A cidade do fim, de Miguel Real: uma cartografia afetiva de Macau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lijun Wang
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24840
Resumo: Macau permanece ainda hoje uma ponte que liga as culturas da China e de Portugal. Através da análise do romance de Miguel Real, A Cidade do Fim, é proposta, na presente dissertação, uma seleção de imagens consideradas significativas para ilustrar o contexto histórico e a situação social de Macau nos anos 40 do século XX, os conflitos então existentes e o modo como se processava a comunicação entre as comunidades portuguesa e chinesa, até ao regresso do território à soberania chinesa. A diegese do romance entrelaça duas histórias de amor: o amor pela cidade de Macau e a relação interdita entre um homem e uma mulher. A cidade de Macau é, na realidade, a verdadeira protagonista do romance: é a sua cultura que determina o modo de viver das pessoas, os seus destinos, as suas relações, os seus modos de pensar, ser e agir. Cidade híbrida, na qual convivem colonizadores e colonizados, para além de outras comunidades fortemente heterogéneas, Macau constituirá o principal objeto de indagação da presente dissertação. A Cidade do Fim, derradeira narrativa que integra o “ciclo colonial” ficcionalmente desenvolvido por Miguel Real, assinala o momento declinante do império português e a derrota de colonialismo. Neste contexto, serão ainda analisados as contradições, fricções e conflitos entre colonizadores e colonizados.
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