que isto se efetue, a escola deve promover uma prática constante de leitura de qualidade. Neste estudo, procuramos compreender até que ponto os manuais escolares de Português de 5º ano, em vigor, pela primeira vez no ano letivo de 2011/2012, adotando as diretrizes do NPPEB, integram, de facto, uma atitude de interpretação textual que vá ao encontro da construção do “leitor crítico”. Para tal, foram analisados os processos dos movimentos da compreensão da leitura com base nas atividades propostas sobre os textos literários, para avaliar a existência ou não de “progressão” no desenvolvimento da leitura. O estudo teve como objeto de análise os principais modos literários: texto narrativo (TN), texto poético (TP) e texto dramático (TD). Da análise por nós efetuada, ao invés do que diz Umberto Eco, “o texto constitui uma máquina de gerar interpretações” (Eco, 1979:15), os manuais escolares continuam a condicionar, pelos questionários de interpretação que medeiam a relação texto-aluno, leituras mais livres, transformando-as meramente em leituras legitimamente válidas.Working reading skills should be a constant practice. Once reading is the main object of Portuguese classes, it is important to understand how it is taught at school and which instruments are being used to do so. In this context, textbooks are one of the most followed pedagogical supports in the classroom as they bring together a number of features that make them the central object of the teaching – learning process. According to the Portuguese New Program for Basic Education (PNPBE), schools should train good readers, who were able to choose what to read according to their needs and interests, who would be able to establish meaning relationships between texts, inferring and, finally, could be able to make value judgments about what they read. For this to happen, school must encourage a common practice to get reading quality. In our study, we tried to understand how far the 5th grade/year Portuguese textbooks, being used for the first time in the 2011/2012 school year and adopting guidelines from PNPBE, integrate, in fact, an attitude of textual interpretation that aims the purpose of building a "critical reader." For that purpose, teaching reading comprehension processes have been analyzed based on the activities proposals on literary texts in order to see whether “progression” occurs, or not, in reading development. The main literary modes studied in Portuguese classes constituted the object of our study: the narrative, poetic and dramatic texts. With the data obtained, unlike what Umberto Eco says that "the text is a machine for bringing forth interpretations" (Eco, 1979:15), the textbooks continue to inhibit, by questionnaires interpretation that mediate the relation between the literary text and the students, freer readings into readings legitimately valid.Silva, Sara Raquel Reis daUniversidade do MinhoBrandão, Teresa Maria da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:08.622502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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