Estudo da fundação dum pavimento rodoviário flexível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6827 |
Resumo: | No presente relatório apresenta-se o resultado dum estudo sobre a caracterização mecânica da fundação de pavimentos rodoviários, do tipo flexível, num contexto da aplicação duma metodologia de concepção de pavimentos flexíveis. O estudo realizado envolveu uma análise da sensibilidade de pavimentos rodoviários flexíveis resultante da variação da capacidade de suporte da fundação, em termos de resposta mecânica, complementado por uma validação baseada em ensaios laboratoriais e de campo, do tipo dos correntemente usados. Os ensaios realizados in situ consistiram na caracterização dum solo de fundação baseada na avaliação da deformabilidade do solo por meio do ensaio de carga em placa do solo do leito de pavimento, observando as condições de compacidade. Este estudo foi complementado com ensaios laboratoriais de identificação e caracterização dos solos constituintes da fundação ensaiada in situ, bem como os correspondentes valores de CBR. Este trabalho permitiu verificar a aplicabilidade da metodologia de concepção de pavimentos flexíveis, proposta pela Shell, no que diz respeito à caracterização mecânica da fundação num contexto de dimensionamento. Neste contexto, obtiveram-se relações entre a caracterização in situ, a caracterização laboratorial e o que é preconizado pela metodologia de dimensionamento. Da análise e conclusões sobre o resultado destas relações, são propostas directivas no sentido actualização das referidas relações com base em futuros dados resultantes do aproveitamento da actividade laboratorial futura do laboratório da ESTIG. This report presents the results of a study about mechanical characterization of the foundation of road flexible pavements, in the context of the application of a design methodology. This study were involved a sensitivity analysis of road flexible pavements resulting from the variation of the bearing capacity of the foundation, in terms of mechanical response, complemented by a validation based on current laboratory tests and field tests. The performed tests consisted of in situ characterization of a subgrade, based on deformability evaluation of the soil with the plate load test, observing the conditions of compactness. This study was complemented by laboratory tests for the identification and characterization of constituents of the foundation soils tested "in situ" as well as the corresponding values of CBR. This work has shown the applicability of the methodology for designing flexible pavements proposed by Shell, regarding the mechanical characterization of the foundation in the context of pavements design. In this context, we obtained relations between the in situ characterization, characterization laboratory and what is recommended by the design methodology. From the analysis and conclusions on the outcome of these relationships, we propose guidelines in order to update this relationship based on derived data from the future use of the laboratory work of the laboratory ESTIG. |
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