A comunicação matemática escrita na resolução de tarefas e o seu efeito na concretização do teste intermédio: um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade do curso de ciências e tecnologias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/29026 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
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A comunicação matemática escrita na resolução de tarefas e o seu efeito na concretização do teste intermédio: um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade do curso de ciências e tecnologias51:372.851372.851:51Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente estudo centra-se na comunicação matemática escrita na resolução de tarefas, sendo que estas tarefas são problemas e tarefas de investigação. O principal propósito deste estudo é aperfeiçoar o ensino e aprendizagem da matemática, dos alunos de uma turma do 11.º ano de escolaridade, do curso de ciências e tecnologias. Neste sentido, durante a intervenção pedagógica realizada teve-se sempre presente os seguintes objetivos: i) analisar a linguagem matemática dos alunos nos seus procedimentos escritos; ii) analisar as justificações dos alunos nos seus procedimentos escritos; iii) verificar a interpretação dos alunos na leitura de um texto ou procedimento escrito. Para a análise dos dados foram recolhidas as produções escritas dos alunos, nomeadamente, elementos das fichas de avaliação e tarefas. É de salientar que se optou por diferentes formas de trabalho, tendo os alunos realizado atividades individualmente, em díades e em grupo. A par destas recolhas foram também analisados alguns registos da professora, sobre as interações dos alunos aquando da realização de tarefas em díades e em grupo. Para analisar as produções escritas dos alunos, recorreu-se ao estudo da linguagem matemática utilizada pelos alunos, nomeadamente quais os tipos de representações mais utilizadas (representação ativa, icónica e simbólica), de que forma justificam os alunos os seus raciocínios e como interpretam um determinado enunciado e a própria resolução da tarefa. Em termos de resultados, verificou-se que quanto à linguagem matemática os alunos optam mais frequentemente pelo uso das representações icónicas e simbólicas, quanto à justificação dos procedimentos averiguou-se que os alunos apenas o faziam quando lhes era expressamente solicitado, caso contrário não apresentavam qualquer esquema/sequência do que raciocinaram. Por último, detetou-se que os alunos apresentaram dificuldades na interpretação de textos escritos, assim como, na interpretação da própria resolução. É de realçar que o trabalho de grupo foi uma mais-valia para os alunos, já que no final da intervenção pedagógica foi referido pelos próprios alunos que a realização de tarefas em grupo contribuiu para uma aprendizagem mais significativa da matemática.This study focuses on written mathematical communication in solving tasks, being that these tasks are mathematical problems and research tasks. The main goal of this study is to perfect the teaching and learning processes of students in an 11th year class from the science and technology specialization course regarding mathematics. In this respect, during the pedagogical intervention the following goals were always present: i) analyze the mathematical language of students in their written procedures; ii) analyze the justifications of students in their written procedures; iii) check students’ interpretation of a reading text or written procedure. For the analysis of data, the written productions of the students were collected, namely, elements of their assessment tests and tasks. It should be noted that different types of work were chosen, the students having carried out the activities individually, in pairs or in groups. As well as this collected data some of the teacher’s records on the students’ interactions when carrying out the tasks in pairs or in groups were analyzed. To analyze the written productions of the students, the study of the mathematical language used by the students was resorted to, namely the types of representations used most (active, iconic or symbolic representations), how the students justify their reasoning and how they interpret a certain text or written procedure. In terms of results, it was found that in terms of mathematical language the students frequently opt for the use of iconic and symbolic representations. In terms of justifying procedures, it was found that students only did so when explicitly asked, otherwise they did not present any diagram/sequence showing their reasoning. Finally, it was found that the students showed difficulties in the interpretation of written texts, as well as in the interpretation of the very solution. It is to be noted that group work was an asset for the students, as at the end of the pedagogical intervention the students mentioned that carrying out group tasks contributed to a more significant learning of mathematics.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoVideira, Ana Correia20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/29026por201650967info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:53.431145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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