PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferrum, Andreia, Matos, Carolina, Martynenko, Dmytriy, Melo, Rafael, Conceição, Ana, Louro, Hugo, Martins, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i2.14517
Resumo: A adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático. Esta proposta metodológica visa permitir aos alunos observarem o seu corpo dentro de água através de um espelho, que se encontra no fundo da piscina. Para uma melhor observação e tendo em conta, que as nossas primeiras aprendizagens são feitas através da imitação e observação dos nossos familiares, grupo e semelhantes, a utilização de materiais que possam refletir a própria imagem é um meio extremamente pertinente. Assim, esta proposta vai ajudar não só o aluno no seu processo de aprendizagem, como também o professor nas correções a fazer e inovação da sua metodologia de trabalho. O aluno ao visualizar a sua imagem, tem tendência a melhorá-la e assim a desenvolver as técnicas de natação.   ABSTRACT Aquatic readiness senses the acquisition of fundamental aquatic skills, attitudes and learnings, descending to the acquisition of more advanced aquatic skills, such as swimming strokes and water safety. This methodological proposal will allow students to observe their body inside water through a mirror. The mirrors are going to be fixed on the bottom of the pool. Considering that our early learning is done through the imitation and observation of our family and identical groups the use of materials that can reflect our image is an extremely relevant device. This method will help not only the student in their learning process, but also the teacher in the corrections and innovation of this methodology. The learner in visualizing his image, tends to improve it and then develop swimming strokes.
id RCAP_cfdbaf236959219f36c07901f78fc8cc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic ReadinessArtigosA adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático. Esta proposta metodológica visa permitir aos alunos observarem o seu corpo dentro de água através de um espelho, que se encontra no fundo da piscina. Para uma melhor observação e tendo em conta, que as nossas primeiras aprendizagens são feitas através da imitação e observação dos nossos familiares, grupo e semelhantes, a utilização de materiais que possam refletir a própria imagem é um meio extremamente pertinente. Assim, esta proposta vai ajudar não só o aluno no seu processo de aprendizagem, como também o professor nas correções a fazer e inovação da sua metodologia de trabalho. O aluno ao visualizar a sua imagem, tem tendência a melhorá-la e assim a desenvolver as técnicas de natação.   ABSTRACT Aquatic readiness senses the acquisition of fundamental aquatic skills, attitudes and learnings, descending to the acquisition of more advanced aquatic skills, such as swimming strokes and water safety. This methodological proposal will allow students to observe their body inside water through a mirror. The mirrors are going to be fixed on the bottom of the pool. Considering that our early learning is done through the imitation and observation of our family and identical groups the use of materials that can reflect our image is an extremely relevant device. This method will help not only the student in their learning process, but also the teacher in the corrections and innovation of this methodology. The learner in visualizing his image, tends to improve it and then develop swimming strokes.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2017-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i2.14517por2182-9608Cabrita, AnaFerrum, AndreiaMatos, CarolinaMartynenko, DmytriyMelo, RafaelConceição, AnaLouro, HugoMartins, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:59.698180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
title PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
spellingShingle PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
Cabrita, Ana
Artigos
title_short PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
title_full PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
title_fullStr PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
title_full_unstemmed PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
title_sort PROPOSTA METODOLÓGICA DE ENSINO NA ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO Methodological Proposal in Teaching Aquatic Readiness
author Cabrita, Ana
author_facet Cabrita, Ana
Ferrum, Andreia
Matos, Carolina
Martynenko, Dmytriy
Melo, Rafael
Conceição, Ana
Louro, Hugo
Martins, Marta
author_role author
author2 Ferrum, Andreia
Matos, Carolina
Martynenko, Dmytriy
Melo, Rafael
Conceição, Ana
Louro, Hugo
Martins, Marta
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrita, Ana
Ferrum, Andreia
Matos, Carolina
Martynenko, Dmytriy
Melo, Rafael
Conceição, Ana
Louro, Hugo
Martins, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A adaptação ao meio aquático compreende a aquisição de habilidades aquáticas fundamentais, atitudes e aprendizagens, descendendo à aquisição de habilidades aquáticas mais avançadas, como as técnicas de nado e segurança no meio aquático. Esta proposta metodológica visa permitir aos alunos observarem o seu corpo dentro de água através de um espelho, que se encontra no fundo da piscina. Para uma melhor observação e tendo em conta, que as nossas primeiras aprendizagens são feitas através da imitação e observação dos nossos familiares, grupo e semelhantes, a utilização de materiais que possam refletir a própria imagem é um meio extremamente pertinente. Assim, esta proposta vai ajudar não só o aluno no seu processo de aprendizagem, como também o professor nas correções a fazer e inovação da sua metodologia de trabalho. O aluno ao visualizar a sua imagem, tem tendência a melhorá-la e assim a desenvolver as técnicas de natação.   ABSTRACT Aquatic readiness senses the acquisition of fundamental aquatic skills, attitudes and learnings, descending to the acquisition of more advanced aquatic skills, such as swimming strokes and water safety. This methodological proposal will allow students to observe their body inside water through a mirror. The mirrors are going to be fixed on the bottom of the pool. Considering that our early learning is done through the imitation and observation of our family and identical groups the use of materials that can reflect our image is an extremely relevant device. This method will help not only the student in their learning process, but also the teacher in the corrections and innovation of this methodology. The learner in visualizing his image, tends to improve it and then develop swimming strokes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i2.14517
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i2.14517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485015707648