Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19967 |
Resumo: | No mercado português o retalho é cada vez mais competitivo e muito influenciado pelas persistentes promoções, obrigando as empresas retalhistas a adotarem estratégias que permitam a sua diferenciação. Uma das grandes apostas, neste sentido, são as Marcas Próprias dos retalhistas que estão exclusivamente presentes nos seus pontos de venda e começaram a ganhar quota de mercado a partir da crise económica que afetou Portugal. Em qualquer ponto de venda a indisponibilidade ou rutura de um produto no linear de vendas, fator que influencia negativamente as vendas de um produto, resulta na perda de oportunidade de venda e insatisfação do consumidor, pelo que a atividade de reposição do produto no linear deve ser analisada e tornada mais eficaz e eficiente. A presente dissertação, desenvolvida na Modelo Continente Hipermercados, visa o aumento de produtividade nos respetivos pontos de venda das diferentes insígnias através da implementação dos Shelf Ready Packaging, um tipo de embalagem usada no transporte e que facilita a atividade de reposição do linear no ponto de venda. Os Shelf Ready Packaging contêm várias unidades de produto no seu interior e permitem a sua colocação direta no linear. A literatura apresenta casos de aplicação da filosofia lean ao retalho que permite reduzir, e até eliminar, atividades que não acrescentam valor. Com base nesta filosofia e num ponto de venda piloto foram identificadas oportunidades de melhoria ao nível das várias Direções da empresa envolvidas na implementação dos Shelf Ready Packaging, nomeadamente no que diz respeito i) à alteração de cultura dos operadores responsáveis por realizar a reposição do linear, ii) à implementação de um processo padronizado e iii) à monitorização do desempenho da atividade de reposição. As principais propostas focaram-se i) na melhoria dos fluxos de informação e de material, através da redução e eliminação dos que não acrescentam valor, ii) na implementação de um Manual de Shelf Ready Packaging, iii) na definição de prazos e responsabilidades internas e iv) na consciencialização dos recursos humanos dos pontos de venda para utilização destas soluções. A implementação dos Shelf Ready Packaging nos pontos de venda da empresa retalhista resultou numa redução de 52% no tempo despendido na atividade de reposição, o que permite alocar os recursos humanos poupados a outras atividades, como por exemplo, para reduzir as ruturas no linear. |
id |
RCAP_cfb5d7abfc28dc411923f901b1fd3960 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudoFilosofia LeanRetalho alimentarMarcas PrópriasReposiçãoShelf Ready PackagingDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaNo mercado português o retalho é cada vez mais competitivo e muito influenciado pelas persistentes promoções, obrigando as empresas retalhistas a adotarem estratégias que permitam a sua diferenciação. Uma das grandes apostas, neste sentido, são as Marcas Próprias dos retalhistas que estão exclusivamente presentes nos seus pontos de venda e começaram a ganhar quota de mercado a partir da crise económica que afetou Portugal. Em qualquer ponto de venda a indisponibilidade ou rutura de um produto no linear de vendas, fator que influencia negativamente as vendas de um produto, resulta na perda de oportunidade de venda e insatisfação do consumidor, pelo que a atividade de reposição do produto no linear deve ser analisada e tornada mais eficaz e eficiente. A presente dissertação, desenvolvida na Modelo Continente Hipermercados, visa o aumento de produtividade nos respetivos pontos de venda das diferentes insígnias através da implementação dos Shelf Ready Packaging, um tipo de embalagem usada no transporte e que facilita a atividade de reposição do linear no ponto de venda. Os Shelf Ready Packaging contêm várias unidades de produto no seu interior e permitem a sua colocação direta no linear. A literatura apresenta casos de aplicação da filosofia lean ao retalho que permite reduzir, e até eliminar, atividades que não acrescentam valor. Com base nesta filosofia e num ponto de venda piloto foram identificadas oportunidades de melhoria ao nível das várias Direções da empresa envolvidas na implementação dos Shelf Ready Packaging, nomeadamente no que diz respeito i) à alteração de cultura dos operadores responsáveis por realizar a reposição do linear, ii) à implementação de um processo padronizado e iii) à monitorização do desempenho da atividade de reposição. As principais propostas focaram-se i) na melhoria dos fluxos de informação e de material, através da redução e eliminação dos que não acrescentam valor, ii) na implementação de um Manual de Shelf Ready Packaging, iii) na definição de prazos e responsabilidades internas e iv) na consciencialização dos recursos humanos dos pontos de venda para utilização destas soluções. A implementação dos Shelf Ready Packaging nos pontos de venda da empresa retalhista resultou numa redução de 52% no tempo despendido na atividade de reposição, o que permite alocar os recursos humanos poupados a outras atividades, como por exemplo, para reduzir as ruturas no linear.Barroso, AnaMachado, VirgíniaRUNQueiroz, Mariana de Alpoim Motta2017-02-02T15:04:03Z2016-092017-022016-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19967porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:41Zoai:run.unl.pt:10362/19967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:49.938805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
title |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
spellingShingle |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo Queiroz, Mariana de Alpoim Motta Filosofia Lean Retalho alimentar Marcas Próprias Reposição Shelf Ready Packaging Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
title_full |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
title_fullStr |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
title_full_unstemmed |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
title_sort |
Shelf Ready Packaging no retalho alimentar: caso de estudo |
author |
Queiroz, Mariana de Alpoim Motta |
author_facet |
Queiroz, Mariana de Alpoim Motta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barroso, Ana Machado, Virgínia RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Mariana de Alpoim Motta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Lean Retalho alimentar Marcas Próprias Reposição Shelf Ready Packaging Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
Filosofia Lean Retalho alimentar Marcas Próprias Reposição Shelf Ready Packaging Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
No mercado português o retalho é cada vez mais competitivo e muito influenciado pelas persistentes promoções, obrigando as empresas retalhistas a adotarem estratégias que permitam a sua diferenciação. Uma das grandes apostas, neste sentido, são as Marcas Próprias dos retalhistas que estão exclusivamente presentes nos seus pontos de venda e começaram a ganhar quota de mercado a partir da crise económica que afetou Portugal. Em qualquer ponto de venda a indisponibilidade ou rutura de um produto no linear de vendas, fator que influencia negativamente as vendas de um produto, resulta na perda de oportunidade de venda e insatisfação do consumidor, pelo que a atividade de reposição do produto no linear deve ser analisada e tornada mais eficaz e eficiente. A presente dissertação, desenvolvida na Modelo Continente Hipermercados, visa o aumento de produtividade nos respetivos pontos de venda das diferentes insígnias através da implementação dos Shelf Ready Packaging, um tipo de embalagem usada no transporte e que facilita a atividade de reposição do linear no ponto de venda. Os Shelf Ready Packaging contêm várias unidades de produto no seu interior e permitem a sua colocação direta no linear. A literatura apresenta casos de aplicação da filosofia lean ao retalho que permite reduzir, e até eliminar, atividades que não acrescentam valor. Com base nesta filosofia e num ponto de venda piloto foram identificadas oportunidades de melhoria ao nível das várias Direções da empresa envolvidas na implementação dos Shelf Ready Packaging, nomeadamente no que diz respeito i) à alteração de cultura dos operadores responsáveis por realizar a reposição do linear, ii) à implementação de um processo padronizado e iii) à monitorização do desempenho da atividade de reposição. As principais propostas focaram-se i) na melhoria dos fluxos de informação e de material, através da redução e eliminação dos que não acrescentam valor, ii) na implementação de um Manual de Shelf Ready Packaging, iii) na definição de prazos e responsabilidades internas e iv) na consciencialização dos recursos humanos dos pontos de venda para utilização destas soluções. A implementação dos Shelf Ready Packaging nos pontos de venda da empresa retalhista resultou numa redução de 52% no tempo despendido na atividade de reposição, o que permite alocar os recursos humanos poupados a outras atividades, como por exemplo, para reduzir as ruturas no linear. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09 2016-09-01T00:00:00Z 2017-02-02T15:04:03Z 2017-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19967 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137889333805056 |