A cidade do fim, de Miguel Real: uma cartografia afetiva de Macau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24840 |
Resumo: | Macau permanece ainda hoje uma ponte que liga as culturas da China e de Portugal. Através da análise do romance de Miguel Real, A Cidade do Fim, é proposta, na presente dissertação, uma seleção de imagens consideradas significativas para ilustrar o contexto histórico e a situação social de Macau nos anos 40 do século XX, os conflitos então existentes e o modo como se processava a comunicação entre as comunidades portuguesa e chinesa, até ao regresso do território à soberania chinesa. A diegese do romance entrelaça duas histórias de amor: o amor pela cidade de Macau e a relação interdita entre um homem e uma mulher. A cidade de Macau é, na realidade, a verdadeira protagonista do romance: é a sua cultura que determina o modo de viver das pessoas, os seus destinos, as suas relações, os seus modos de pensar, ser e agir. Cidade híbrida, na qual convivem colonizadores e colonizados, para além de outras comunidades fortemente heterogéneas, Macau constituirá o principal objeto de indagação da presente dissertação. A Cidade do Fim, derradeira narrativa que integra o “ciclo colonial” ficcionalmente desenvolvido por Miguel Real, assinala o momento declinante do império português e a derrota de colonialismo. Neste contexto, serão ainda analisados as contradições, fricções e conflitos entre colonizadores e colonizados. |
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A cidade do fim, de Miguel Real: uma cartografia afetiva de MacauMacauComunidades portuguesasRelações luso-chinesasMiguel RealMacau permanece ainda hoje uma ponte que liga as culturas da China e de Portugal. Através da análise do romance de Miguel Real, A Cidade do Fim, é proposta, na presente dissertação, uma seleção de imagens consideradas significativas para ilustrar o contexto histórico e a situação social de Macau nos anos 40 do século XX, os conflitos então existentes e o modo como se processava a comunicação entre as comunidades portuguesa e chinesa, até ao regresso do território à soberania chinesa. A diegese do romance entrelaça duas histórias de amor: o amor pela cidade de Macau e a relação interdita entre um homem e uma mulher. A cidade de Macau é, na realidade, a verdadeira protagonista do romance: é a sua cultura que determina o modo de viver das pessoas, os seus destinos, as suas relações, os seus modos de pensar, ser e agir. Cidade híbrida, na qual convivem colonizadores e colonizados, para além de outras comunidades fortemente heterogéneas, Macau constituirá o principal objeto de indagação da presente dissertação. A Cidade do Fim, derradeira narrativa que integra o “ciclo colonial” ficcionalmente desenvolvido por Miguel Real, assinala o momento declinante do império português e a derrota de colonialismo. Neste contexto, serão ainda analisados as contradições, fricções e conflitos entre colonizadores e colonizados.Macao has always been a bridge connecting the cultures of the two countries, China and Portugal. Through the analysis of the novel by Miguel Real, A Cidade do Fim, we look into a selection of fictional images considered significant, in order to illustrate Macao's social situation in the 1940s, the conflicts which took place, and the communication between the Portuguese and the Chinese communities until the return of Macao to Chinese rule. Two love stories are interwoven in the plot of Real’s novel: the love towards the city of Macao and the forbidden love affair between a man and a woman. Macao is indeed the real protagonist of the narrative: its culture determines the people’s ways of life, their destinies, relationships and ways of thinking, being and acting. Taking it as a hybrid city in which both colonizers and colonized coexist, apart from other heterogeneous communities, this dissertation will particularly focus on Macao. A Cidade do Fim, the last work included in the “colonial cycle” developed by Miguel Real in his fiction, marks the last moment of the Portuguese Empire and the defeat of colonialism. Within the framework of the colonial relationship, many colonized suffered oppression, discrimination, violence and unfair treatment. Therefore, the contradictions and frictions opposing colonizers and colonized will also be dealt with in this work.2019-10-09T00:00:00Z2018-10-01T00:00:00Z2018-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24840TID:202232816porLijun Wanginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:48:33Zoai:ria.ua.pt:10773/24840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:22.713726Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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