A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Guilherme Filipe
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8097
Resumo: O presente projeto insere-se no âmbito do curso de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com foco no design de comunicação. Foi aplicada uma metodologia mista, não-intervencionista (observação e pes-quisa) e intervencionista (investigação ativa). A metodologia não intervencionista consistiu na revisão da literatura, enquanto a investigação intervencionista provém do caso de estudo exploratório, concretamente, um estágio. Esta proposta de desenvolvimento de investigação centrada no design de comu-nicação visa alcançar dois objetivos: Primeiramente a simplificação na transmissão de informação relativa à economia circular, enquanto método de gestão de recursos, servindo tanto empresas como empresários, mas também o público em geral no co-nhecimento do processo e modo de aplicação nas suas vidas pessoais, contribuindo para um melhor controlo de recursos e uma redução de resíduos no meio ambiente. Em segundo lugar pretendeu-se comunicar o Laboratório Colaborativo Idanha FoodLab/Food4Sustainability de forma diferenciada no contexto da investigação agroalimentar, através do desenvolvimento de um sistema de identidade visual e múltiplos suportes. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para a melhoria da transmissão de conceitos complexos e da comunicação científica, relevando o papel do design gráfico na definição da identidade visual e estratégias de comunicação no setor agro-alimentar, em específico na economia circular.
id RCAP_cfe5bf5a35a2a51723dc85d1d527e824
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4SustainabilityDesign de comunicaçãoEconomia circularLaboratório colaborativoSimplificação de informaçãoCommunication designCircular economyColaborative laboratorySimplification of informationDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente projeto insere-se no âmbito do curso de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com foco no design de comunicação. Foi aplicada uma metodologia mista, não-intervencionista (observação e pes-quisa) e intervencionista (investigação ativa). A metodologia não intervencionista consistiu na revisão da literatura, enquanto a investigação intervencionista provém do caso de estudo exploratório, concretamente, um estágio. Esta proposta de desenvolvimento de investigação centrada no design de comu-nicação visa alcançar dois objetivos: Primeiramente a simplificação na transmissão de informação relativa à economia circular, enquanto método de gestão de recursos, servindo tanto empresas como empresários, mas também o público em geral no co-nhecimento do processo e modo de aplicação nas suas vidas pessoais, contribuindo para um melhor controlo de recursos e uma redução de resíduos no meio ambiente. Em segundo lugar pretendeu-se comunicar o Laboratório Colaborativo Idanha FoodLab/Food4Sustainability de forma diferenciada no contexto da investigação agroalimentar, através do desenvolvimento de um sistema de identidade visual e múltiplos suportes. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para a melhoria da transmissão de conceitos complexos e da comunicação científica, relevando o papel do design gráfico na definição da identidade visual e estratégias de comunicação no setor agro-alimentar, em específico na economia circular.Abstract : This project is part of the Master's Degree in Graphic Design at the Escola Supe-rior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, in association with the Faculty of Architecture of the University of Lisbon, with a focus on commu-nication design. A mixed methodology, non-interventionist (observation and research) and inter-ventionist (active research) were applied. The non-interventionist methodology consisted of a literature review, while the interventionist research comes from an exploratory case study, specifically, an internship. This research development proposal focused on communication design aims to achieve two objectives: Firstly, simplifying the conveyance of information related to circular economy, as a resource management method, serving both companies and entrepreneurs, but also the public in general in the knowledge of the process and way of application in their personal lives, contributing to a better control of re-sources and a reduction of waste in the environment. Secondly, it’s intended to communicate the Idanha FoodLab/Food4Sustainabil-ity Collaborative Laboratory in a differentiated way in the context of agri-food re-search, through the development of a visual identity system and multiple supports. It is expected, with the obtained results, to contribute to the improvement of the transmission of complex concepts and scientific communication, highlighting the role of graphic design in the definition of visual identity and communication strate-gies in the agri-food sector, specifically in the circular economy.Neves, João Vasco MatosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLemos, Guilherme Filipe2022-08-04T10:30:34Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8097TID:203049357porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:13Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:27.421691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
title A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
spellingShingle A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
Lemos, Guilherme Filipe
Design de comunicação
Economia circular
Laboratório colaborativo
Simplificação de informação
Communication design
Circular economy
Colaborative laboratory
Simplification of information
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
title_full A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
title_fullStr A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
title_full_unstemmed A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
title_sort A importância do design gráfico na comunicação para economia circular : caso de estudo Idanha FoodLab/Food4Sustainability
author Lemos, Guilherme Filipe
author_facet Lemos, Guilherme Filipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, João Vasco Matos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Guilherme Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Economia circular
Laboratório colaborativo
Simplificação de informação
Communication design
Circular economy
Colaborative laboratory
Simplification of information
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Design de comunicação
Economia circular
Laboratório colaborativo
Simplificação de informação
Communication design
Circular economy
Colaborative laboratory
Simplification of information
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente projeto insere-se no âmbito do curso de mestrado em Design Gráfico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com foco no design de comunicação. Foi aplicada uma metodologia mista, não-intervencionista (observação e pes-quisa) e intervencionista (investigação ativa). A metodologia não intervencionista consistiu na revisão da literatura, enquanto a investigação intervencionista provém do caso de estudo exploratório, concretamente, um estágio. Esta proposta de desenvolvimento de investigação centrada no design de comu-nicação visa alcançar dois objetivos: Primeiramente a simplificação na transmissão de informação relativa à economia circular, enquanto método de gestão de recursos, servindo tanto empresas como empresários, mas também o público em geral no co-nhecimento do processo e modo de aplicação nas suas vidas pessoais, contribuindo para um melhor controlo de recursos e uma redução de resíduos no meio ambiente. Em segundo lugar pretendeu-se comunicar o Laboratório Colaborativo Idanha FoodLab/Food4Sustainability de forma diferenciada no contexto da investigação agroalimentar, através do desenvolvimento de um sistema de identidade visual e múltiplos suportes. Espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para a melhoria da transmissão de conceitos complexos e da comunicação científica, relevando o papel do design gráfico na definição da identidade visual e estratégias de comunicação no setor agro-alimentar, em específico na economia circular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-04T10:30:34Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8097
TID:203049357
url http://hdl.handle.net/10400.11/8097
identifier_str_mv TID:203049357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130848318980096