O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sónia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Diogo, Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1632
Resumo: Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consistiu em examinar o papel do marketing turístico e qual a sua importância no que se refere às especificidades desta comunidade. Pretendeu-se, igualmente, traçar o perfil do turista LGBT, a procura e a oferta turística existente em contextos nacionais e internacionais. Foi apresentado e discutido um modelo conceptual, a testar empiricamente, por forma a melhor compreender a importância de algumas variáveis do marketing numa ótica de comportamento do consumidor do segmento LGBT. Apesar da oferta existente, este segmento, ainda está pouco explorado em Portugal no ano de 2018. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação de um modelo e discutem-se linhas de investigação futura.
id RCAP_d01c8a3c848dbdbdef70f13c48fc8e30
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto portuguêsTurismoComportamento do ConsumidorMarketing de TurismoLGBTConsiderando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consistiu em examinar o papel do marketing turístico e qual a sua importância no que se refere às especificidades desta comunidade. Pretendeu-se, igualmente, traçar o perfil do turista LGBT, a procura e a oferta turística existente em contextos nacionais e internacionais. Foi apresentado e discutido um modelo conceptual, a testar empiricamente, por forma a melhor compreender a importância de algumas variáveis do marketing numa ótica de comportamento do consumidor do segmento LGBT. Apesar da oferta existente, este segmento, ainda está pouco explorado em Portugal no ano de 2018. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação de um modelo e discutem-se linhas de investigação futura.Turismo & Sociedade2019-02-26T12:11:39Z2019-02-26T12:11:39Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1632oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1632porde Sousa, S., Cardoso, D. D. B. P., & Sousa, B. B. (2019). O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Turismo e Sociedade, 11(2).1983-5442http://hdl.handle.net/11110/1632Silva, SóniaCardoso, DiogoSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:04ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
title O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
spellingShingle O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
Silva, Sónia
Turismo
Comportamento do Consumidor
Marketing de Turismo
LGBT
title_short O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
title_full O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
title_fullStr O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
title_full_unstemmed O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
title_sort O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
author Silva, Sónia
author_facet Silva, Sónia
Cardoso, Diogo
Sousa, Bruno
author_role author
author2 Cardoso, Diogo
Sousa, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia
Cardoso, Diogo
Sousa, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Comportamento do Consumidor
Marketing de Turismo
LGBT
topic Turismo
Comportamento do Consumidor
Marketing de Turismo
LGBT
description Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consistiu em examinar o papel do marketing turístico e qual a sua importância no que se refere às especificidades desta comunidade. Pretendeu-se, igualmente, traçar o perfil do turista LGBT, a procura e a oferta turística existente em contextos nacionais e internacionais. Foi apresentado e discutido um modelo conceptual, a testar empiricamente, por forma a melhor compreender a importância de algumas variáveis do marketing numa ótica de comportamento do consumidor do segmento LGBT. Apesar da oferta existente, este segmento, ainda está pouco explorado em Portugal no ano de 2018. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação de um modelo e discutem-se linhas de investigação futura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-26T12:11:39Z
2019-02-26T12:11:39Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1632
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1632
url http://hdl.handle.net/11110/1632
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv de Sousa, S., Cardoso, D. D. B. P., & Sousa, B. B. (2019). O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Turismo e Sociedade, 11(2).
1983-5442
http://hdl.handle.net/11110/1632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Turismo & Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Turismo & Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301193248210944