Do viajante ao turista: viagens e viajantes portugueses em Espanha em finais do século XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11220 |
Resumo: | Carlos García-Romeral assinala com lucidez o paradoxo. “Viajar desde Portugal a España en el siglo XIX parece una empresa fácil. Dos países vecinos con una larga frontera desde el norte gallego, pasando por Tierra de Campos, Extremadura hasta Andalucía. Extensa frontera más frecuentada por contrabandistas, bandidos, partidas guerrilleras de uno o otro país, que por viajeros que se interesasen en recorrer, ver y contar lo que pasaba a uno u otro lado de la frontera hispano-portuguesa. Dos países que parecen vivir de espaldas.” (GARCIA-ROMERAL, 2001: 9). A proximidade geográfica não implicava, de facto, facilidade na deslocação, dadas as precárias condições dos transportes. Este artigo consagra-se à descoberta dessa era de transição entre o que muitos investigadores designam como “viagem verdadeira” e a era do turismo. Faremos, em primeiro lugar, uma breve explicação da passagem das viagens de exploração para as viagens turísticas, para, num segundo momento nos concentrarmos na figura e perfil do viajante, mormente o viajante português que se desloca a Espanha. Finalizaremos com uma reflexão sobre a importância da evolução dos meios de transporte, sobretudo a partir da segunda metade do séc. XIX, com a introdução e do desenvolvimento da rede ferroviária ma Península Ibérica, que operaria uma verdadeira revolução nos modos de viajar, inaugurando a chamada “era do turismo”. |
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Do viajante ao turista: viagens e viajantes portugueses em Espanha em finais do século XIXTurismoEspanhaMeios de transporteViagensViajantesLiteratura de viagensTourismTravelliteratureSpainTransportsTravelsTravelersCarlos García-Romeral assinala com lucidez o paradoxo. “Viajar desde Portugal a España en el siglo XIX parece una empresa fácil. Dos países vecinos con una larga frontera desde el norte gallego, pasando por Tierra de Campos, Extremadura hasta Andalucía. Extensa frontera más frecuentada por contrabandistas, bandidos, partidas guerrilleras de uno o otro país, que por viajeros que se interesasen en recorrer, ver y contar lo que pasaba a uno u otro lado de la frontera hispano-portuguesa. Dos países que parecen vivir de espaldas.” (GARCIA-ROMERAL, 2001: 9). A proximidade geográfica não implicava, de facto, facilidade na deslocação, dadas as precárias condições dos transportes. Este artigo consagra-se à descoberta dessa era de transição entre o que muitos investigadores designam como “viagem verdadeira” e a era do turismo. Faremos, em primeiro lugar, uma breve explicação da passagem das viagens de exploração para as viagens turísticas, para, num segundo momento nos concentrarmos na figura e perfil do viajante, mormente o viajante português que se desloca a Espanha. Finalizaremos com uma reflexão sobre a importância da evolução dos meios de transporte, sobretudo a partir da segunda metade do séc. XIX, com a introdução e do desenvolvimento da rede ferroviária ma Península Ibérica, que operaria uma verdadeira revolução nos modos de viajar, inaugurando a chamada “era do turismo”.Carlos García-Romeral lucidlypoints outthe paradox: “Viajar desde Portugal a España en el siglo XIX parece una empresa fácil. Dos países vecinos con una larga frontera desde el norte gallego, pasando por Tierra de Campos, Extremadura hasta Andalucía. Extensa frontera más frecuentada por contrabandistas, bandidos, partidas guerrilleras de uno o otro país, que por viajeros que se interesasen en recorrer, ver y contar lo que pasaba a uno u otro lado de la frontera hispano-portuguesa. Dos países que parecen vivir de espaldas.”(GARCIA-ROMERAL 2001:9). In fact, the geographical proximity did not imply that it was easy to cross the border, given thepoor condition oftransports. This article is devoted to the discovery of the eraoftransition from whatmany researcherscall "the real journey" andthe eraof tourism. We will begin with a brief explanationof the transition from travel explorations to thetouristic ones; secondly, we will focuson thetraveler’sprofile, especiallythePortuguesewriter whotravels toSpain. We will conclude witha reflection uponthe importanceof the enormous development of the means of transportation, in particular since thesecond half of the 19thcentury,with the introductionand development of therailway in theIberian Peninsula, which would operatea real revolutioninmodes of travel, ushering in the so-called "era of tourism."Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPascoal, Sara2018-03-23T09:48:01Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11220por1645-193710.34630/polissema.v0i14.3003info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:36.205914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Carlos García-Romeral assinala com lucidez o paradoxo. “Viajar desde Portugal a España en el siglo XIX parece una empresa fácil. Dos países vecinos con una larga frontera desde el norte gallego, pasando por Tierra de Campos, Extremadura hasta Andalucía. Extensa frontera más frecuentada por contrabandistas, bandidos, partidas guerrilleras de uno o otro país, que por viajeros que se interesasen en recorrer, ver y contar lo que pasaba a uno u otro lado de la frontera hispano-portuguesa. Dos países que parecen vivir de espaldas.” (GARCIA-ROMERAL, 2001: 9). A proximidade geográfica não implicava, de facto, facilidade na deslocação, dadas as precárias condições dos transportes. Este artigo consagra-se à descoberta dessa era de transição entre o que muitos investigadores designam como “viagem verdadeira” e a era do turismo. Faremos, em primeiro lugar, uma breve explicação da passagem das viagens de exploração para as viagens turísticas, para, num segundo momento nos concentrarmos na figura e perfil do viajante, mormente o viajante português que se desloca a Espanha. Finalizaremos com uma reflexão sobre a importância da evolução dos meios de transporte, sobretudo a partir da segunda metade do séc. XIX, com a introdução e do desenvolvimento da rede ferroviária ma Península Ibérica, que operaria uma verdadeira revolução nos modos de viajar, inaugurando a chamada “era do turismo”. |
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