Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/1354 |
Resumo: | O computador, tornou-se numa ferramenta de grande valia em ambiente de sala de aula, por isso hoje é considerado como um instrumento de ensino e de aprendizagem. Na verdade, a utilização do computador e de programas multimédia, envolvendo as crianças, suscitou desde cedo a promoção de competências, através de novas estratégias e concepções didácticas, exigentes de mais autonomia no processo educativo, mas pelo qual o professor não deixa de ser o maior responsável. Com o estudo apresentado, pretende-se saber se as tecnologias de apoio, facilitam na aprendizagem e inclusão de crianças portadoras de défice auditivo. Assim, o estudo baseou-se em dados recolhidos através de uma revisão bibliográfica, que posteriormente foi tratada através do método dedutivo-indutivo (seguir de ideias gerais para as exposições particulares). Posteriormente procedeu-se à aplicação de um questionário a professores do 1º,2º e 3º ciclo, que trabalham directamente com crianças portadoras de défice auditivo. Para o tratamento dos dados obtidos recorreu-se à estatística descritiva do programa SPSS versão 19.0, chegando à conclusão que as tecnologias beneficiam os alunos portadores de défice auditivo ao nível da sua inclusão como da sua aprendizagem. |
id |
RCAP_d01521bc36ec1bd05b033ec5ebc52a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1354 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARSURDEZCRIANÇASMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONCHILDRENDEAFNESSO computador, tornou-se numa ferramenta de grande valia em ambiente de sala de aula, por isso hoje é considerado como um instrumento de ensino e de aprendizagem. Na verdade, a utilização do computador e de programas multimédia, envolvendo as crianças, suscitou desde cedo a promoção de competências, através de novas estratégias e concepções didácticas, exigentes de mais autonomia no processo educativo, mas pelo qual o professor não deixa de ser o maior responsável. Com o estudo apresentado, pretende-se saber se as tecnologias de apoio, facilitam na aprendizagem e inclusão de crianças portadoras de défice auditivo. Assim, o estudo baseou-se em dados recolhidos através de uma revisão bibliográfica, que posteriormente foi tratada através do método dedutivo-indutivo (seguir de ideias gerais para as exposições particulares). Posteriormente procedeu-se à aplicação de um questionário a professores do 1º,2º e 3º ciclo, que trabalham directamente com crianças portadoras de défice auditivo. Para o tratamento dos dados obtidos recorreu-se à estatística descritiva do programa SPSS versão 19.0, chegando à conclusão que as tecnologias beneficiam os alunos portadores de défice auditivo ao nível da sua inclusão como da sua aprendizagem.The computer has become a valuable tool in the classroom environment, so it is now regarded as a tool for teaching and learning. Indeed, the use of computer and multimedia programs involving children, raised early on promoting skills through new teaching strategies and concepts, demanding more autonomy in the educational process, but for which the teacher does not cease to be the most responsible. In the present study, we intend to whether assistive technologies, facilitate learning and inclusion of children with hearing deficit. Thus, the study relied on data gathered through a literature review, which was later treated by the deductive-inductive method (following the general ideas for special exhibitions). Later we proceeded to apply a questionnaire to teachers in the 1st, 2nd and 3rd cycle, working directly with children with hearing deficit. For treatment of the data we used descriptive statistics of SPSS version 19.0, reaching the conclusion that the technologies enjoyed by students with hearing deficit at the level of their inclusion as their learning.2011-08-29T14:38:43Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1354porOliveira, Carla Sofia Sousa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1354Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:56.117493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
title |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
spellingShingle |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo Oliveira, Carla Sofia Sousa de EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SURDEZ CRIANÇAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CHILDREN DEAFNESS |
title_short |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
title_full |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
title_fullStr |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
title_full_unstemmed |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
title_sort |
Impacto das tecnologias de apoio na aprendizagem e inclusão dos alunos com défice auditivo |
author |
Oliveira, Carla Sofia Sousa de |
author_facet |
Oliveira, Carla Sofia Sousa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Sofia Sousa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SURDEZ CRIANÇAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CHILDREN DEAFNESS |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSÃO ESCOLAR SURDEZ CRIANÇAS MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR EDUCATION SPECIAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION CHILDREN DEAFNESS |
description |
O computador, tornou-se numa ferramenta de grande valia em ambiente de sala de aula, por isso hoje é considerado como um instrumento de ensino e de aprendizagem. Na verdade, a utilização do computador e de programas multimédia, envolvendo as crianças, suscitou desde cedo a promoção de competências, através de novas estratégias e concepções didácticas, exigentes de mais autonomia no processo educativo, mas pelo qual o professor não deixa de ser o maior responsável. Com o estudo apresentado, pretende-se saber se as tecnologias de apoio, facilitam na aprendizagem e inclusão de crianças portadoras de défice auditivo. Assim, o estudo baseou-se em dados recolhidos através de uma revisão bibliográfica, que posteriormente foi tratada através do método dedutivo-indutivo (seguir de ideias gerais para as exposições particulares). Posteriormente procedeu-se à aplicação de um questionário a professores do 1º,2º e 3º ciclo, que trabalham directamente com crianças portadoras de défice auditivo. Para o tratamento dos dados obtidos recorreu-se à estatística descritiva do programa SPSS versão 19.0, chegando à conclusão que as tecnologias beneficiam os alunos portadores de défice auditivo ao nível da sua inclusão como da sua aprendizagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29T14:38:43Z 2011-01-01T00:00:00Z 2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/1354 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/1354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131276415860736 |