Design as a strategic tool for social innovation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pintão, Ana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/37952
Resumo: Sabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.
id RCAP_cfed0ab129fe2480ebd5b24931590010
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/37952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design as a strategic tool for social innovationDesign SocialHerança culturalComunidade localDesign estratégicoInovaçãoDesignSabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.Magri, LucioRepositório ComumPintão, Ana2021-11-11T10:21:45Z2021-06-302021-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37952202736814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:07.752884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design as a strategic tool for social innovation
title Design as a strategic tool for social innovation
spellingShingle Design as a strategic tool for social innovation
Pintão, Ana
Design Social
Herança cultural
Comunidade local
Design estratégico
Inovação
Design
title_short Design as a strategic tool for social innovation
title_full Design as a strategic tool for social innovation
title_fullStr Design as a strategic tool for social innovation
title_full_unstemmed Design as a strategic tool for social innovation
title_sort Design as a strategic tool for social innovation
author Pintão, Ana
author_facet Pintão, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magri, Lucio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pintão, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Design Social
Herança cultural
Comunidade local
Design estratégico
Inovação
Design
topic Design Social
Herança cultural
Comunidade local
Design estratégico
Inovação
Design
description Sabendo que o design pode desempenhar um papel extremamente relevante na solução de problemas ou no crescimento das empresas, acredita-se que ele pode ser uma ferramenta e uma estratégia de inovação social nas comunidades. Os designers tradicionalmente concentram-se em melhorar a aparência e a funcionalidade dos produtos. Recentemente, designers começaram a usar ferramentas de design para resolver problemas mais complexos e ajudar as comunidades ao fazê-lo. A presente dissertação descreve um processo de pesquisa, reflexão e discussão sobre Design Social vs Design para Inovação Social considerando uma revisão de literatura, um estágio na função de designer de produto e uma pesquisa qualitativa com designers e profissionais com experiência e expertise nesses conceitos. O relatório de estágio é uma parte importante deste documento, onde é documentada a experiência e os projetos realizados durante o período, e também comenta a metodologia utilizada nos projetos de design social. A contribuição das empresas com projetos dedicados ao design social também foi importante, contribuindo para um conhecimento mais aprofundado das metodologias utilizadas e dos resultados obtidos em projetos desta dimensão mais social. Foram recolhidas entrevistas de profissionais de 18 empresas de Portugal e de outros países. O presente trabalho de investigação testemunha a rápida disseminação da consciência sobre a inovação social que levou a ideia a ser conceptualizada de muitas formas diferentes, alargando tanto o seu campo semântico como a sua definição, que é de facto bastante ampla e aberta a uma variedade de interpretações. Assim, neste trabalho reporta-se a esta área do design e ajuda a contribuir para um quadro de estudo nesta área, explicando métodos e termos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T10:21:45Z
2021-06-30
2021-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/37952
202736814
url http://hdl.handle.net/10400.26/37952
identifier_str_mv 202736814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130676042137600